sexta-feira, março 31, 2006

GAROTINHO JOGARÁ A TOALHA?

A decisão da governadora Rosinha Garotinho de deixar o Governo, seria uma confissão explícita do ex-governador Anthony Garotinho de que não acredita que, se vencer a convenção do PMDB, será lançado candidato à sucessão do Presidente Lula. Governista até a medula, o PMDB prefere ficar sem candidato, liberando os diretórios regionais para formalizarem as coligações que lhes forem mais convenientes, esquecidos de que, por Lei, os partidos políticos têm caráter nacional.
Embora seja a legenda com maior número de diretórios municipais, de congressistas e governadores, o PMDB tem medo de eleição. Por isso, Rosinha terá de sacrificar 9 meses do seu mandato, pois, a continuar no palácio Guanabara, tornará seu marido inelegível para disputar eleições locais.
O problema seria conciliar o inconciliável: as legítimas ambições do senador Sérgio Cabral, candidato a governador, e Jorge Picciani, que quer a vaga de senador, hoje pertencente ao petista Saturnino Braga. Alguém teria de ceder o lugar para Garotinho e Rosinha disputarem as eleições de outubro, um para o Senado e o outro, para a Câmara Federal. O prazo fatal termina hoje, dia 31 de março.

Quem dará a “carteirada fatal” para abrir vaga para o casal Garotinho? E ainda sobraria a incógnita Luiz Paulo Conde, vice-governador que, de posse do Palácio Guanabara, poderia sair candidato a governador, atrapalhando os planos da família Garotinho.
A decisão de permaancer no cargo, anunciada nesta quinta-feira, se não houver uma reviravolta até o final da tarde desta sexta-feira (31/03) deixará Garotinho sem mandato pelos próximos quatro anos se não conseguir convencer o PMDB de que sua candidatura é viável e que teria condições de vencer Lula num provável e mais do que desejável segundo turno. O tempo trabalha contra o futuro de Garotinho.

quinta-feira, março 30, 2006

BAIXADA URGENTE

► No próximo dia 23, estarão se completando 120 anos da inauguração do trecho ferroviário entre o Rio de Janeiro e a estação de Vila Meriti, que se transformou, a partir de 1944, no Município de Duque de Caxias. Foi em 23 de abril de 1886 que foi inaugurado o primeiro trecho do que viria a ser, em pouco tempo, a Estrada de Ferro Leopoldina, que ligaria a cidade do Rio de Janeiro ao norte do antigo Estado do Rio, Espírito Santo e sul de Minas. A data deverá passar em branco, pois nem a Prefeitura, nem o Estado estão preocupados com essas veleidades culturais.
► Para marcar os seis anos de atividades da Biblioteca Ferreira Gullar, no próximo dia 7, o Conselho Comunitário que dirige a Biblioteca Pública de Xerém organizou, a partir das 13 horas, uma tarde de atividades abertas à comunidade, com bate-papo e a presença do escritor e poeta Ferreira Gullar; exposição de quadros dos alunos do Curso de Pintura em tela da Biblioteca com o tema “Xerém”; aulas de desenho mangá e caricaturas; apresentação de contadores de histórias e resgate das brincadeiras de infância; apresentação da Orquestra da Fundec, da Escola de Música Mata Virgem de Xerém (criada e mantida por Zeca Pagodinho)
► Também haverá um sarau com a apresentação de músicos - entre eles o cantor e compositor Beto Gaspari - e de poetas locais; exposições com fotos mostrando a trajetória de atividades da Biblioteca Pública de Xerém e dos 15 anos do jornal comunitário "Folha de Xerém". A Biblioteca de Xerém nasceu da luta de lideranças e entidades comunitárias. Hoje conta com a parceria da Prefeitura através da Secretaria de Cultura do município. Para atender à comunidade, a Biblioteca conta ainda com dois funcionários contratados e uma equipe de voluntários. O evento será na Praça Engenheiro Leão Moura (antiga praça do Cine FNM), na Vila Nossa Senhora das Graças, das 13h às 18h.
► Até o próximo dia 28, cerca de 50 trabalhos de artistas do Vale do Jequitinhonha, Minas Gerais, poderão ser vistos no saguão da Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, na Praça Governador Roberto Silveira nº 31, 4º andar, Centro. A mostra de arte popular está sendo realizada em parceria com o Museu Casa do Pontal. São esculturas, mapas e fotos do Vale mineiro que ocupa uma área de cerca de 90 mil quilômetros quadrados, tem aproximadamente 80 municípios, e é considerada uma das regiões mais pobres do Brasil.
► Da exposição participam artistas como Ulisses Pereira, Dida, Geralda Batista, Noemisa Batista dos Santos, Adriano Rosa dos Santos, Alice Ribeiro, João Alves, Adenalva, Sebastiana, Maria Havier, Ildete e Deuzani. O curador da mostra é o museólogo Sergio Santos. Alguns dos expositores são conhecidos no exterior, pelas mostras realizadas na Índia, Bélgica, Argentina e França. A visitação é de segunda a sexta-feira, das 9h às 17h. As escolas interessadas em agendar visitas devem ligar para 2672-8886, no mesmo horário.
► A presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da ALERJ, deputada Georgette Vidor (PPS), conheceu terça-feira (28/03) o ônibus que irá dar auxílio jurídico, informar e esclarecer as dúvidas de pessoas portadoras de deficiência em todo o Estado. Especialmente adaptado, o veículo possui banheiro, cadeiras reclináveis, televisão, bebedouro, mesas para o atendimento e rampa de acesso, e deve começar a circular ainda este mês. “Realizei um sonho. Nunca tinha visto, no Brasil, um ônibus assim. Depois de um ano e meio de espera, ver este resultado é fantástico. Estamos preparados para receber as pessoas que, antes, só nos alcançavam pelo telefone. Agora, nós iremos até eles”, disse a parlamentar.
► Produzido no Rio Grande do Sul, o veículo tem 13 metros de comprimento e 2,55 de largura. Segundo a presidente da Comissão, o objetivo é atender, principalmente, pessoas portadoras de deficiência que moram no interior do estado e enfrentam dificuldades para se locomover até a sede da comissão, no Palácio Tiradentes. “Uma equipe já está sendo montada e treinada há duas semanas. É necessário conhecer totalmente a legislação que diz respeito aos portadores de deficiência”, disse a deputada.
► Embora controlada por uma empresa cearense, a Telemar resolveu agir com mineirice no caso da internet discada. A concessionária criou o projeto “Internet sem limites”, pelo qual, mediante o pagamento de uma taxa fixa de R$ 29 por mês, o assinante de uma linha fixa passa a desfrutar da conexão discada 24 horas por dia, sem limite de utilização. Para usufruir do benefício, basta cadastrar a linha no programa da empresa, através do 0800-3100001.
► Ao contrário do sistema de banda larga, em que a linha telefônica continua livre, no sistema “sem limites”, o assinante não poderá fazer ligações enquanto estiver conectado. Em compensação, o contador de pulsos ficará desligado enquanto estiver navegando na WEB. Com mais de 10 milhões de linhas desligadas, a empresa precisa recuperar a clientela. Para quem não pode pagar em torno de R$ 100 por mês pelo sistema de banda larga, o “sem limites” é a solução.

quarta-feira, março 29, 2006

BAIXADA URGENTE- DENÚNCIA

MULTINACIONAL FECHA GALERIA

► Além da falta de respeito por parte de nossos Governantes, a Cultura continua sendo gradativamente aviltada, especialmente por empresas que visam apenas o lucro. No ano passado, a população de Duque de Caxias foi surpreendida pelo fechamento da Galeria 25 de Agosto, um dos primeiros centros comerciais do Município e espaço cultural da cidade. Ela foi erguida nos anos 50 aproveitando um terreno que antes servia apenas para a instalação de parques de diversão. O fechamento agora foi promovido pela loja de departamentos C&A, para permitir a expansão da sua loja, que ocupa a área do extinto e demolido Cine Paz, na Praça do Pacificador. Segundo comentários na ocasião, o fechamento da Galeria seria uma espécie de “compensação” da Prefeitura pelo estorvo que representa o prédio inacabado do novo Teatro Municipal, em frente à loja da multinacional de calcinhas e soutiens. A Galeria 25 de Agosto era uma servidão que aumentava o espaço comercial do térreo de um edifício de quatro pavimentos, um dos primeiros da cidade de uso misto, com lojas no térreo, escritórios no primeiro pavimento e apartamentos nos demais andares. Foi nessa galeria, em forma de “L” e que ligava a Praça 23 de Outubro - mais tarde rebatizada de Emancipação - à Avenida /Dr. Plínio Casado, que teve lugar a 1ª Exposição de Artes Plásticas de Duque de Caxias, em 1957, numa época em que o município só era notícia nos jornais e revistas do Rio de Janeiro por causa dos homicídios envolvendo, como autores ou vítimas, pessoas ligadas ao então deputado Tenório Cavalcante, o homem que desafiava abertamente a autoridade do Comandante Ernani do Amaral Peixoto, o donatário da vida política e administrativa do antigo Estado do Rio pelos laços de família que o ligavam ao Presidente Getúlio Vargas, de quem era genro.

◄ O Conselho Nacional de Justiça decidiu determinar, nesta terça-feira (28/03), a exoneração de mais 51 servidores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, alcançados pela resolução nº. 07, que proibiu o nepotismo no Judiciário. Esses funcionários, antes subordinados diretamente aos gabinetes dos desembargadores, passaram a ser vinculados a um departamento único, criado por norma interna do tribunal fluminense. O CNJ considerou a iniciativa uma forma de tentar burlar a regra anti-nepotismo. O Conselho determinou, ainda, a perda das funções gratificadas de outros 30 servidores concursados, que ainda estariam trabalhando vinculados diretamente aos desembargadores dos quais são parentes ou assemelhados.
◄ O Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, vai transmitir, ao vivo, a partir das 23,30 horas desta quarta-feira, num telão ali instalado, o lançamento do primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes. Na equipe do Museu que acompanhará o lançamento da nave russa Soyus estará um cientista caxiense, o engenheiro. Jairo Capistrano, ex-aluno do Colégio Municipal Aquino de Araújo, o primeiro do Município a oferecer o antigo Curso Ginasial e que este ano está completando 50 anos de fundação.
◄ Uma semana após a denúncia deste Blog, nem a Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, muito menos o prefeito Washington Reis justificaram o corte do nome do artista plástico Barboza Leite do texto da lei que criou o Dia Municipal da Cultura, a ser comemorado no dia 20 de março, data de nascimento do mais festejado caxiense nascido no Ceará. Por lei, o prefeito só pode sancionar, integralmente ou com vetos, projetos aprovados pela Câmara, nunca suprimir expressões ou frases, como a citação de que a data fora escolhida numa homenagem ao pintor, escultor, gravurista, compositor e ativista cultural que, desde 1951, quando se transferiu de armas e bagagens para Duque de Caxias, foi responsável pelas mais importantes iniciativas no campo cultural.
◄ A “I Exposição de Artes Plásticas de Duque de Caxias”, em 1957, por exemplo, foi uma iniciativa de Barboza Leite e seus amigos do movimento Grupo, que conseguiram reunir e expor numa galeria comercial - a agora extinta Galeria 25 de Agosto, em pleno centro de Caxias - obras de artistas consagrados como Ana Letícia, Benjamim Silva, Bruno Giorgio, Frank Schaeffer, Inimá, Percy Lau e Steiner. O grupo conseguiu, inclusive, um caminhão da Prefeitura para ir buscar e levar os trabalhos expostos, como óleos, gravuras e esculturas, mas teve que meter a mão no próprio bolso para custear a gasolina, pois já naquela época, Prefeitura não tinha “verba para gastar com Cultura”.
◄ A criação do Teatro Municipal Armando Melo, uma sala com 90 lugares, cedida ao município por 99 anos e construída pela empresa que incorporou o Shopping Center de Caxias, em 1967, foi outra vitoriosa iniciativa de Barboza Leite, com a ajuda do teatrólogo Laís Costa Velho, que estreou o novo espaço cultural da Baixada com a peça “Os Inimigos não Mandam Flores”, dirigida pelo próprio Barboza Leite.
◄ Desde aquela época, o Teatro Municipal Armando Melo-TEMAM era utilizado não só para montagem de espetáculos, mas também para a realização de cursos de formação de artistas, técnicos e platéia. Dali saiu, inclusive, o grupo TAL - Teatro de Abertura Lúdica - com a criação coletiva “Sacos & Canudos”, de Dedires Demrós e dirigida por Ediélio Mendonça e ganhadora do Prêmio Air France de Teatro em 1978 para grupos amadores. O espetáculo estreara em 1977 no TEMAM e fez grande sucesso nos Teatros Cacilda Becker e Glaucio Gil, no Rio. Acabou convidada para inaugurar o Teatro do SESC em São João de Meriti. O TEMAM , um simpático e aconchegando espaço instalado no terminal rodoviário do Shopping Center de Caxias, administrado pela Prefeitura, acabou fechado pela atual Administração.
◄ Semana passada, houve uma matança em Imbariê, em continuação a uma disputa pelo comércio de drogas na Vila Cabral. Segundo a PM, mais de 10 pessoas morreram nos últimos dias em conseqüência dessa disputa. O curioso é que os bandidos da favela Vila Operária, no Primeiro Distrito, decretaram luto pela morte dos comparsas na segunda-feira, mandando fechar o comércio. Menos de duas horas depois, a ordem foi suspensa, pois os bandidos mortos não eram da facção que controla o comércio de drogas na Vila Operária. E o prejuízo do comércio, quem paga?
◄ A Secretaria de Obras de Duque de Caxias conseguiu concluir nesta terça-feira a obra de recuperação da pavimentação da Rua Conde de Porto Alegre, que liga o centro aos bairros Paulicéia, Itatiaia e Vila São Luiz. Foram 10 dias de sufoco para motoristas e moradores, com engarrafamentos diários na área
central da cidade
.

terça-feira, março 28, 2006

BAIXADA URGENTE

► Para ser coerente com a sua mais recente autobiografia não autorizada, o Presidente Lula deve nomear Delúbio Soares para o Ministério da Fazenda, Sílvio Pereira para a Caixa Econômica Federal e Duda Mendonça para o Banco Central. Chega de intermediários!
► O eleitorado de Campos mandou domingo um claro e convincente recado ao PMDB e ao PT: "Bolsa Família" e "Cheque Cidadão" não são políticas sociais sérias. O eleitor quer geração de empregos através de investimentos em educação, saúde (sem prato de comida a R$ 1) e infra-estrutura. Não é possível que o Brasil gaste 10 milhões de dólares para mandar um astronauta ao espaço, enquanto moradores de Jardim Gramacho continuem catando restos de comida no lixão da Comlurb!
► Foi um sucesso o Congresso da Subseção Norte-Caxiense da Associação Batista Caxiense. O pastor Silas Lima, da Igreja Nova Betânia, em Xerém, foi re-eleito para um novo mandato de dois anos. Já a Ordem dos Pastores Batistas do Brasil, subsecção Norte Caxiense elegeu para seu presidente o pastor. Moacir Apolinário, da Igreja Nova Jerusalém, também em Xerém. A próxima assembléia será realizada no final de março de 2007 e terá lugar na Igreja Batista Betel, em Xerém, liderada pelo pastor David Moulin.
► Para tentar acabar com os vazadouros de lixo clandestinos no Jardim Gramacho, nas proximidades do lixão da Comlurb, a Prefeitura de Duque de Caxias decidiu desapropriar todos os imóveis, tanto terrenos baldios, como os galpões, que estejam sendo utilizados para esse fim. A primeira área desapropriada, com cerca de 200 mil metros quadrados, equivalente a 200 campos de futebol, será utilizado pelo Governo para a implantação de um pólo industrial. Além da desapropriação, a Prefeitura decidiu multar cada um dos imóveis que serviam para descarregar lixo, destinado ao aterro da Comlurb.
► Na quinta-feira, 43 áreas foram visitadas, algumas interditadas e os ocupantes e proprietários multados e notificados. Onze foram multados em R$ 14 mil, cada. Os proprietários já haviam sido notificados anteriormente pela fiscalização da Secretaria de Fazenda. Entre as áreas usadas como lixeiras clandestinas, uma pertence ao Ministério da Marinha. O secretário de Urbanismo, Rodolpho Wanek, vai encaminhar ofício ao Serviço de Patrimônio da União solicitando informações sobre a existência de autorização legal para o uso do terreno do Ministério da Marinha por particulares. Uma outra área transformada em lixeira pertence a uma antiga fábrica de móveis da Zona da Leopoldina, que fechou as portas.
► A Secretaria de Ação Social e Trabalho de Duque de Caxias está oferecendo 160 vagas em várias funções para portadores de necessidades especiais. Os salários variam de R$ 375 para profissões que exigem o primeiro grau completo, a R$ 1.100 para nível superior. Os interessados nessas vagas devem procurar a Divisão de Apoio aos Portadores de Necessidades Especiais, na Rua Piratini Nº 126, primeiro andar, Centro, de segunda a sexta-feira, das 8h às 16h, munidos de todos os documentos.
► Também há vagas para nutricionista, psicólogo, assistente social e enfermeiro. Para os que concluíram o primeiro e o segundo graus são oferecidas vagas de caixa, ascensorista, operador de tele-marketing, operador de caldeira, mensageiro de farmácia, maqueiro, copeiro, conferente, técnico de enfermagem, recepcionista, operador de call center, auxiliar de produção, auxiliar de cozinha, analista de RH, arquivista, auxiliar administrativo, auxiliar de manutenção, auxiliar de serviços gerais, camareira, costureira e ajudante de almoxarifado. Outras informações sobre vagas para portadores de necessidades especiais poderão ser obtidas pelos telefones 2771-4302 e 2671-7077.
► Para proteger os clientes da Ampla, ex-CERJ, concessionária responsável pelo fornecimento de energia elétrica de municípios como São Gonçalo e Duque de Caxias, a Comissão de Defesa do Consumidor, presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), decidiu abrir processo judicial. Na ação Civil Pública, a Comissão da ALERJ pede à Justiça que a Ampla seja proibida de suspender o fornecimento de energia dos usuários que deixaram de pagar as faturas, enviadas após a troca dos medidores de luz por chips eletrônicos, em razão da disparidade entre a média do consumo aferido pelo novo instrumento e a anterior.
► De acordo com a ação coletiva de consumo movida pela comissão contra a Ampla e a Aneel, a troca dos medidores tradicionais por chips eletrônicos trouxe prejuízos aos clientes da concessionária. "O que era para ser um sistema de medição vantajoso aos usuários demonstrou ser extremamente nocivo aos consumidores", relata o texto da ação.
► Na ação, a Comissão da Assembléia Legislativa do Rio afirma que, tanto a Aneel quanto a Ampla, devem provar que não há falhas no novo sistema de medição de energia, e que as perdas de energia provocadas pelos furtos, os chamados "gatos", não estão sendo repassadas aos usuários. Entre outros pontos, a ação pede a revogação da permissão concedida pela Aneel para a troca dos medidores, e que a Ampla seja obrigada a reinstalar os medidores tradicionais, ainda que temporariamente.
► Há uma semana, a Secretaria de Obras de Duque de Caxias está refazendo a pavimentação de um trecho de 300 metros da Rua Conde de Porto Alegre, no centro. Com isso, o trânsito de automóveis, caminhões e ônibus que se dirigem aos bairros Paulicéia, Itatiaia e Vila São Luiz, são obrigados a circular pela estreita Rua General Câmara. Como não há guardas para controlar o trânsito, os engarrafamentos se estendam até a Praça do Pacificador, do outro lado da cidade.