sexta-feira, novembro 25, 2005

O IMPÉRIO EM PEDAÇOS

► O ex-prefeito Zito, que os adversários anunciavam, de forma debochada, como o “Imperador da Baixada” quando chegou a dominar política e administrativamente boa parte da antiga Vila Estrela (Duque de Caxias, Belford Roxo e Magé), está recomeçando a campanha para voltar à prefeitura de Duque de Caxias com seu “exército” em frangalhos. Candidato a deputado estadual pelo PSDB, irá disputar votos com Narriman Felicidade, agora no PSB, isto é, ela irá ajudar na reeleição do deputado Alexandre Cardoso. Por lado, quem vai enfrentar “El Bigodon” será a deputada estadual Andréia Zito. A disposição dos exércitos no xadrez político da Baixada deixa Zito em desvantagem, pois algumas das pedras que sustentavam seu “Império” rolaram em outras direções. Enquanto o professor Gutemberg Cardoso tenta uma vaga na Câmara Federal pelo PV, o ex-vereador Laury Villar Filho acaba de ser lançado candidato a deputado federal pelo PFL de César Maia, tendo como puxador da legenda o jovem Rodrigo Maia, um dos vice-líderes do partido de ACM e que vem brilhando na CPMI dos Correios.

terça-feira, novembro 22, 2005

BAIXADA URGENTE

■ Pela primeira vez, a Secretaria de Ação Social de Duque de Caxias está engajada na campanha de arrecadação de incentivos fiscais em benefício do fundo Municipal para a Infância e a Adolescências, benefício previsto na Lei Nº 9.532/97. As pessoas físicas podem deduzir até 6%, enquanto as empresas podem deduzir até 1% do Imposto de Renda devido. O prazo para aplicação desses recursos, a serem deduzidos do I. Renda a ser pago em 2006, termina no próximo dia 29 de dezembro e os depósitos podem ser feitos diretamente na C/C do Fundo, Nº 73120-X, Agência 0329/8, do Banco do Brasil.
■ Segundo dados oficiais, a população do Município, na faixa de 0 a 5 anos, é estimada em 96.534 crianças, das quais 16.343 encontram-se desnutridas ou em risco nutricional. São crianças que estão num estágio de sua formação e a ausência de calorias e proteínas, nas quantidades necessárias, poderá levar essa parcela da população a um processo de má formação física, psíquica e intelectual, gerando problemas que marcarão, para sempre, a vida dessas crianças. É para o resgate dos direitos de cidadania dessas quase 17 mil crianças que o Governo Municipal está empenhado, com o apoio da sociedade civil, através do Fundo Municipal para a Infância e a Adolescência.
■ Foi publicada no Diário Oficial do Estado de sexta-feira a lei 4.642/05, da deputada Alice Tamborindeguy, que proíbe a veiculação, exposição e venda de postais turísticos que usem fotos de mulheres em trajes sumários que não mantenham relação ou não estejam inseridas na imagem original dos cartões-postais de pontos turísticos. "Estamos prestando um serviço ao estado, afinal estas fotos são apelativas e estimulam o turismo sexual. Isto é falta de respeito para com as mulheres", afirmou a deputada, quando o projeto foi aprovado. Ela disse ainda que este tipo de material vem prejudicando o avanço do setor de turismo, por ser totalmente dissociado de qualquer campanha planejada.
■ As Secretarias de Urbanismo e Fazenda de Duque de Caxias promovem no próximo dia 30, a partir das 14 horas, na Câmara Municipal, uma audiência pública para discutir o Plano Estratégico de Desenvolvimento Integrado do Município, a ser implementado a partir de 2006. O primeiro Plano de Desenvolvimento do Município foi elaborado em 1968/9, no primeiro Governo do Dr. Moacyr do Carmo, pelo escritório do arquiteto Maurício Roberto para implantação no período de 1970/2000. Foi esse plano que previu, entre outras coisas, a mudança da Prefeitura para Jardim Primavera, a abertura de avenidas de integração entre bairros e Distritos e a implantação de Pólos de Desenvolvimento, como os de móveis, metal-mecânico e petroquímico, que orientaram o desenvolvimento do Município nos últimos 30 anos, que hoje detém o sexto PIB do País.
■ Os estabelecimentos comerciais do Estado do Rio agora estão obrigados a afixar, de forma clara e visível, tabelas contendo as taxas de juros praticadas nas vendas a prazo. É o que diz a lei 4.643/05, do deputado Paulo Melo (PMDB), sancionada pela governadora Rosinha Garotinho e publicada no “D.O.” de sexta-feira. De acordo com a norma, as tabelas deverão informar as taxas mínima e máxima para cada tipo de financiamento e caberá ao Procon e às Delegacias Regionais do Consumidor fiscalizar a correta disposição das tabelas e a veracidade das informações. Os estabelecimentos terão 90 dias para se adaptar à nova lei. "O consumidor tem que ter todas as informações antes de fechar um negócio. Por menor que sejam os juros, ele deve ser informado" explicou o parlamentar.

segunda-feira, novembro 21, 2005

BAIXADA URGENTE

■ Pelo menos três, das dez famílias removidas da “Cidade dos Meninos”, em Duque de Caxias, por causa do depósito de “Pó de Broca” (BHC) abandonado no antigo Patronato da LBA, pelo Ministério da Saúde em 1955, estão ameaçadas de despejo. Insatisfeitos com o atraso da FUNASA, órgão do Ministério da Saúde encarregado de repassar à Prefeitura os recursos destinados ao pagamento dos aluguéis, os proprietários resolveram vender seus imóveis. E querem os apartamentos livres e desimpedidos para isso.
■ Como a Prefeitura tem uma tabela de aluguéis que leva em conta o tipo e a localização do imóvel, que os proprietários consideram defasada, a Secretaria de Ação Social e Trabalho, a quem cabe executar o convênio, está encontrando dificuldades em realocar essas três famílias.
■ A Comissão de Assuntos Municipais da Alerj realiza nesta segunda-feira, às 15h, a segunda audiência pública para discutir os direitos sociais e as condições de trabalho dos conselheiros tutelares dos municípios fluminenses. O resultado da primeira reunião foi o projeto de lei 2.926/05, que estipula uma remuneração mínima e garante licença-paternidade, licença-maternidade, férias anuais remuneradas e gratificação natalina para os conselheiros tutelares.
■ A Comissão de Saúde da Assembléia Legislativa também promove audiência pública nesta segunda-feira, às 14h, para discutir o não cumprimento da Lei 3.932/02, do presidente da Comissão, deputado Paulo Pinheiro (PPS), que determina a implantação de núcleos de saúde do trabalhador em todas as unidades públicas estaduais de saúde. Os núcleos, segundo o deputado, seriam responsáveis pela manutenção da saúde dos servidores. A lei determina que todos as categorias da saúde terão representantes no núcleo e sua função maior será receber reclamações e fiscalizar o funcionamento das diversas áreas do hospital. Foram convidados os deputados das Comissões de Saúde e Servidores Públicos, as secretarias municipal e estadual de Administração, a reitoria da UFRJ e sindicatos e conselhos da área da saúde.
■ Uma ex-garota de programa de S. Paulo, conhecida como “Bruna Surfistinha”, está fazendo o maior sucesso como escritora, ocupando o segundo posto no ranking dos livros mais vendidos na última semana. Com a ajuda de um jornalista, ela transferiu para o livro as histórias que contava em seu “Blog”. Com 172 páginas, o livro traz 36 páginas lacradas, com relatos explícitos abordando tabus sexuais. Ela diz ter estudado nos colégios Bandeirantes e São Luís, escolas tradicionais e caras de São Paulo
■ No livro, ela conta tudo que viveu nos três anos em que vendeu seu corpo para homens, mulheres e casais em São Paulo. Tem muito “quatrocentão” preocupado em ser reconhecido num dos muitos “retratos falados” da clientela da jovem escritora..
■ Sem medo de mostrar a cara, “Bruna” virou atração da TV com participação em programas como "Superpop" (Luciana Gimenez) e "Boa Noite, Brasil" (Gilberto Barros). Seu blog é visitado diariamente por quase 15 mil internautas. No final de semana, quem tentou acessá-lo encontrou um discreto pedido de desculpas, pois o número de internautas interessados em bisbilhotar a carreira pornô-empresarial da ex-Bruna, congestionou o acesso ao “portal”
■ A segunda edição do livro estará nas livrarias de todo o País na próxima quarta-feira. Se a moda pega, a Academia Brasileira de Letras terá que criar uma nova cadeira, exclusiva para “programetes”, Na Baixada Fluminense, o número de “escritoras” nestas condições daria para fazer uma enciclopédia dos “serviços prestados”, principalmente a conhecidos políticos e empresários.