quinta-feira, maio 11, 2006

BAIXADA URGENTE

SERVIDORES DE CAXIAS TERÃO
AUMENTO PARCELADO DE 5,32%

Os 13 mil servidores ativos, inativos e pensionistas de Duque de Caxias terão um aumento salarial de 5,32%, pago em duas parcelas, sendo que a primeira, de 2,66%, já estará nos contracheques de maio. A segunda, de 2,5%, será paga em setembro. Para os professores, já foi decida a incorporação de 25% do abono no vencimento de novembro. No ano passado, o magistério já conseguira a incorporação de 25%. A promessa do Governo é completar em 2008 a incorporação total dos abonos, chegando próximo aos cinco salários mínimos como piso dos professores do Ensino Fundamental, como reivindica o SEPE. Segundo a Secretaria de Fazenda do município, o reajuste ora concedido tem por base o IPCA (Índice de Preços ao Consumidor Amplo) no período maio/2005-abril/2006 Em relação à paralisação dos professores, o prefeito Washington Reis reiterou que não tolera a greve, que prejudica o ano letivo dos alunos, e os pontos dos profissionais que faltarem ao trabalho serão cortados. Os professores recém admitidos, que se encontram em estágio probatório, serão demitidos sumariamente se permanecerem em greve.

► Já se passou mais de uma semana da decisão do Tribunal de Contas da União, que determinou ao Ministério da Fazenda o cancelamento do termo de cessão e a retomada, em favor da União, de uma área de 485 mil metros quadrados, localizada à margem na Rodovia Washington Luis, no sentido Rio-Petrópolis, doada em 1974 ao Vasco da Gama. Até agora, a Prefeitura de Duque de Caxias não se manifestou sobre o assunto, muito embora haja interesse do município em tal pendência. Afinal, é a Prefeitura quem está aterrando a área do clube de S. Januário, que cederia parte do terreno para a construção do novo hospital geral do município.
► No atentado ao vereador Tião do Táxi, ficou comprovada a impossibilidade do Hospital Duque de Caxias de atender, com segurança e rapidez, às necessidades da população. Inicialmente levado por vizinhos para o “Duque”, o vereador acabou transferido para o Hospital de Saracuruna, onde está internado. Por uma infeliz coincidência, no Governo Zito, “Tião do Táxi”, na condição de suplente de vereador, ganhou o cargo de administrador do “Duque”. Até hoje, a Saúde serve apenas como um “canal” para o desvio de dinheiro, como caso da “máfia das ambulâncias” Por isso, o “Duque” está no mesmo nível do Getúlio Vargas (do Estado) e Souza Aguiar (da prefeitura do Rio): sucateado e dependendo única e exclusivamente da dedicação de médicos e pessoal de apoio.
► Embora festivamente inaugurado no Governo Garotinho, o Hospital de Saracuruna ainda funciona em condições precárias. Até 2005, o tomógrafo era apenas objeto de decoração, pois a Secretaria de Saúde do Estado não pagara ao fornecedor e, por este motivo, o aparelho não emitia o laudo. Um diretor mais criativo decidiu usar uma câmera fotográfica para “registrar” as imagens do tomógrafo, que seriam utilizadas posteriormente pelos médicos em substituição aos laudos, que deveriam ser impressos automaticamente pelo aparelho, comprado com recursos do SUS.
► Dentro do Governo Washington Reis, já havia uma corrente defendendo a pura e simples reforma e ampliação do “Duque”, ao invés de um faustoso “novo hospital”, como fora prometido pelo prefeito Washington Reis na campanha. Os problemas decorrentes da falta de estrutura do “Duque”, tragicamente confirmados por ocasião do atentado ao vereador “Tião do Táxi”, acabaram reforçando essa tendência, pois o terreno da Washington Luis voltará ao Governo Federal até o final de junho, tendo em vista que o TCU considerou irregular a doação da área, feita ao Vasco da Gama, pelo Presidente Ernesto Geisel em 1974. Principalmente pelo fato do clube de São Januário não ocupar a área, destinada à construção de um Centro de Treinamentos, no prazo de dois anos, como determina a legislação. Sem o mandato de deputado federal, o presidente do clube não terá como reverter a situação.
► Se, na eleição de 2004, a construção do “novo hospital de Caxias” foi uma bandeira de peso, em 2008 essa bandeira estará esgarçada e não renderá votos. E não há tempo para desapropriar uma nova área e concluir o novo hospital. Basta lembra que o Hospital de Saracuruna levou 10 anos para ser construído pelo governo do Estado, isto é, foi bandeira de campanha por três eleições consecutivas.
► A propósito. O vereador Roberto Muri foi à tribuna da Câmara esta semana para fazer rasgados elogios à direção do Posto de Saúde do Pilar. Ninguém tinha razão para duvidar das palavras do ilustre professor-vereador até o momento em que ele começou a desfiar os números de atendimento. Para Roberto Muri, cerca de 1.000 pessoas são atendidas diariamente naquele posto do 2º Distrito, que funciona em regime de 24 horas. Se levarmos em conta que o atendimento no Hospital Duque de Caxias, com emergência, ambulatório e maternidade, não chega a 500 por dia, temos de convir que os números do ilustre professor estão matematicamente incorretos. É só pedir ajuda ao vereador Nivam de Almeida, que não se atrapalha dom os números, pois é um competente professor de Matemática.
► Já está em vigor a Lei 4.758/06, da deputada Andréia Zito (PSDB), criando medidas de segurança para preservar a privacidade dos clientes ao efetuarem operações bancárias nos caixas. A nova norma determina que as instituições deverão instalar divisórias entre os caixas eletrônicos, para garantir a inviolabilidade dos dados apresentados nos terminais. O texto ainda define que os bancos terão 12 meses para se adequarem.
► “Diante da constatação de que um grande número de pessoas é assaltado ao sair das agências bancárias e de que em muitos casos os assaltantes deixam claro que sabem a quantia retirada pela vítima e onde está guardado o dinheiro, é importante que sejam criadas medidas de proteção e segurança para estes usuários”, acredita a parlamentar.
► O secretário estadual de Transportes, Albuíno Cu Azevedo, em audiência na Comissão de Transportes da Alerj, apresentou o Plano Diretor de Transportes Urbanos (PDTU), que identifica os investimentos necessários para expansão e melhoria da infra-estrutura viária da região metropolitana do Rio de Janeiro. “Até 2013, ano de projeção da pesquisa, o planejamento permitirá que qualquer governo eleito em outubro próximo execute as medidas que a população necessita de forma organizada. A apresentação da pesquisa para os deputados, segundo o presidente da comissão, deputado Gilberto Silva (PMDB), era imprescindível: “Agora, temos um importante elemento para desenvolver nossas atividades e legislar sobre o assunto”.
► Segundo elo deputado Gilberto Silva, de posse do plano, o governo atual negocia apoio financeiro junto ao BNDES para projetos como a extensão da linha 1 do Metrô até a Praça General Osório, em Ipanema, e de parte da linha 3, que ligaria a estação Carioca às barcas, no Centro do Rio de Janeiro. “Também estamos negociando o crédito necessário para a melhoria do sistema ferroviário de Niterói, São Gonçalo e Itaboraí, cuja relevância aumentou ainda mais com a decisão de construir um pólo petroquímico da região”, completou Albuíno Azevedo.
► O PDTU foi apresentado por um representante da Oficina Consultores, integrante do consórcio que traçou o plano diretor a pedido da Secretaria estadual de Transportes. Para o diretor da empresa, Antônio Santana, o que chama atenção na região metropolitana do Rio de Janeiro é o peso do transporte coletivo – 74%, sobre 26% do transporte individual – e a pouca expansão do transporte de massa.
► “A bicicleta transporta mais pessoas do que o trem ou o metrô. Devido à falta de integração entre a rede ferroviária e a rodoviária, as pessoas acabam optando pelos ônibus, grandes responsáveis pelos congestionamentos”, disse o consultor. Ele afirmou que, em dez anos, se não houver investimentos na área, a previsão é de que as vias congestionadas aumentem dos 55 km atuais para 133 km. A projeção também inclui o aumento das tarifas e da frota de ônibus.
► Para melhorar a situação do tráfego do Rio de Janeiro, o consultor garantiu que é preciso transferir os usuários de ônibus para o sistema ferroviário, e estruturar corredores para levar os passageiros aos trens e metrôs. “Além disso, é essencial modernizar os equipamentos de controle e operação do tráfego e diminuir a tarifa nos pequenos deslocamentos”, afirmou.
► Segundo o deputado Luiz Paulo (PSDB), membro da comissão, a tarifa única foi implementada para compensar a população de baixa renda que mora longe do Centro da cidade, em oposição às classes média e alta, residente na Zona Sul. “O elemento desorganizador desse sistema é o transporte alternativo e a falta de integração entre os meios”, lembrou o parlamentar.

quarta-feira, maio 10, 2006

BAIXADA URGENTE

PREFEITO ENDURECE O JOGO E CORTA
O PONTO DE PROFESSORES GREVISTAS

Os professores de Duque de Caxias, que entraram em greve terça-feira reivindicando reajuste de 25% de salário, correm o risco de ficar sem pagamento. Irritado com a paralisação, que deixou sem aulas quase 100 mil alunos da rede municipal, o prefeito Washington Reis determinou à Secretaria de Educação que fiscalize rigorosamente o ponto nas escolas, identificando todos os professores e servidores de apoio que aderirem ao movimento, que terão descontados os dias de paralisação. O Governo reconheceu ontem que 60% da categoria aderiu ao movimento. Mesmo com o corte do ponto, o prefeito determinou à Secretaria de Fazenda que faça um levantamento para verificar se há espaço no Orçamento para a concessão de algum reajuste, além da incorporação do abono de R$ 280 reais que os professores já recebem. O SEPE, Sindicato que reúne professores e pessoal de apoio da Educação, quer um piso de cinco salários mínimos, que o prefeito disse não ter folga no orçamento para atender.

► A Mesa da Câmara já depurou e liberou a lista de 15 deputados, da lista de 64 fornecidos pela Polícia Federal, com indícios de participação no esquema de compra superfaturada de ambulâncias. Do Rio de Janeiro, foram destacados os deputados Fernando Gonçalves, da bancada do PTB e que disputou as eleições para prefeito de Mesquita em 2004, Paulo Baltazar, do PSB, Vieira Reis, do PMDB, e Reinaldo Gripp, do PL e ex-Secretário de Saúde de Queimados.
► Os outros integrantes do primeiro listão das ambulâncias são: Almir Moura (PFL-RJ), Isaías Silvestre (PSB-MG), João Batista (PP-SP), João Correia (PMDB-AC), Marcos Abramo (PP-SP), Mauricio Rabelo (PL-TO), Neuton Lima (PTB-SP), Irapuan Teixeira (PP-SP), Ricarte de Freitas (PTB-MT), Wellington Fagundes (PL-MT) e Zelinda Novaes (PFL-BA). A Corregedoria vai investigar este grupo em face dos fortes indícios fornecidos pela Polícia e o Ministério Público Federal de Mato Grosso, que investigavam a quadrilha desde outubro do ano passado.
► A Secretaria de Ação Social e Trabalho de Duque de Caxias apresentará, dia 16, para empresários e executivos, a Política Municipal de Assistência Social e dará explicações sobre o funcionamento e os objetivos do Fundo Municipal para a Infância e Adolescência (FMIA). As empresas poderão doar até 1% do Imposto de Renda devido, enquanto as Pessoas físicas podem doar até 6%. Esses recursos serão utilizados em projetos que beneficiem entidades sociais registradas no Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente. Só as doações para o Fundo Municipal podem ser deduzidas do Imposto de Renda devido por empresas e pessoas físicas.
► O encontro será a partir das 8h, no Sesi, na Rua Artur Neiva, 100, Centro e dele participarão o prefeito Washington Reis, a secretária de Ação Social e Trabalho e Primeira Dama do Município, Daniele Reis e diversos secretários municipais, entre os quais, Jorge Rezende, de Desenvolvimento Econômico.
► São Tomé e Príncipe será porta de entrada para produtos de Duque de Caxias na África, onde a Associação Comercial e Industrial do país montará um show room de produtos brasileiros até outubro. É que as portas do comércio exterior, em especial da África, abriram-se na última terça-feira para micro, pequenas e médias empresas de Duque de Caxias, com a realização do fórum “Mercado Africano em Destaque”. O evento, promovido pela Secretaria de Desenvolvimento Econômico do município em parceria com a Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro e da Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), reuniu mais de 280 empresários do Município, que receberam informações importantes sobre a crescente demanda do mercado africano por produtos brasileiros, além de mostrar os caminhos do processo de exportação.
► Mércia Radicchi, presidente do Escritório Comercial e Industrial Brasil – São Tomé e Príncipe, uma das palestrantes do evento, destacou a demanda africana por produtos de todos os setores. “Atualmente os países africanos importam produtos brasileiros via Europa, fato que os tornam muito mais caros para o consumidor final. Nosso objetivo é estabelecer relação direta de empresários de Duque de Caxias, de diversos setores, com empresários africanos, para que possam exportar para países africanos a preços mais competitivos”, destacou Radicchi.
► O quilo da carne brasileira, por exemplo, chega ao consumidor africano a um preço médio de R$ 47. Ela afirma que pretende montar até outubro um show room e uma feira de produtos brasileiros, principalmente os provenientes de Duque de Caxias, para que possa ser estabelecido um canal de exportação direto entre São Tomé e Príncipe e o mais importante município da Baixada Fluminense.
► Segundo o secretário Municipal de Desenvolvimento Econômico, Jorge Rezende, as empresas dos setores de bens de consumo - como de alimentos, vestuário, moveleiro e calçadista - serão as que terão maior destaque. O secretário destaca a vantagem de os empresários brasileiros não terem a “barreira do idioma” em diversos países africanos de língua portuguesa.
► Paulo Roberto Welzel, diretor de logística da Construtora Norberto Odebrecht, que está em Angola desde 1984 desenvolvendo projetos públicos e privados, apresentou dados otimistas em relação à experiência da empresa no continente. A construtora exportou, para consumo próprio, cerca de R$ 80 milhões, em 2005, somente em produtos como peças, calçados, sintéticos, alimentos, roupas, entre outros. De acordo com ele, alguns dos fatores determinantes para o sucesso da empresa em Angola foram o fato de falarem o mesmo idioma e terem hábitos, culturas paisagens e clima semelhantes ao do Brasil.
► Estarão abertas até 30 de junho as inscrições para o Prêmio SESI de Qualidade no Trabalho. O prêmio é um reconhecimento às empresas que buscam ampliar os benefícios de seus empregados e apostam na satisfação interna como fator de competitividade, gerando uma convivência harmoniosa e produtiva e aumentando a qualidade de vida. As inscrições só podem ser feitas pelo site
www.psqt.sesi.org.br.
► O Prêmio SESI tem fases regionais, estaduais e nacionais. No Rio de Janeiro, desde o dia 2 estão sendo aceitas as inscrições em quatro categorias, de acordo com o tamanho da empresa: microempresa (até 19 empregados), pequena empresa (de 20 a 99), média empresa (de 100 a 499) e grande empresa (mais de 500 empregados).
► Em cada uma das regiões (Sul, Serrana, Centro-Norte/Leste, Baixada, Metropolitana e Norte/Noroeste) serão escolhidas duas empresas vencedoras em cada categoria, mas somente a que ficar em primeiro lugar passará para a fase estadual. As que vencerem o troféu estadual vão competir em nível nacional. No ano passado, uma empresa fluminense, o Café Faraó, de Volta Redonda, venceu a disputa nacional na categoria pequena empresa.
► A premiação para os vencedores regionais e estaduais inclue certificado, placa e divulgação em mídia pelo Sistema Firjan. O primeiro lugar de cada categoria vai receber assessoria em responsabilidade social, que dependendo do grau de desenvolvimento da empresa em suas área de atuação, pode ser a implementação de indicadores ETHOS, um plano de ação para a melhoria desses indicadores ou uma estratégia para investimento social privado. A premiação regional está prevista para acontecer entre 28 de agosto e 5 de setembro. A premiação estadual será até 26 de outubro, e a premiação nacional, em 22 de novembro.
► O delegado Julio César Mulatinho, da 59ª DP/Centro e que investiga o atentado ocorrido na manhã de segunda-feira contra o vereador Sebastião de Souza Alves, o “Tião do Táxi”, esteve na terça na Câmara, reunido com os vereadores para informar o andamento das investigações. Os 20 vereadores presentes cobraram uma solução urgente para o esclarecimento do caso.
► O presidente da Câmara, Junior Reis, pediu ao Delegado para que não se repita o fo que ocorreu em torno do assassinato do vereador Vilson Macedo, presidente da Câmara seqüestrado e assassinado em Campos Elíseos às vésperas das eleições de 1985, e do vereador Beto Amigo, ocorrido em 5 de janeiro do ano passado, menos de 48 horas depois dele assumir o mandato, pois era suplente e fora chamado para ocupar a vaga aberta com a nomeação de um companheiro para o Secretariado de Washington Reis. Em ambos os casos, a Polícia não conseguiu identificar os criminosos para aponta-los à Justiça, sendo que o assassinato de Vilson Macedo, que também era presidente do PMDB, já prescreveu.
► O estado de saúde do vereador Tião do Táxi, segundo os médicos, continua grave. Ele está em coma induzido no CTI do Hospital de Saracuruna e ainda corre o risco de morte, depois de perder o olho direito e o baço, atingidos pelo pistoleiro, que estava na garupa de uma moto. O vereador recebeu tiros na cabeça, no tórax, no abdome e nas pernas.

terça-feira, maio 09, 2006

BAIXADA URGENTE


PIB DE CAXIAS JÁ É MAIOR
QUE O DO ESTADO DO RIO
Segundo dados recentes do IBGE, o PIB – Produto Interno Bruto – que é a soma de todas as riquezas produzidas em um ano – em 2005 atingiu a formidável marca de R$ 70,21 bilhões de reais no município, enquanto o PIB “per capta” – que é o valor total dividido pela população, que o IBGE calcula em 842 mil habitantes – atingiu R$ 20.790 reais, superando o índice do próprio Estado do Rio, a Secretaria de Desenvolvimento Econômico do Município promove nesta terça-feira (09/05), no auditório do SESI-Caxias, o fórum denominado “Mercado Africano em Destaque”, com o objetivo de informar e capacitar micros, pequenos e médios empresários para a chance de exportação para o continente africano, em especial os países de língua portuguesa, como São Tome e Príncipe.
O fórum contará com a participação de profissionais de entidades como a FIRJAN, a Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (CAERJ), o SEBRAE, o Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES), a Companhia DOCAS do Rio de Janeiro, a Associação Comercial e Industrial Brasil-São Tomé e Príncipe, o Banco do Brasil e os Correios. O Fórum começa às 08:00 horas, com encerramento previsto para as 17:00 horas.

► Também nesta terça-feira, às 8 horas, no Clube dos Quinhentos, será realizada uma nova assembléia dos professores do Município, quando o SEPE pretende aprovar o início de uma greve, que poderá deixar sem aulas cerca de 100 estudantes da rede municipal. A categoria reivindica um reajuste geral de 25%, mas o prefeito Washington Reis (PMDB) negou qualquer possibilidade de reajuste, afirmando que o Município está sem dinheiro para pagar aumento salarial. A data-base dos servidores municipais é 1º de maio e, pela primeira vez em mais de 30 anos, passou em branco, sem reajuste para a categoria.
► Uma política de educação voltada para a sala de aula foi proposta pelo assessor da Unesco, Célio Cunha. De acordo com relatório da Unesco, vinculada à ONU e voltada para a Educação, numa lista de 45 países, o Brasil apresenta uma taxa de 21% de repetência, enquanto na Argentina é de 6%, tendo como base o ano de 2002. A posição brasileira é melhor apenas que a de 15 países, a maioria da África e do Caribe. Cunha afirma que os problemas de repetência entre os alunos da primeira a quarta séries poderiam ser resolvidos com “a cultura do aprendizado na sala de aula”, transmitida por um professor preparado. Em Duque de Caxias, o índice de analfabetismo entre jovens com mais de 15 anos é de 8%, enquanto o mesmo índice em relação ao Estado do Rio é de 6%.
► ”O que deveria se fazer na educação brasileira era uma política de educação fundamentalmente voltada para a sala de aula. Aproveitar ao máximo possível o tempo de sala de aula com programas educacionais práticos, com educação continuada de professores e monitoramento constante, para ver se, nos próximos dez anos, se reduz a repetência aos padrões aceitos mundialmente”, disse ele, em entrevista ao programa “Notícias da Manhã”, da Rádio Nacional de Brasília. O assessor da Unesco contou que, no início dos anos 90 a reprovação de alunas chegava a 30% em algumas localidades do país e, gradativamente, a situação mudou. “A repetência vem caindo, mas ainda continua alta e preocupante. O relatório da Unesco constata essa posição ainda incômoda do Brasil.”
► Com os professores sem aumento no Estado e no Município e ganhando entre um e dois salários mínimos, com as verbas da Educação sendo desviadas para políticas populistas, do tipo “restaurante e hotel a Um Real”, vamos continuar atrás da Argentina e do Haiti em matéria de Educação e importando pessoal até da China para tocar as empresas estrangeiras que estão se instalando no País.
► O atentado contra o vereador Tião do Táxi, que está em coma no Hospital de Saracuruna, foi o segundo no atual Governo. Logo depois da posse dos vereadores eleitos em 2004, o suplente conhecido como “Beto Amigo”, dono de uma empresa de segurança privada, foi assassinado na Rodovia Washington Luis, menos de 48 horas depois que havia assumido o mandato, em substituição a um dos vereadores eleitos que fora nomeado para o Secretariado.
► O atentado contra Tião do Táxi, no Parque Beira Mar e a poucos metros de um Centro Social controlado pelo vereador, foi encomendado, segundo policiais que estiveram no local, dadas as característica com que agiu o pistoleiro, que ocupava a garupa de uma moto. A família e os amigos do vereador esperam que a Polícia identifique os pistoleiros e mandante, para que sejam punidos. É a impunidade que incentiva outros crimes. Foi assim com o assassinato do presidente da Câmara e do PDMB, Vilson Macedo, nos anos 80, em que ninguém foi a julgamento, mas os principais suspeitos tiveram mortes tão misteriosas quanto violentas.
► O Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social possui R$ 840 milhões disponíveis desde a semana passada para os municípios que apresentarem até terça-feira, (16/05) projetos de habitação. A informação foi dada ontem (08/05) pelo ministro das Cidades, Márcio Fortes. De acordo com ele, a prioridade do governo é financiar projetos que tenham por objetivo erradicar palafitas e melhorar as condições de vida de quem mora em favelas e outras áreas de risco. ”Nós estamos liberando os recursos do Fundo Nacional de Habitação e Interesse Social para contemplar municípios em todos os estados brasileiros. É importante, no entanto, que os prefeitos apresentem o mais rapidamente possível seus projetos”, afirmou o ministro, que participou no Rio de Janeiro do Fórum Nacional de Secretários de Habitação.
► Segundo Márcio Fortes, serão contemplados projetos com valor máximo de R$ 10 milhões. Os interessados devem se dirigir a uma das agências da Caixa Econômica Federal em todo o país para apresentar seus planos de ação. De acordo com o Ministério das Cidades, o governo já investiu R$ 21 bilhões em habitação desde 2003. A previsão é de que até o final do ano sejam destinados R$ 12,6 bilhões para o setor. Dessa quantia, cerca de R$ 10 bilhões serão reservados para atender a população que recebe até cinco salários mínimos, faixa de renda considerada prioridade máxima para o governo. A estimativa é de que os recursos beneficiem mais de 690 mil famílias brasileiras.
► Enquanto isso, a prefeitura de Duque de Caxias, desde 2004 não aprova um só projeto na área habitacional para a população de baixa renda. Até o projeto PAR – em que a Caixa aluga o imóvel e converte as prestações em amortização – está parado desde o início de 2005. O que ainda existe em fase de construção foi aprovado no Governo Zito. A Secretaria de Habitação do município está nas mãos do segundo bispo da Igreja Universal no atual governo, sem que os projetos sejam apresentados e devidamente acompanhados junto à Caixa.
► Semana passada, quando uma emissora carioca de TV denunciou o desmatamento de uma área junto ao aterro sanitário do Jardim Gramacho, o diretor do Departamento de Meio Ambiente da Prefeitura, Fernando Figueiredo, disse que não tem como impedir a favelização da área, que integra a região de proteção ambiental do manguezal das margens da Baía de Guanabara. Faltou dizer que essa favelização é patrocinada pela omissão do Governo do Estado e do Município em executarem projetos de construção de casas para a população de baixa renda.
► Representantes das bibliotecas da Baixada, do estado e a do País – como a Biblioteca Nacional – estarão reunidos em Nova Iguaçu nesta terça-feira, (09/05). Com início às 17h, no Espaço Cultural Sylvio Monteiro, o encontro irá trazer aos bibliotecários a possibilidade de buscar novas soluções para suas unidades, a partir da discussão de dois tópicos: as dificuldades do trabalho na Baixada, principalmente no que diz respeito às normas técnicas, e a troca de experiências das instituições com relação aos softwares livres, usados para organizar e otimizar o funcionamento das bibliotecas.
► Neste encontro, a bibliotecária Malena Xavier, de Nova Iguaçu, apresentará um software que está dando um novo perfil à Biblioteca Municipal Cial Brito, inclusive com a criação das bibliotecas-ramais em todos os bairros da cidade. O evento é promovido pela Prefeitura iguaçuana e faz parte das comemorações do aniversário da Biblioteca Infantil Menino Maluquinho, criada ano passado como anexo da Cial Brito, e do ‘Dia da Baixada’, comemorado em 30 de abril.
► Estarão presente representantes das bibliotecas municipais de Duque de Caxias, Paracambi, São João de Meriti, Belford Roxo e Queimados, além de Sandra Domingues, representante da Fundação Biblioteca Nacional, Ana Lídia Medeiros, a diretora geral da Biblioteca Estadual Pública do Estado do Rio de Janeiro, Luzia Caramuru, do Sistema Estadual de Bibliotecas e José Renato, presidente do Sindicato dos Bibliotecários do Rio de Janeiro.