quinta-feira, março 23, 2006

BAIXADA URGENTE

■ O Ministério Público Eleitoral de São João de Meriti deu parecer favorável à cassação do mandato do prefeito Uzias Mocotó, do PMDB, por abuso de poder econômico nas eleições de 2004. Para o procurador regional do MP Eleitoral, Rogério Navarro, as provas mais fortes são as cartas que o ex-governador Anthony Garotinho enviou aos eleitores do Município, ameaçando suspender os investimentos do Estado em São João de Meriti se o candidato peemedebista perdesse as eleições.
■ Há denúncias no MP de que as cartas foram financiadas pela empresa Delta Construções, que faz obras para o estado, recolhe lixo em Caxias e constrói o novo anexo do Palácio da Justiça, no Rio.
■ Até sábado, dia 25, as 40 Igrejas Batistas filiadas à Associação Norte-Caxiense estarão reunidas na 18 ª Assembléia, que se realiza desde terça-feira nas dependências da Igreja Batista Ebenezer, em frente ao Museu Histórico de Duque de Caxias, no bairro Taquara, terceiro Distrito de Duque de Caxias.
■ A Prefeitura de Duque de Caxias promove nesta quinta (23/03), a partir das 7:00 horas da matina, um grande mutirão para combater o despejo irregular de lixo nas lixeiras clandestinas existentes nas proximidades do Aterro Sanitário do bairro Jardim Gramacho. Homens e máquinas vão limpar os terrenos e os motoristas de caminhões, que insistirem em despejar lixo nessas áreas, serão multados e podem ter os seus veículos apreendidos. A iniciativa vai mobilizar as Secretarias de Serviços Públicos, Obras, Fazenda, Saúde, Meio Ambiente e Segurança Pública. A Polícia Militar vai participar da operação e os veículos em situação irregular serão recolhidos ao depósito público do município.
■ A Secretária de Cultura de Duque de Caxias, a professora Carmem Migueles, e o prefeito Washington Reis estão devendo uma boa explicação para o veto ao nome do poeta, artista plástico e caxiense de coração Barboza Leite, excluído do texto da Lei nº 1.926, de 01/12/2005, que criou o “DIA MUNICIPAL DA CULTURA”, a ser comemorado no dia 20 de março, justamente aproveitando a data natalícia do cearense de Uruoca, que desde 1951 agitava a vida cultural e artística de Duque de Caxias, onde morreu e foi enterrado.
■ A “teocracia” implantada na Secretaria de Habitação de Duque de Caxias pelo Bispo Paulo Rodrigues, da Igreja Universal, está afastando do órgão antigos e eficientes quadros, em face da perseguição religiosa desenvolvida pelos assessores do bispo, que substituiu o ex-deputado Eraldo Macedo, demitido por Washington Reis apesar de estar hospitalizado, desde outubro de 2005, num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro, com grave lesão cerebral. Nem a Inquisição ousou tanto!
■ A Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro vota nesta quinta-feira (23/03), o projeto do deputado Nelson Gonçalves (PMDB), que institui o programa de ação interdisciplinar e de participação voluntária denominado “Escola sem Drogas”, que tem por objetivo conscientizar crianças, adolescentes e a comunidade escolar sobre os malefícios causados pelo uso de drogas. “O programa estimula e viabiliza a criação de mecanismos que atuem diretamente nas escolas, no sentido de combater o uso de drogas por parte da comunidade escolar, principalmente os jovens, que estão sempre correndo o risco de se enveredar por este triste caminho”, afirma o parlamentar.
■ Metade dos orelhões instalados na Praça Roberto Silveira, no Centro de Caxias, estão sem funcionar. E o local, além do policiamento da Guarda Municipal, é vizinho da 59ª DP/Caxias e da Justiça Federal. Mesmo assim, os vândalos continuam agindo livremente.
■ O IPMDC aproveitou a realização do projeto “Governo em Casa”, realizado no sábado, no Parque Lafaiete, para apresentar a nova UTI - Móvel recém adquirida e que será utilizada no transporte de servidores e seus dependentes. Com a crise geral na saúde, é mais negócio comprar ambulâncias e levar os pacientes para outras cidades.
■ A falta de recursos para a assistência médica dos servidores é tal que o IPMDC já limitou o número de exames que cada clínico pode solicitar por mês. Alguns exames, como eco-cardiografia, fundamental para o acompanhamento dos cardiopatas, está sendo marcado para até 60 dias da data da solicitação pelo cardiologista. Se não morrer até lá, o paciente terá condições de saber como anda o seu coração.
■ Atualmente, o comando do IPMDC está nas mãos de um (excelente) advogado e de um arquiteto. Internar ou não um paciente não é mais uma questão técnica de saúde pública, mas de disponibilidade de “Caixa”! São apenas R$ 275 mil por mês para garantir a assistência médica de mais de 14 mil famílias de servidores e seus dependentes. Em 2005, a verba mensal repassada pelos SUS era de R$ 300 mil.

Nenhum comentário: