sexta-feira, março 24, 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

SUPERLOTAÇÃO DE XADREZ DENUNCIADA À ONU

O deputado Geraldo Moreira e Ronaldo Batista de Lima

■ A ONG Movimento Viva a Vida, que tem o apoio da OAB, dos clubes de serviço e da Firjan, semana passada fez uma explosiva reunião na Loja 18 (da Maçonaria), na Praça da Maçonaria, no Jardim 25 de Agosto, para discutir a superlotação dos xadrezes da 59ª DP (Duque de Caxias). Agora, a ONG promete muito mais munição para a próxima reunião, dia 19 de abril, no mesmo local. O deputado Geraldo Moreira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALERJ, afirmou, durante o encontro, que foi "enganado" pelo Governo do Estado. Quando da desativação dos xadrezes da Polinter, medida determinada pela Justiça, o parlamentar do PDT procurou as autoridades da Secretaria de Segurança, pedindo que os presos da Polinter fossem transferidos exclusivamente para casas de custódia, construídas pelo Estado com recursos federais exatamente com esse objetivo. As autoridades da área de Segurança Pública do Estado, a começar pelo Secretário Marcelo Itagiba, garantiram que os presos da Polinter não iriam para xadrezes das Delegacias concentradoras de presos da Baixada, como temia Geraldo Moreira. Na semana passada, eram mais de 580 presos nas celas da 59ª. Agora, Ronaldo Batista de Lima, presidente do Movimento Viva a Vida e que promoveu a reunião na Maçonaria, vai acionar nada menos que Kofi Anan, Secretário Geral da ONU, para denunciar a violação dos Direitos Humanos no Brasil diante da situação de superlotação dos xadrezes da DP.

► A cena deprimente e debochada da deputada Ângela Guadagnin (PT-SP), comemorando a absolvição de um deputado do seu partido, acusado pelo Conselho de Ética de beneficiário do “mensalão”, não pode ficar sem a devida punição. O eleitorado paulista, enganado por José Dirceu, José Genoíno e - principalmente - por Lula, tem a indeclinável obrigação de cassar, negando o voto, o mandato dessa deputada, que envergonha um País e desmoraliza o Congresso Nacional, que um dia foi considerado a “Casa do Povo”.
► Enquanto isso, o líder do PT na Câmara, Henrique Fontana (RS), defendeu, nesta quinta-feira (23/03), que o partido recorra ao Supremo Tribunal Federal para impedir o depoimento da diretora de Tecnologia da Caixa Econômica Federal, Clarice Coppetti, na CPI dos Bingos. O líder petista teme que a diretora da CEF revele de onde partiu a ordem para que o sigilo do caseiro fosse quebrado sem autorização da Justiça. A Caixa é subordinada ao Ministério da Fazenda.
► Por outro lado, o ministro da Coordenação Política, Jaques Wagner, negou nesta quinta-feira que o ministro Antonio Palocci, tenha pedido demissão. A demissão foi noticiada pela “Folha de S. Paulo”, segundo a qual Lula já estaria procurando substituto para o ex-prefeito de Ribeirão Preto. Os rumores sobre a demissão aumentaram depois que o presidente do BNDES, Guido Mantega, reafirmou que a economia brasileira está forte o suficiente para superar até mudança de Ministro da Fazenda, numa confissão de que a permanência de Palocci no cargo não tem a mesma segurança de antes do depoimento do caseiro.
► Quebrar o sigilo bancário e fiscal do companheiro Paulo Okamoto, o cidadão que paga as contas pessoais do companheiro Lula e da filha Lurian, sem declarar ao Imposto de Renda de onde veio mais de 60 mil, não pode, pois o STF proibiu.
► Quebrar o sigilo bancário de um modesto copeiro, tentando desqualificá-lo como testemunha contra o Ministro Palocci, pode, mesmo sem autorização de CPIs ou da Justiça?
► Pela (péssima) repercussão que a quebra de sigilo provocou, o governo vai acabar encontrando um companheiro-voluntário para assumir o papel de cobaia e dizer que levantou o extrato da conta particular do caseiro na Caixa apenas para ajudar ao companheiro Palocci.
► Pelo andar da carruagem, no (des) governo Lula todos os métodos são válidos, desde que em benefício do “nosso guia”. Vale até rasgar a Constituição Federal, violar a legislação sobre sigilo fiscal do cidadão e, mais ainda, tumultuar as prévias no PMDB, impetrar mandado de segurança para impedir caseiro de explicar, na CPI dos Bingos, a quantidade de camisinhas e frascos de viagra que sua esposa recolhia como lixo, depois das “reuniões” na sede da “República de Ribeirão Preto”. Até um corretor de imóveis, que intermediou a locação da casa, revelou que o aluguel mensal de R$ 9 mil era pago pela empresa “Leão & Leão", que coletava o lixo durante a passagem de Palocci pela prefeitura do interior paulista.
► As cartas que Garotinho despachou para eleitores de São João de Meriti em 2004, ameaçando suspender as obras em andamento no Município se Mocotó perdesse as eleições, agora serão utilizadas pelo Ministério Público Eleitoral para tentar cassar o mandato do prefeito do PMDB. O MP investiga, inclusive, uma empresa prestadora de serviços à Prefeitura que teria financiado a confecção e postagem das cartas.
►Enquanto o Ministério Público investiga se uma empresa, fornecedora do Estado, patrocinou a carta-ameaça de Garotinho que influenciaram a eleição em São João de Meriti, um jornal carioca garante que o empresário João Felippo Barreto, o verdadeiro dono da Locanty’, indicou o Secretário de Obras de Belford Roxo. Ele é co-réu, junto com o ex-prefeito Zito, num processo por improbidade administrativa que corre em segredo de justiça na 4ª Vara Cível de Duque de Caxias desde 2004, por iniciativa do MP. ¦ Na queda de Vargas, em 1954, o principal argumento da oposição foi o crime da Rua Toneleros, onde os homens da guarda pessoal do Palácio do Catete tentaram calar o jornalista Carlos Lacerda a tiros e acabaram matando o major Rubens Florentino Vaz, o que desencadeou a República do Galeão, uma rebelião do alto comando da FAB contra Getúlio.
► Agora, parece que a crise terminal do Governo Lula será conseqüência direta do crime de violação do sigilo bancário do copeiro que teve coragem de afirmar, para todo o País, que Palocci freqüentava a “República de Ribeirão Preto”, uma casa alugada em Brasília pela empresa “Leão & Leão” para os encontros de assessores de Palocci.
► Até o ultra-governista Ministro Nelson Jobim, que está deixando o STF, considerou extremamente grave a violação do sigilo bancário do modesto copeiro.
► O curioso é que a senadora Ideli Salvatti, para justificar o apelo à Justiça para impedir o depoimento do caseiro, revelou que temia que as declarações do rapaz afetasse a vida conjugal do Ministro da Fazenda. E a vida pessoal do copeiro e do suposto pai biológico, que confessou ser o autor dos depósitos na Caixa, poderia ser exposta como o foi pelo alto comando do banco subordinado ao Ministério da Fazenda?
► Por muito menos, um deputado americano pegou oito anos de cadeia. O seu crime foi embolsar dois milhões de dólares de ajuda não contabilizada de campanha. Lá, nem a Câmara teve coragem de barrar o processo, que tramitou tranquilamente na Justiça local.
► Desde terça-feira, a Secretaria de Obras de Duque de Caxias está fazendo obras de recuperação da rede de esgotos e pavimentação da Rua Conde de Porto Alegre, principal ligação do Centro com os bairros Paulicéia, Itatiaia e Vila São Luiz. Com isso, o tráfego, inclusive de ônibus e caminhões, foi desviado para a estreita e residencial Rua General Câmara, com pista de rolamento de apenas 8 metros, que era o padrão nos anos 40, quando o bairro 25 de Agosto foi criado. O desvio é feito entre as Ruas Barão do Triunfo, em aclive, e Cardoso Bessa, nos limites do bairro Paulicéia. Nesta sexta-feira (24/03), a obra continuava sem perspectiva de se concluída. Assim, o transtorno vai continuar por mais alguns dias.
► Como de Departamento de Trânsito do Município não destacou Guardas Municipais para controlar o trânsito no local, o que vemos são carros seguindo contra o fluxo que vem da Rua Conde de Porto Alegre, com grave risco de acidentes, pois a Rua General Câmara só é intensamente utilizada aos domingos, em função da feira-livre, com o que os motoristas estão acostumados. A Secretaria de Segurança Municipal, que controla os guardas de trânsito da Prefeitura, está preocupada apenas em controlar o tráfego na Avenida Presidente Kennedy, onde está em construção o "Shopping Paraguay”, que irá abrigar, exclusivamente, camelôs de bugingangas importadas, além de CDs e DVDs duplicados.
► O escritor Afonso Romano de Sasnt'anna confirmou presença num encontro com leitores na Biblioteca Leonel de Moura Brizola, do Centro Cultural Oscar Niemeyer, na Praça do Pacificador. O evento será dia 27 de abril, quando o festejado escritor vai conversar com autores locais e estudantes.

Nenhum comentário: