quinta-feira, novembro 17, 2005

BAIXADA URGENTE

► A Secretaria de Ação Social e Trabalho de Duque de Caxias marcou para o próximo dia 22 de dezembro o prazo final para a transferência do Programa Bolsa Escola para o Bolsa Família. Para facilitar o novo cadastramento, foram criados 10 pólos nos quatro distritos.Atualmente, são 19 mil inscritos no Bolsa Família e 8 mil no Bolsa Escola, que recebem até R$ 95 por mês.
► O cantor Cláudio Zoli será a atração deste domingo do projeto Arte nas Praças, da Prefeitura de Duque de Caxias. Ele vai se apresentar na Praça Humaitá, a partir das 19h, com o show Zoli Clube, que encerrará os festejos da “Semana das Tradições e Artes Negras Contemporâneas”, iniciada segunda-feira. No repertório, “A lua e eu”, de Cassiano, “Acenda o farol”, de Tim Maia, “Na sombra de uma árvore”, de Hyldon e “Eva”, de Lincoln Olivetti, além de composições de seu sexto álbum, “Sem Limite no Paraíso”. Patrícia Polayne, que mora em Santa Cruz da Serra, foi convidada para abrir o espetáculo, apresentando-se a partir das 16h, com a participação do guitarrista Sergio Meireles. O evento é patrocinado por uma operadora de telefonia celular.
► Furnas Centrais Elétricas, em parceria com a Prefeitura de Duque de Caxias, promove neste sábado, na Praça da Apoteose, na Vila São Luiz, a Caravana Aprendendo com Energia, que visa conscientizar e estimular a população sobre a importância do uso racional da energia elétrica. Das 9h às 17h, serão realizadas atividades culturais e recreativas para todas as idades, com informações sobre o desperdício de energia, além de dicas sobre preservação do meio ambiente e cidadania. Para tanto, a empresa vai instalar tobogãs para as crianças, camas elásticas e balões pula-pula, entre outros brinquedos, e distribuirá cerca de cinco mil brindes. Também serão montadas tendas para Casa Energizada, Jogo da Memória, Oficina de Artes, Vagalume Pisca-Pisca, além de uma exclusiva para a terceira idade.
► O esporte radical ganhou espaço e hora marcada em Duque de Caxias. A Secretaria de Esporte, Lazer e Turismo está investindo no skate como inclusão social. O Programa de Iniciação Desportiva oferece aulas gratuitas para jovens entre 8 e 16 anos de idade, alunos das redes de ensino pública e particular. As aulas acontecem todas as segundas e quartas, das 14h às 17h, e terças e quintas, das 9h às 12h, na Praça Humaitá, no 25 de Agosto. As inscrições podem ser feitas na Vila Olímpica, na Rua Garibaldi, s/n, 25 de Agosto. Para incentivar os talentos do skate, a Secretaria contratou o presidente da Associação de Skatistas, Leonardo Paes, que dará as aulas.
► Termina nesta quinta-feira (17), às 17 horas, as inscrições para o preenchimento de 1.317 vagas de professor I e II, allem de especialistas (orientador pedagógico e orientador educacional) aberto pela Prefeitura de Duque de Caxias. Para Professor I, as vagas são: Português – 71; Inglês – 37; Espanhol – 10; Artes – 44; Educação Física – 37; História – 70; Matemática – 86; Geografia – 64; Ciências – 61 . Para Professor II (Educação Infantil à 4ª série) são 653 vagas para escolas dos quatro Distritos. A escolha terá que ser feita no ato de inscrição. Ao meio dia de ontem, quarta-feira, o número de inscritos já ultrapassara a cada dos 72 mil candidatos. As inscrições podem ser feitas pela internet, acessando: www.concurso.fgv.br/inscricao/caxias05
► A Secretaria de Ação Social e Trabalho de Caxias promove no próximo dia 29, a solenidade de formatura dos 19 instrutores do projeto Agente Jovem. A solenidade será às 14h, no Teatro Procópio Ferreira, na Câmara Municipal, com a presença da secretária Daniele Reis. Também estarão dando boas-vindas aos novos instrutores, os 485 Agentes Jovens de Desenvolvimento Social e Humano dos 19 pólos do município. Com bolsa mensal de R$ 65, os agentes prestam atendimento às comunidades com ações de cidadania, preservação do meio ambiente e noções de saúde.
► Um grupo de trabalho para propor soluções na área de segurança de alimentos foi criado nesta quarta-feira, durante audiência pública da Comissão de Segurança Alimentar, presidida pela deputada Andréia Zito (PSDB). A idéia foi apresentada pela representante da Vigilância Sanitária do Município do Rio, Gisela Hutten, e consiste reunir pessoas para discutir e apresentar propostas para solucionar os problemas da contaminação de alimentos no estado.
► "O grupo de trabalho é importante para que possamos organizar as idéias e já na próxima audiência apresentar um pré-projeto de nossas metas de ação na área", explicou Gisela Hutten. Para o professor José Francisco Martins, da UFRRJ, o nível de contaminação dos estabelecimentos que trabalham com alimentos, sejam restaurantes, bares ou supermercados, é muito alto, e por isso a questão deve ser amplamente debatida.
► O IPVA para veículos destinados à locação será reduzido de 4% para 1% sobre o valor do veículo, segundo o projeto de lei do deputado Samuel Malafaia (PMDB), aprovado nesta pela ALERJ Segundo o autor, o objetivo é estimular uma atividade ligada ao turismo e fazer com que as locadoras passem a emplacar seus carros no Rio de Janeiro. "Estas empresas têm aproximadamente 10 mil veículos no estado, mas apenas 10% são emplacados no Rio. Os outros 9 mil têm documentos de estados como Espírito Santo, Minas Gerais ou Paraná, que já cobram alíquota de 1%.

Nenhum comentário: