segunda-feira, junho 26, 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

A SAÚDE CONTINUA NA UTI
Enquanto Lula se declara orgulhoso da Saúde no Brasil (“É de Primeiro Mundo!” garante o ex-metalúrgico), o brasileiro comum, sem plano de saúde, continua a sofrer nas filas dos hospitais. Enquanto seguem em ritmo lento as obras do novo Hospital de Caxias, no terreno doado pelo Presidente Geisel e que o Vasco da Gama perdeu, moradores de Caxias buscam socorro em outros locais. Nesta segunda-feira (26/06) um morador de Xerém (vizinho do prefeito Washington Reis) saiu de casa por volta das 6:00 horas (“Antes, é muito perigoso!” garante ele) para fazer um exame de sangue no Hospital de Bonsucesso, onde chegou por volta das 8:00 horas, depois de vencer os engarrafamentos na Rio-Petrópolis e na Av. Brasil. Só conseguiu fazer a coleta do sangue por volta das 10:30, pois havia apenas duas funcionárias para cadastrar dezenas de candidatos dos quatro cantos do Grande Rio que vão diariamente ao Hospital de Bonsucesso, um dos mais importantes centros médicos do País, em busca de tratamento. Foram mais de 4 horas de espera por um simples exame de sangue, agravado pelo fato dos médicos exigirem um completo jejum de 12 horas antes do exame. Uma paciente, grávida, desmaiou na fila. Enquanto isso, o alto comando do PT discute quem vai ocupar os cargos de direção daquele hospital, até agora compartilhado pelo PT, PTB e PC do B. Se as pesquisas de intenção de voto fossem feitas nas filas dos hospitais, das agências do INSS ou entre os alunos das escolas federais, como o Pedro II, Lula não estaria rindo de orelha a orelha.

► A propósito: há poucos dias, um vizinho do prefeito Washington Reis. que sofre de insuficiência renal, passou mal. Eram cerda de 20 horas. Procurado para socorrer o paciente, um outro vizinho, que frenquenta a mesma igreja, recusou-se, mas deu uma explicação irrespondível: “Sair de Xerém depois das19 horas, nem pensar. É muito perigoso!” Por volta das 6 horas do dia seguinte, o morador de Xerém foi levado pelo seu vizinho e irmão de fé para o hospital, onde foi medicado. E Xerém tem uma situação geográfica privilegiada: há apenas uma estrada para entrar e sair do local, guardado por uma cabine da PM desde os tempos em que a FNM apenas consertava motores de avião, já lá se vão mais de 60 anos!
► Pessoas próximas ao prefeito garantem que Washington Reis decidiu prosseguir com as obras do novo hospital de Duque de Caxias tendo como garantia apenas a palavra do ex-deputado Eurico Miranda, presidente o Vasco da Gama. O hospital está sendo erguido ao lado da pista de subida da Rodovia Rio-Juiz de Fora, na altura do bairro da Chacrinha, em parte do terreno de 485 mil metros quadrados doados ao clube da Cruz de Malta pelo presidente Ernesto Geisel em 1974.
► Em decisão irrevogável, o Tribunal de Contas da União anulou a doação por considerar que o ato não obedeceu às normas legais e por ser o terreno área de proteção ambiental permanente, já que é integrante do sistema ecológico do entorno da Baía de Guanabara e, portanto, nenhuma edificação pode ser feita no local.
► O prazo dado pelo TCU à Superintendência do Patrimônio da União, órgão que administra os bens pertencentes ao Governo Federal, termina no próximo dia 8 e o órgão, vinculado ao Ministério da Fazenda, já foi advertido pela Corte de Contas da União que poderá abrir processo administrativo, se a decisão não for cumprida pela Superintendência, e a chefia será denunciada por crime de prevaricação, cuja definição é deixar o funcionário de praticar ato inerente à sua função para perseguir benefício próprio ou de terceiros.
► Afastada do quadro “Dança dos Famosos”, no Programa do Faustão, em conseqüência do rompimento de ligamentos do tornozelo esquerdo, a cantora Preta Gil não fez por menos e desabafou em rede nacional, para todo o País ver e ouvir: “Quem não tem plano de Saúde neste País, está ferrado”.
► Preta Gil sofreu um acidente quando ensaiava num dos estúdios da Rede Globo, no Projac, e foi atendida no Barra R’Or, o hospital VIP preferido de 10 entre 10 estrelas da Globo.
► Enquanto isso, o papai-ministro Gilberto Gil se apresentava nos palcos de Amsterdan e ainda tirava um sarro com a platéia, fazendo questão interromper o show para anunciar que a Holanda havia sido eliminada da Copa por Portugal. Quanto ao problema da Saúde, o ministro acredita em Papai Noel, em Duende e nas palavras traquilizadoras de Lula: Vai dar tudo certo!
► O deputado Jorge Picciani não gostou nem um pouquinho de saber que o PMDB vai apoiar a candidatura do deputado Francisco Dornelles, do PP, ao Senado. E disparou: “Ele não é o melhor candidato!”. Sérgio Cabral terá muito trabalho para limitar os estragos que a dissidência do presidente da ALERJ poderá provocar na campanha ao Governo do Estado.
► Na convenção do PFL domingo,que definiu o apoio do partido à candidatura a governadora da deputada Denise Frossard, do PPS, o prefeito César Maia desqualificou a candidatura do senador, ao afirmar que ela é “volátil e poderá ser atingida no cerne pela, a questão ética”. Ele se referia às milionárias verbas do governo do Estado que foram repassadas a ONGs ligadas ao casal Garotinho. A propaganda do PFL sobre os escândalos no Governo de Rosinha Garotinho é apenas a ponta de um imenso “iceberg”.
► O ex-vereador Adrião Nogueira assumiu a vaga aberta com a morte do vereador Tião do Táxi, fuzilado pelo ocupante da garupa de uma moto no interior do centro social que dirigia, no Parque Beira Mar. Apesar das solenes promessas das autoridades, até agora ninguém foi preso. Repete-se, lamentavelmente, a mesma situação vivida pelos parentes e amigos do vereador Vilson Macedo, presidente da Câmara, de Ary Vieira Martins, Subsecretário de Serviços Públicos que denunciou o desvio de combustíveis na garagem da Prefeitura, do ex-Secretário de Planejamento, Carlos Alberto Rebelo, o Carlão, e do vereador Beto Amigo, seqüestrado e assassinado na Rodovia Rio -Petrópolis menos de 48 horas depois de assumir o mandato, no início do ano passado.


PARA VENCER O JOGO LOGO MAIS O

BRASIL SÓ PRECISA MOSTRAR GANA

Nenhum comentário: