segunda-feira, maio 29, 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

OAB/CAXIAS PERDE TERRENO
PARA SEDE PRÓPRIA
A 2ª Subseção da OAB, em Duque de Caxias, acaba de perder o direito a uma área, junto ao Fórum, para a construção da sua sede própria. A denúncia foi feita neste fim de semana pelo jornal “O Municipal”, numa ampla reportagem sobre as obras de ampliação do fórum de Duque de Caxias. Segundo a reportagem, o espaço havia sido doado pelo Tribunal de Justiça, que reservou uma parte da área de 15 mil metros quadrados cedidas pelo Município, no bairro 25 de Agosto, no final dos anos 90, mas a OAB/Caxias, envolvida em disputas políticas, não teve competência para levantar os recursos necessários para iniciar a construção. A área, que a OABA/Caxias desprezou, foi reincorporada ao patrimônio do Tribunal de Justiça, que está construindo um anexo ao fórum, onde irá centralizar todos os órgãos da Justiça que funcionam em Duque de Caxias. Entre os órgãos que irão ocupar, a partir do início de 2007, os quatro pavimentos do anexo estão os dois Juizados Especiais Cíveis, o 1º Juizado Criminal, a Vara da Infância, Juventude e Idoso e o 4º NURC, órgão do Tribunal que controla o quadro de serventuários em atuação no Município.


■ A saber que a OAB/Caxias havia perdido o direito de usar parte do terreno destinado à construção do novo Fórum do Município, um veterano advogado culpou a atual diretoria da 2ª Subseção pelo prejuízo que a classe terá, não só pela perda do espaço, mas pela desmoralização a que será submetida diante de tal fato.
■ Não podia ser mais infeliz a declaração do competente e atuante Tenente-Coronel Paulo César Ferreira Lopes, Comandante do 15º Batalhão da PM, ao comentar os elevados índices de furto e roubo de automóveis nos bairros 25 de Agosto, Paulicéia, Parque Lafaiete e Vila São Luis, que coloca o município na liderança desse tipo de crime na Baixada.
■ Para ao Comandante do batalhão responsável pela segurança no Município, os altos índices de roubos de carros naaueles bairros são devido ao fato dos seus moradores terem um alto poder aquisitivo. Deixou a impressão de que as vítimas, ao insitirem em usar carros novos e de preços elevados, estão provocando os ladrões.
■ Este é um velho bordão de conhecidos “sociólogos”, para quem um jovem de classe média, ao comprar e usar um tênis ou camisa de marca, acaba provocando a reação da parcela dos excluídos. Para esses “sociólogos”, o roubo seria apenas uma forma de “punição” ao jovem de classe média, culpado pela pobreza de boa parte da população. Seria a teoria do lobo aplicada à Classe Média.
■ Esses “sociólogos”, tal e qual ocorre com Lula, ainda não observaram que Celso Pita, Paulo Maluf, o ex-Bispo Rodrigues, Silvio Pereira, Waldomiro Diniz e outros integrantes da quadrilha (mais de 40) denunciada pelo Procurador Geral da República no caso do mensalão, não fazem parte da categoria dos “excluídos” e nunca estiveram acolhidos na Febem de S. Paulo.
■ As Comissões de Assuntos Sociais e de Educação do Senado Federal, apoiadas no Projeto de Lei do Senado n° 340/2005, promovem nesta terça-feira (30), às 10 horas, Audiência Pública sobre a Prevenção da Violência com investimento na Primeira Infância. O objetivo da Audiência é sensibilizar autoridades públicas e entidades da sociedade civil sobre a possibilidade “e eficácia” da prevenção da violência nos primeiros anos de vida. Os estudiosos têm concluído que a convivência com os pais da criança, na fase de 0 a 6 anos, está na base do desenvolvimento da personalidade, do caráter e da saúde mental.
■ Levando em consideração as pesquisas realizadas sobre o assunto, foram convidados para debater o tema três grandes estudiosos: o pediatra, neo-natologista e professor da Universidade de Brasília, Laurista Corrêa Filho, o pediatra, psiquiatra e presidente da Federação Latino-Americana de Psiquiatria da Infância, Família e Profissões Afins (Flapia), Salvador Célia, e o pediatra e professor titular de Pediatria da Universidade de Brasília, Antônio Márcio Lisboa.
■ O Projeto de Lei n° 340/2005, de autoria do senador Pedro Simon (PMDB-RS), institui a Semana Nacional de Prevenção da Violência na Primeira Infância, a ser celebrada anualmente entre os dias 12 e 18 de outubro, com o objetivo de conscientizar a população brasileira sobre a importância do período entre 0 e 6 anos para a formação de um cidadão mais apto à convivência social e à cultura da paz
■ O senador Pedro Simon, que não será candidato a presidente pelo PMDB com o adiamento da Convenção, revelou o “prêmio” que Lula está disposto a pagar pelo apoio do maior partido do País, que um dia teve Ulisses Guimarães no seu comando: Renan Calheiros ganharia o Ministério da Saúde, enquanto José Sarney seria premiado com o Ministério dos Transportes.
■ Apesar da “Operação Sanguessuga”, que desbaratou uma quadrilha que agia no Ministério da Saúde, o órgão está nas mãos de um Ministro interino, aguardando que o PMDB decida se aceita, ou não, apoiar Lula, oficialmente, já no primeiro turno. Já o Ministério dos Transportes é um dos que têm mais dinheiro no Orçamento, inclusive o DENIT (ex-DNER), cuja “Operação Tapa-Buracos” está sob inspeção especial do Tribunal de Contas da União, com 60% das obras sob suspeitas de irregularidades.
■ As relações entre dinheiro e publicidade na sociedade de consumo serão o mote que o Cineclube Mate Com Angu apresenta nesta terça (31/05). Entre os curtas destacam-se Urubucamelô, de Fernando Gerheim, onde um camelô transforma-se em super-herói no Lixão do Jardim Gramacho, e Fome, filme de Roberto Maxwell, cineasta caxiense atualmente trabalhando no Japão. A sessão será na sede da “Lira de Ouro”, à rua Sebastião de Oliveira, 72 (paralela à Av. Nilo Peçanha) no Centro, começa às 20h, com entrada franca. Informações:
matecomangu@curtacaxias.com.br ou nos telefones 9445-4827, 8804-1766 ou 9926-9476.
■ Sexta-feira (02/06) será a vez do “Encouraçado Potemkin”, de Eisenstein. O grupo atua em parceria com a ONG “Nós do Cinema” no projeto Cinema Com Batuque, no Sesc São João, e no Cine Guandu, todas as quintas-feiras na Sala de Cinema Popular Anselmo Duarte, em Japeri. Também nas próximas semanas, o Cineclube volta a compartilhar suas experiências em importantes eventos na cidade do Rio como o IV Seminário Gestão Cultural Em Questão! Diálogos Com A Periferia, que o SENAC-RIO promove dia 06, e o Festival Brasileiro de Cinema Universitário no dia 10, no Centro Cultural Banco do Brasil.■ O Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) de Duque de Caxias, com apoio da Secretaria de Cultura, apresenta nos dias 03 e 04 de junho, no Teatro Municipal Armando Mello (TEMAM), sempre às 18h, o espetáculo “Judas em Sábado de Aleluia”, de Martins Penna. A peça, com uma hora de duração, já foi premiada nos festivais de Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Macaé, e será apresentada no V ENCONTRARTE, em N. Iguaçu, no dia 9 de junho. O TEMAM fica no interior do Shopping Center de Caxias e o ingresso custa R$ 5.

Nenhum comentário: