sexta-feira, março 24, 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

SUPERLOTAÇÃO DE XADREZ DENUNCIADA À ONU

O deputado Geraldo Moreira e Ronaldo Batista de Lima

■ A ONG Movimento Viva a Vida, que tem o apoio da OAB, dos clubes de serviço e da Firjan, semana passada fez uma explosiva reunião na Loja 18 (da Maçonaria), na Praça da Maçonaria, no Jardim 25 de Agosto, para discutir a superlotação dos xadrezes da 59ª DP (Duque de Caxias). Agora, a ONG promete muito mais munição para a próxima reunião, dia 19 de abril, no mesmo local. O deputado Geraldo Moreira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, afirmou, durante o encontro, que foi "enganado" pelo Governo do Estado. Quando da desativação dos xadrezes da Polinter, medida determinada pela Justiça, o parlamentar do PDT procurou as autoridades da Secretaria de Segurança, pedindo que os presos da Polinter fossem transferidos exclusivamente para casas de custódia, construídas pelo Estado com recursos federais exatamente com esse objetivo. As autoridades da área de Segurança Pública do Estado, a começar pelo Secretário Marcelo Itagiba, garantiram que os presos da Polinter não iriam para xadrezes das Delegacias concentradoras de presos da Baixada, como temia Geraldo Moreira. Na semana passada, eram mais de 580 presos nas celas da 59ª. Agora, Ronaldo Batista de Lima, presidente do Movimento Viva a Vida e que promoveu a reunião na Maçonaria, vai acionar nada menos que Kofi Anan, Secretário Geral da ONU, para denunciar a violação dos Direitos Humanos no Brasil diante da situação de superlotação dos xadrezes da DP.

► A cena deprimente e debochada da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), comemorando a absolvição de um deputado do seu partido, acusado pelo Conselho de Ética de beneficiário do “mensalão”, não pode ficar sem a devida punição. O eleitorado paulista, enganado por José Dirceu, José Genoíno e - principalmente - por Lula, tem a indeclinável obrigação de cassar, negando o voto, o mandato dessa deputada, que envergonha um País e desmoraliza o Congresso Nacional, que um dia foi considerado a “Casa do Povo”.
► Enquanto isso, o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), defendeu, nesta quinta-feira (23/03), que o partido recorra ao Supremo Tribunal Federal para impedir o depoimento da diretora de Tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Coppetti, na CPI dos Bingos. O líder petista teme que a diretora da CEF revele de onde partiu a ordem para que o sigilo do caseiro fosse quebrado sem autorização da Justiça. A Caixa é subordinada ao Ministério da Fazenda.
► Por outro lado, o ministro da Coordenação Política, Jaques Wagner, negou nesta quinta-feira que o ministro Antonio Palocci, tenha pedido demissão. A demissão foi noticiada pela “Folha de S. Paulo”, segundo a qual Lula já estaria procurando substituto para o ex-prefeito de Ribeirão Preto. Os rumores sobre a demissão aumentaram depois que o presidente do BNDES, Guido Mantega, reafirmou que a economia brasileira está forte o suficiente para superar até mudança de Ministro da Fazenda, numa confissão de que a permanência de Palocci no cargo não tem a mesma segurança de antes do depoimento do caseiro.
► Quebrar o sigilo bancário e fiscal do companheiro Paulo Okamoto, o cidadão que paga as contas pessoais do companheiro Lula e da filha Lurian, sem declarar ao Imposto de Renda de onde veio mais de 60 mil, não pode, pois o STF proibiu.
► Quebrar o sigilo bancário de um modesto copeiro, tentando desqualificá-lo como testemunha contra o Ministro Palocci, pode, mesmo sem autorização de CPIs ou da Justiça?
► Pela (péssima) repercussão que a quebra de sigilo provocou, o governo vai acabar encontrando um companheiro-voluntário para assumir o papel de cobaia e dizer que levantou o extrato da conta particular do caseiro na Caixa apenas para ajudar ao companheiro Palocci.
► Pelo andar da carruagem, no (des) governo Lula todos os métodos são válidos, desde que em benefício do “nosso guia”. Vale até rasgar a Constituição Federal, violar a legislação sobre sigilo fiscal do cidadão e, mais ainda, tumultuar as prévias no PMDB, impetrar mandado de segurança para impedir caseiro de explicar, na CPI dos Bingos, a quantidade de camisinhas e frascos de viagra que sua esposa recolhia como lixo, depois das “reuniões” na sede da “República de Ribeirão Preto”. Até um corretor de imóveis, que intermediou a locação da casa, revelou que o aluguel mensal de R$ 9 mil era pago pela empresa “Leão & Leão", que coletava o lixo durante a passagem de Palocci pela prefeitura do interior paulista.
► As cartas que Garotinho despachou para eleitores de São João de Meriti em 2004, ameaçando suspender as obras em andamento no Município se Mocotó perdesse as eleições, agora serão utilizadas pelo Ministério Público Eleitoral para tentar cassar o mandato do prefeito do PMDB. O MP investiga, inclusive, uma empresa prestadora de serviços à Prefeitura que teria financiado a confecção e postagem das cartas.
►Enquanto o Ministério Público investiga se uma empresa, fornecedora do Estado, patrocinou a carta-ameaça de Garotinho que influenciaram a eleição em São João de Meriti, um jornal carioca garante que o empresário João Felippo Barreto, o verdadeiro dono da Locanty’, indicou o Secretário de Obras de Belford Roxo. Ele é co-réu, junto com o ex-prefeito Zito, num processo por improbidade administrativa que corre em segredo de justiça na 4ª Vara Cível de Duque de Caxias desde 2004, por iniciativa do MP. ¦ Na queda de Vargas, em 1954, o principal argumento da oposição foi o crime da Rua Toneleros, onde os homens da guarda pessoal do Palácio do Catete tentaram calar o jornalista Carlos Lacerda a tiros e acabaram matando o major Rubens Florentino Vaz, o que desencadeou a República do Galeão, uma rebelião do alto comando da FAB contra Getúlio.
► Agora, parece que a crise terminal do Governo Lula será conseqüência direta do crime de violação do sigilo bancário do copeiro que teve coragem de afirmar, para todo o País, que Palocci freqüentava a “República de Ribeirão Preto”, uma casa alugada em Brasília pela empresa “Leão & Leão” para os encontros de assessores de Palocci.
► Até o ultra-governista Ministro Nelson Jobim, que está deixando o STF, considerou extremamente grave a violação do sigilo bancário do modesto copeiro.
► O curioso é que a senadora Ideli Salvatti, para justificar o apelo à Justiça para impedir o depoimento do caseiro, revelou que temia que as declarações do rapaz afetasse a vida conjugal do Ministro da Fazenda. E a vida pessoal do copeiro e do suposto pai biológico, que confessou ser o autor dos depósitos na Caixa, poderia ser exposta como o foi pelo alto comando do banco subordinado ao Ministério da Fazenda?
► Por muito menos, um deputado americano pegou oito anos de cadeia. O seu crime foi embolsar dois milhões de dólares de ajuda não contabilizada de campanha. Lá, nem a Câmara teve coragem de barrar o processo, que tramitou tranquilamente na Justiça local.
► Desde terça-feira, a Secretaria de Obras de Duque de Caxias está fazendo obras de recuperação da rede de esgotos e pavimentação da Rua Conde de Porto Alegre, principal ligação do Centro com os bairros Paulicéia, Itatiaia e Vila São Luiz. Com isso, o tráfego, inclusive de ônibus e caminhões, foi desviado para a estreita e residencial Rua General Câmara, com pista de rolamento de apenas 8 metros, que era o padrão nos anos 40, quando o bairro 25 de Agosto foi criado. O desvio é feito entre as Ruas Barão do Triunfo, em aclive, e Cardoso Bessa, nos limites do bairro Paulicéia. Nesta sexta-feira (24/03), a obra continuava sem perspectiva de se concluída. Assim, o transtorno vai continuar por mais alguns dias.
► Como de Departamento de Trânsito do Município não destacou Guardas Municipais para controlar o trânsito no local, o que vemos são carros seguindo contra o fluxo que vem da Rua Conde de Porto Alegre, com grave risco de acidentes, pois a Rua General Câmara só é intensamente utilizada aos domingos, em função da feira-livre, com o que os motoristas estão acostumados. A Secretaria de Segurança Municipal, que controla os guardas de trânsito da Prefeitura, está preocupada apenas em controlar o tráfego na Avenida Presidente Kennedy, onde está em construção o "Shopping Paraguay”, que irá abrigar, exclusivamente, camelôs de bugingangas importadas, além de CDs e DVDs duplicados.
► O escritor Afonso Romano de Sasnt'anna confirmou presença num encontro com leitores na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. O evento será dia 27 de abril, quando o festejado escritor vai conversar com autores locais e estudantes.

quinta-feira, março 23, 2006

BAIXADA URGENTE

■ O Ministério Público Eleitoral de São João de Meriti deu parecer favorável à cassação do mandato do prefeito Uzias Mocotó, do PMDB, por abuso de poder econômico nas eleições de 2004. Para o procurador regional do MP Eleitoral, Rogério Navarro, as provas mais fortes são as cartas que o ex-governador Anthony Garotinho enviou aos eleitores do Município, ameaçando suspender os investimentos do Estado em São João de Meriti se o candidato peemedebista perdesse as eleições.
■ Há denúncias no MP de que as cartas foram financiadas pela empresa Delta Construções, que faz obras para o estado, recolhe lixo em Caxias e constrói o novo anexo do Palácio da Justiça, no Rio.
■ Até sábado, dia 25, as 40 Igrejas Batistas filiadas à Associação Norte-Caxiense estarão reunidas na 18 ª Assembléia, que se realiza desde terça-feira nas dependências da Igreja Batista Ebenezer, em frente ao Museu Histórico de Duque de Caxias, no bairro Taquara, terceiro Distrito de Duque de Caxias.
■ A Prefeitura de Duque de Caxias promove nesta quinta (23/03), a partir das 7:00 horas da matina, um grande mutirão para combater o despejo irregular de lixo nas lixeiras clandestinas existentes nas proximidades do Aterro Sanitário do bairro Jardim Gramacho. Homens e máquinas vão limpar os terrenos e os motoristas de caminhões, que insistirem em despejar lixo nessas áreas, serão multados e podem ter os seus veículos apreendidos. A iniciativa vai mobilizar as Secretarias de Serviços Públicos, Obras, Fazenda, Saúde, Meio Ambiente e Segurança Pública. A Polícia Militar vai participar da operação e os veículos em situação irregular serão recolhidos ao depósito público do município.
■ A Secretária de Cultura de Duque de Caxias, a professora Carmem Migueles, e o prefeito Washington Reis estão devendo uma boa explicação para o veto ao nome do poeta, artista plástico e caxiense de coração Barboza Leite, excluído do texto da Lei nº 1.926, de 01/12/2005, que criou o “DIA MUNICIPAL DA CULTURA”, a ser comemorado no dia 20 de março, justamente aproveitando a data natalícia do cearense de Uruoca, que desde 1951 agitava a vida cultural e artística de Duque de Caxias, onde morreu e foi enterrado.
■ A “teocracia” implantada na Secretaria de Habitação de Duque de Caxias pelo Bispo Paulo Rodrigues, da Igreja Universal, está afastando do órgão antigos e eficientes quadros, em face da perseguição religiosa desenvolvida pelos assessores do bispo, que substituiu o ex-deputado Eraldo Macedo, demitido por Washington Reis apesar de estar hospitalizado, desde outubro de 2005, num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, com grave lesão cerebral. Nem a Inquisição ousou tanto!
■ A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro vota nesta quinta-feira (23/03), o projeto do deputado Nelson Gonçalves (PMDB), que institui o programa de ação interdisciplinar e de participação voluntária denominado “Escola sem Drogas”, que tem por objetivo conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar sobre os malefícios causados pelo uso de drogas. “O programa estimula e viabiliza a criação de mecanismos que atuem diretamente nas escolas, no sentido de combater o uso de drogas por parte da comunidade escolar, principalmente os jovens, que estão sempre correndo o risco de se enveredar por este triste caminho”, afirma o parlamentar.
■ Metade dos orelhões instalados na Praça Roberto Silveira, no Centro de Caxias, estão sem funcionar. E o local, além do policiamento da Guarda Municipal, é vizinho da 59ª DP/Caxias e da Justiça Federal. Mesmo assim, os vândalos continuam agindo livremente.
■ O IPMDC aproveitou a realização do projeto “Governo em Casa”, realizado no sábado, no Parque Lafaiete, para apresentar a nova UTI - Móvel recém adquirida e que será utilizada no transporte de servidores e seus dependentes. Com a crise geral na saúde, é mais negócio comprar ambulâncias e levar os pacientes para outras cidades.
■ A falta de recursos para a assistência médica dos servidores é tal que o IPMDC já limitou o número de exames que cada clínico pode solicitar por mês. Alguns exames, como eco-cardiografia, fundamental para o acompanhamento dos cardiopatas, está sendo marcado para até 60 dias da data da solicitação pelo cardiologista. Se não morrer até lá, o paciente terá condições de saber como anda o seu coração.
■ Atualmente, o comando do IPMDC está nas mãos de um (excelente) advogado e de um arquiteto. Internar ou não um paciente não é mais uma questão técnica de saúde pública, mas de disponibilidade de “Caixa”! São apenas R$ 275 mil por mês para garantir a assistência médica de mais de 14 mil famílias de servidores e seus dependentes. Em 2005, a verba mensal repassada pelos SUS era de R$ 300 mil.

quarta-feira, março 22, 2006

BAIXADA URGENTE

DENÚNCIA:
CAXIAS AFUNDA NO LIXO DO RIO
, Além de coordenar a campanha contra a superlotação dos xadrezes da 59ª DP-Caxias, que na semana passava abrigava mais de 580 presos, iniciativa que conta com o apoio da OAB/Caxias, da Maçonaria, dos clubes de serviço e da Firjan, a Ong “Viva a Vida” vai abrir uma nova frente de luta: o lixão do Jardim Gramacho, onde há poucos dias foram descobertas ossadas de mais de 100 pessoas.
Instalado e administrado pela Comlurb durante o governo Chagas Freitas, O lixão recebe mais de oito mil toneladas de lixo por dia da cidade do Rio de Janeiro, além de quantidades menores de Nilópolis, São João de Meriti e Belford Roxo. Ocorre que o chamado aterro sanitário do Jardim Gramacho foi implantado sobre área de manguezal e, além de destruir a fauna e a flora local, está provocando a elevação da lama do fundo da Baía. Ambientalistas, como a professora Dalva Lazzaroni, já denunciaram que pode ocorrer uma tragédia a qualquer momento e o lixo e a lama invadirem as casas do populoso bairro caxiense.
O presidente da Ong “Viva a Vida”, Ronaldo Batista de Lima, está tentando incluir o problema do lixão do Jardim Gramacho na pauta da organização “Greenpeece”, a mesma que usou a estátua do Cristo Redentor para denunciar o assassinato a sangue frio do planeta, em conseqüência do efeito estufa, crime comandado pelas nações industrializadas sob a liderança dos EE. UU., país que se nega a assinar o Tratado de Kioto, de combate e controle do “Efeito Estufa”.
Washington Reis e Rosinha Garotinho que se preparem. Vem chumbo grosso por aí!

■ Em março de 2005, a Secretária de Ação Social e Trabalho de Duque de Caxias, Daniele Reis, alugou um prédio de quatro pavimentos na Avenida Brigadeiro Lima e Silva, ao lado da Justiça do Trabalho. Ela pagaria R$ 10 mil de aluguel por um prédio mais espaçoso que o hoje ocupado pela sua Secretaria, na Rua Piratini, em frente ao Viaduto da Câmara, a um custo mensal de R$ 12,5 mil (valores de 2005).
■ Além da economia, a esposa do prefeito Washington Reis pretendia aproveitar o espaço extra para instalar novos serviços, inclusive a Funerária Popular, que garantiria um sepultamento gratuito e respeitoso para pessoas carentes, sem depender de favores da concessionária dos cemitérios da cidade. Nem o fato de ser a Primeira Dama ajudou Daniele Reis a romper as barreiras impostas por outras secretarias. Até um elevador foi instalado no local, mas a inauguração da nova sede da Secretaria de Ação Social e Trabalho não tem data para ocorrer.
■ Enquanto isso, idosos e deficientes físicos se espremem nas escadarias e corredores da antiga sede da Secretaria, na Rua Piratini, um prédio de apenas três pavimentos. Por enfrentar situação semelhante, de cerceamento e falta de recursos, o vereador Ito deixou a Secretaria do Meio Ambiente.
■ No Governo Lula, não se pode confiar nem na Polícia Federal, nem na Caixa. O que mais falta tirar do povo, depois de furtar a nossa esperança de mudanças?
■ As raposas do “Butantã” da Praça Roberto Silveira, em Caxias, entendem que a “Rua Toneleros” que vai levar Lula ao inferno já apareceu. Foi a quebra do sigilo bancário do copeiro que trabalhava na “República de Ribeirão Preto”, um luxuoso casarão onde os assessores de Palocci faziam festinhas regadas a viagra.
■ No caso “Toneleros”, a ordem de matar Carlos Lacerda partiu dos porões do Palácio do Catete. O erro dos pistoleiros foi matarem um major da Aeronáutica, amigo do jornalista, dando início à “República do Galeão”, movimento político-militar que levou Getúlio ao suicídio. Quem será o “Gregório” da Era Lula?
■ .Um jornalão do Rio, menina dos olhos da Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Duque de Caxias, de quem recebe boa ajuda em publicidade, vira e mexe acaba batendo forte no prefeito Washington Reis, o que é, no mínimo, uma ingratidão.
■ Na edição de segunda-feira, na reportagem sobre o comício de Garotinho na Cinelândia, um astuto repórter do referido jornalão conseguiu identificar, em meio a mais de 25 mil pessoas, segundo cálculos da PM, uma copeira que trabalha na Secretaria de Educação de Caxias. Uma senhora de 59 anos que não é chegada à mentira, a copeira confessou, candidamente, que fora ao comício para ajudar Garotinho por determinação do prefeito Washington Reis, seu patrão eventual.
■ Aos olhos do Código Eleitoral, o uso de servidores públicos em atos político-partidário configura o uso da máquina administrativa. E o casal Garotinho até hoje está às voltas com a Justiça Eleitoral justamente por ter transferido, em 2004, a Secretaria de Ação Social do Estado, a que distribui o Chefe Cidadão, para ajudar o candidato de Garotinho nas eleições (anuladas) de Campos.
■ Há poucos dias, o Secretário de Administração de Caxias, que é vereador do PPS e irmão do deputado Gilberto Silva, por muito pouco não acabou preso por descumprir, seguindo determinação do prefeito, uma Ordem judicial em favor de professores do Município.
■ As voltas que o mundo dá. Durante os oito anos em que dirigiu com mão de ferro a Secretaria de Educação de Duque de Caxias, a professora Roberta Barreto usou de todos os recursos para impedir greve no setor, inclusive contratando professoras concursadas pelo regime do GLP do Estado, que é um contrato precário e pode ser cancelado a qualquer momento. Como havia centenas de professores nessa situação, se fizessem greve, perderiam o segundo emprego, além do risco de responderem a inquérito administrativo e perderem a vaga que conquistaram por concurso.
■ Agora que está fora do Governo, a professora Roberta Barreto não perde oportunidade para, através do programa de uma rádio carioca de sucesso, incentivar o Magistério à greve, tanto no Estado governado por Da. Rosinha, como no Município, que ela pretendia governar como prefeita indicada por Zito. Será que o SEPE, que sempre bateu de frente com a Secretária de Educação de Zito, agora vai aceitar ser comandado pela trêfega professora?

terça-feira, março 21, 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

.
BARBOZA LEITE É CENSURADO
.

(CLIQUE NA IMAGEM PARA AMPLIAR)

►Embora extinta oficialmente, a Censura continua a dar as cartas em alguns setores da vida brasileira. A mais nova vítima foi o saudoso artista plástico, jornalista, poeta e compositor Barboza Leite. Por iniciativa da vereadora Leide Duarte, presidente da Comissão de Cultura, a Câmara de Duque de Caxias aprovou, por unanimidade, projeto de lei instituindo o Dia Municipal da Cultura, a ser comemorado a 20 de março, data natalícia do saudoso artista, o mais caxiense de quantos cearenses aportaram por aqui nos últimos 60 anos. A justificativa constava do Artigo 1º do anteprojeto de lei da vereadora, mas, ao ser publicada e transformada na Lei Municipal nº 1.926, de 1º/12/2005, o referido artigo foi alterado para excluir a justificativa.
Foi um ato que não recomenda Washington Reis como amigo da Cultura. Talvez o fato seja apenas conseqüência direta da escolha de uma desconhecida professora carioca para comandar a Secretaria de Cultura, a qual Barboza Leite dedicou muito suor e tempo para a sua criação. O resultado é que, não fosse o empenho da vereadora, da equipe do Instituto Histórico da Câmara e de sua Associação de Amigos, a data passaria em branco.

► As comemorações nesta segunda-feira (20/03) do Dia Municipal de Cultura, instituído nos termos da Lei Nº. 1.926, de 1º/12/2005, aprovada pela Câmara por unamidade, deveria ser organizada pela Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, como determina a Lei. Na prática, quem comandou a festa foi a Comissão de Cultura da Câmara, presidida pela vereadora Leide Duarte, com a providencial ajuda do Instituto Historio Vereador Thomé Barreto, um ativo órgão do Legislativo que funciona espremido no porão da Câmara.
► O novo Secretário de Habitação de Duque de Caxias, Bispo Paulo Rodrigues, da Igreja Universal, tomou duas decisões, no mínimo, surpreendentes: revogou a República e afastou a Subsecretária e deputada aposentada Magali Machado. No primeiro caso, embora a Constituição Federal declare que o Brasil é um país laico, com total separação entre o Estado e a Igreja, o Bispo Paulo Rodrigues decidiu que seus principais auxiliares serão indicados exclusivamente pela Igreja Universal. Em relação à Subsecretária, ele exigiu do prefeito a sua demissão. Como Magali Machado, embora pertencendo à Igreja Universal, está no Governo na cota do senador Sergio Cabral Filho, o prefeito encontrou uma solução caseira: trocou a Subsecretária de Habitação pelo seu colega da Cultura.
► O problema é que Magali Machado saíra brigada com a Secretária Carmem Migueles, que teve de aceitá-la de volta. Já o Subsecretário de Habitação será o suplente de vereador Josemar Padilha, de Xerém, que assumira a Subsecretaria de Cultura ano passado anunciando que seu principal objetivo era “detonar” todos os “estrangeiros” do Governo Washington Reis, a começar pela Secretária Carmem Migueles.
► Outro que parece estar com a bola cheia com o prefeito Washington Reis é o Secretário de Fazenda, Sérgio Rui Barbosa, que também integra a cota do senador Sérgio Cabral Filho de quem foi chefe de Gabinete na Assembléia Legislativa.
► Sérgio Rui se queixou ao prefeito de que a parte que a sua Secretaria ocupa no 2º andar da antiga Prefeitura, na Praça Roberto Silveira, é pequeno para abrigar todos os setores da Fazenda, agora que incorporou a antiga Secretaria de Planejamento. Para atendê-lo, o prefeito já havia decidido fundir as Secretarias de Habitação, que ocupa algumas salas no 2º andar, com Urbanismo, que funciona em Jardim Primavera.
► Aproveitando a deixa, o Dr. Sérgio Rui insistiu em mais espaço e acabou ganhando todo o 4º andar da antiga Prefeitura, ocupado até hoje pela Secretaria de Cultura e pela Escola de Artes Barboza Leite e a Sala de Leitura Gastão Reis. Com isso, a socióloga Carmem Migueles vai ter que fazer muita ginástica para abrigar a sua Secretaria em parte do 2º andar, onde permanecerão o setor de atendimento ao contribuinte e a agência do Banco do Brasil. Pelo jeito, a Sra. Carmem Migueles vai acabar engrossando o MSST - Movimento dos Sem Sala para trabalhar.
► Um ex-Secretário de Serviços Públicos de Duque de Caxias, ao pagar pelo estacionamento numa das ruas centrais da cidade, perguntou ao “flanelinha” uniformizado para onde ia todo o dinheiro arrecadado nos estacionamentos controlados pela Prefeitura. Afinal, para cada 1 hora, o motorista paga, antecipadamente, R$ 1,50. O flanelinha não soube responder.
► Quando foram criados, no início dos anos 90, a receita dos estacionamentos, por determinação do então prefeito José Carlos Lacerda, teria descontadas as despesas de administração e salário do pessoal, sendo o saldo aí apurado distribuído entre as instituições que se dedicassem a fazer o que o governo não faz: cuidar de crianças, jovens, idosos e portadores de necessidades especiais.
► Até o Governo Zito, isto acontecia mensalmente, beneficiando mais de duas dezenas de ONGs voltadas para a assistência social, como APAE, ASPA, Mansão da Esperança, Lar de Narcisa, Lar dos Velhos de S. Bento e Casa do Caminho. Agora, ninguém sabe o que acontece nesse setor, hoje controlado pela Secretaria de Serviços Públicos.
► O ex-presidente da Câmara de Duque de Caxias, Laury Vilar, está às vésperas de vestir uma tremenda “saia justa”. Candidato a deputado federal pelo PFL, com apoio de César Maia, ele pode atrapalhar a eleição da hoje deputada estadual Andréia Zito, filha do seu mentor político e ex-prefeito Zito, que tentará uma das 47 vagas na Câmara Federal, uma vez que seu pai preferiu um lugar na Assembléia Legislativa, que ele integrou nos anos 90, pelo PTR. Como deputado estadual, Zito pretende vigiar de perto o seu ex-vice, Washington Reis, para tomar-lhe o lugar nas eleições de 2008. Se a candidatura a deputado federal de Andréia Zito virar pó, o coitado do Laury terá de mudar de planeta antes do próximo Natal.
► A água que não chega às torneiras da Vila Operária, vizinha aos reservatórios da Cedae, jorram há dias em dois vazamentos no Centro de Caxias. O primeiro, na Avenida Presidente Vargas, fica a menos de 100 metros da Superintendência da Cedae, enquanto o segundo, na Rua Professor José de Souza Herdy, está destruindo o asfalto da rua, também usada para entrada e saída do Jardim XXV de Agosto.
► Os moradores da Vila Operária, também chamada de “Rocinha de Caxias”, por fazer divisa com o sofisticado Jardim 25 de Agosto, o metro quadrado mais caro do Município, dependem de carros pipas. Como nem todos têm condições de pagar de R$ 50 a R$ 100 por viagem, eles são ajudados pela Associação de Moradores, que aluga os carros pipas.
► Um juiz de São Paulo mantém na cadeia uma jovem, acusada de furtar um pote de manteiga. Ela tem um perfil característico aos presos dos xadrezes do Brasil: é negra, vive na periferia e, como diarista, sustenta a própria mãe, dois irmãos e um filho de apenas dois anos. O juiz já recusou três pedidos de relaxamento de prisão e um habeas corpus.
► Por aqui, um desembargador mandou soltar um poderoso e perigoso traficante, que reponde a pelo menos 12 inquéritos, sob a alegação de falhas processuais. Já em Brasília, um Ministro do STF impede testemunha de falar sobre as festinhas, regadas a viagra e promovidas por assessores do Ministro Palocci num casarão de Brasília, mais conhecido como “República de Ribeirão Preto”.
► Segundo o caseiro, sua mulher recolhia pela manhã, com a ajuda de uma pá de lixo, todas as dezenas de camisinhas usadas pelos festeiros na véspera. O senador Tião Viana, que assinou o pedido de mandado de segurança contra a CPI dos Bingos, afirmou que o depoimento poderia afetar a vida conjugal do Ministro da Fazenda.
► Enquanto isso, o chefe da chacina de 111 presos de Carandiru foi absolvido, os assassinos dos fiscais do Ministério do Trabalho, em Minais Gerais, continuam soltos, os responsáveis pelo afundamento do “Batom Mouche” flanam pela Europa a bordo de seus luxuosos iates e o ex-deputado Sérgio Naya continua tomando champanhe francês em taças de cristal importadas.