quarta-feira, março 29, 2006

BAIXADA URGENTE- DENÚNCIA

MULTINACIONAL FECHA GALERIA

► Além da falta de respeito por parte de nossos Governantes, a Cultura continua sendo gradativamente aviltada, especialmente por empresas que visam apenas o lucro. No ano passado, a população de Duque de Caxias foi surpreendida pelo fechamento da Galeria 25 de Agosto, um dos primeiros centros comerciais do Município e espaço cultural da cidade. Ela foi erguida nos anos 50 aproveitando um terreno que antes servia apenas para a instalação de parques de diversão. O fechamento agora foi promovido pela loja de departamentos C&A, para permitir a expansão da sua loja, que ocupa a área do extinto e demolido Cine Paz, na Praça do Pacificador. Segundo comentários na ocasião, o fechamento da Galeria seria uma espécie de “compensação” da Prefeitura pelo estorvo que representa o prédio inacabado do novo Teatro Municipal, em frente à loja da multinacional de calcinhas e soutiens. A Galeria 25 de Agosto era uma servidão que aumentava o espaço comercial do térreo de um edifício de quatro pavimentos, um dos primeiros da cidade de uso misto, com lojas no térreo, escritórios no primeiro pavimento e apartamentos nos demais andares. Foi nessa galeria, em forma de “L” e que ligava a Praça 23 de Outubro - mais tarde rebatizada de Emancipação - à Avenida /Dr. Plínio Casado, que teve lugar a 1ª Exposição de Artes Plásticas de Duque de Caxias, em 1957, numa época em que o município só era notícia nos jornais e revistas do Rio de Janeiro por causa dos homicídios envolvendo, como autores ou vítimas, pessoas ligadas ao então deputado Tenório Cavalcante, o homem que desafiava abertamente a autoridade do Comandante Ernani do Amaral Peixoto, o donatário da vida política e administrativa do antigo Estado do Rio pelos laços de família que o ligavam ao Presidente Getúlio Vargas, de quem era genro.

◄ O Conselho Nacional de Justiça decidiu determinar, nesta terça-feira (28/03), a exoneração de mais 51 servidores do Tribunal de Justiça do Rio de Janeiro, alcançados pela resolução nº. 07, que proibiu o nepotismo no Judiciário. Esses funcionários, antes subordinados diretamente aos gabinetes dos desembargadores, passaram a ser vinculados a um departamento único, criado por norma interna do tribunal fluminense. O CNJ considerou a iniciativa uma forma de tentar burlar a regra anti-nepotismo. O Conselho determinou, ainda, a perda das funções gratificadas de outros 30 servidores concursados, que ainda estariam trabalhando vinculados diretamente aos desembargadores dos quais são parentes ou assemelhados.
◄ O Museu de Astronomia e Ciências Afins, em São Cristóvão, vai transmitir, ao vivo, a partir das 23,30 horas desta quarta-feira, num telão ali instalado, o lançamento do primeiro astronauta brasileiro, Marcos César Pontes. Na equipe do Museu que acompanhará o lançamento da nave russa Soyus estará um cientista caxiense, o engenheiro. Jairo Capistrano, ex-aluno do Colégio Municipal Aquino de Araújo, o primeiro do Município a oferecer o antigo Curso Ginasial e que este ano está completando 50 anos de fundação.
◄ Uma semana após a denúncia deste Blog, nem a Secretaria de Cultura de Duque de Caxias, muito menos o prefeito Washington Reis justificaram o corte do nome do artista plástico Barboza Leite do texto da lei que criou o Dia Municipal da Cultura, a ser comemorado no dia 20 de março, data de nascimento do mais festejado caxiense nascido no Ceará. Por lei, o prefeito só pode sancionar, integralmente ou com vetos, projetos aprovados pela Câmara, nunca suprimir expressões ou frases, como a citação de que a data fora escolhida numa homenagem ao pintor, escultor, gravurista, compositor e ativista cultural que, desde 1951, quando se transferiu de armas e bagagens para Duque de Caxias, foi responsável pelas mais importantes iniciativas no campo cultural.
◄ A “I Exposição de Artes Plásticas de Duque de Caxias”, em 1957, por exemplo, foi uma iniciativa de Barboza Leite e seus amigos do movimento Grupo, que conseguiram reunir e expor numa galeria comercial - a agora extinta Galeria 25 de Agosto, em pleno centro de Caxias - obras de artistas consagrados como Ana Letícia, Benjamim Silva, Bruno Giorgio, Frank Schaeffer, Inimá, Percy Lau e Steiner. O grupo conseguiu, inclusive, um caminhão da Prefeitura para ir buscar e levar os trabalhos expostos, como óleos, gravuras e esculturas, mas teve que meter a mão no próprio bolso para custear a gasolina, pois já naquela época, Prefeitura não tinha “verba para gastar com Cultura”.
◄ A criação do Teatro Municipal Armando Melo, uma sala com 90 lugares, cedida ao município por 99 anos e construída pela empresa que incorporou o Shopping Center de Caxias, em 1967, foi outra vitoriosa iniciativa de Barboza Leite, com a ajuda do teatrólogo Laís Costa Velho, que estreou o novo espaço cultural da Baixada com a peça “Os Inimigos não Mandam Flores”, dirigida pelo próprio Barboza Leite.
◄ Desde aquela época, o Teatro Municipal Armando Melo-TEMAM era utilizado não só para montagem de espetáculos, mas também para a realização de cursos de formação de artistas, técnicos e platéia. Dali saiu, inclusive, o grupo TAL - Teatro de Abertura Lúdica - com a criação coletiva “Sacos & Canudos”, de Dedires Demrós e dirigida por Ediélio Mendonça e ganhadora do Prêmio Air France de Teatro em 1978 para grupos amadores. O espetáculo estreara em 1977 no TEMAM e fez grande sucesso nos Teatros Cacilda Becker e Glaucio Gil, no Rio. Acabou convidada para inaugurar o Teatro do SESC em São João de Meriti. O TEMAM , um simpático e aconchegando espaço instalado no terminal rodoviário do Shopping Center de Caxias, administrado pela Prefeitura, acabou fechado pela atual Administração.
◄ Semana passada, houve uma matança em Imbariê, em continuação a uma disputa pelo comércio de drogas na Vila Cabral. Segundo a PM, mais de 10 pessoas morreram nos últimos dias em conseqüência dessa disputa. O curioso é que os bandidos da favela Vila Operária, no Primeiro Distrito, decretaram luto pela morte dos comparsas na segunda-feira, mandando fechar o comércio. Menos de duas horas depois, a ordem foi suspensa, pois os bandidos mortos não eram da facção que controla o comércio de drogas na Vila Operária. E o prejuízo do comércio, quem paga?
◄ A Secretaria de Obras de Duque de Caxias conseguiu concluir nesta terça-feira a obra de recuperação da pavimentação da Rua Conde de Porto Alegre, que liga o centro aos bairros Paulicéia, Itatiaia e Vila São Luiz. Foram 10 dias de sufoco para motoristas e moradores, com engarrafamentos diários na área
central da cidade
.

Nenhum comentário: