quinta-feira, maio 25, 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

MORADOR DE XERÉM TEM QUE CAMINHAR
Os moradores dos bairros de Xerém cortados pela Rodovia Washington Luis, na subida para Petrópolis, continuam abandonados. Sem linhas locais, ligando os bairros da região a Xerém e o centro de Duque de Caxias, eles são obrigados a pagar passagens das linhas interurbanas que ligam a Baixada à região serrana, muito mais caras. Os moradores das localidades de Rancho Alegre, Leal e Sta Rosa, na Subida,e do Aviário, na descida da BR 040 (Rodovia Juiz de Fora-Rio, mereciam mais atenção do Poder Público, especialmente agora que têm um morador de Xerém como prefeito da cidade.
Para quem não pode pagar a passagem, a saída é usar bicicletas, carroças de burros, ou caminhar alguns quilômetros até Xerém, onde poderão embarcar num ônibus para o centro de Caxias ou a Central do Brasil. E dizer que o Distrito de Xerém já sediou a FNM, tinha campo de pouso para aviões pequenos e faz parte de uma cidade que é o sexto PIB do país, a segunda em importância econômica do Estado, mas incapaz de resolver um problema típico de pequenas cidades: um transporte coletivo eficiente e barato.

■ Os professores da APPH – Associação dos Professores e Pesquisadores da História da Baixada – continuam vigilantes, apesar das promessas da direção do IPHAN, feitas através da deputada Andréia Zito, de que a Igreja do Pilar não corre risco de desabar em virtude das obras de duplicação da antiga Estrada Rio - Petrópolis, hoje rebatizada de Avenida Presidente Kennedy.
■ Os moradores do segundo Distrito de Duque de Caxias estão em pé de guerra com a AMPLA, ex-CERJ, pela péssima qualidade dos serviços e as contas absurdas que a empresa apresenta a cada mês. Segunda-feira foi realizada uma concorrida assembléia no Social Clube Rosário, tradicional agremiação de Saracuruna, um dos bairros atendidos pela empresa. Esta semana, os moradores da região receberam o apoio dos deputados federais Doutor Heleno e Reinaldo Betão, que prometeram encampar a briga e exigir da ANEEL uma posição mais firme com relação às reclamações dos consumidores.
■ A Assembléia Legislativa poderá realizar sessões em cidades do interior. A proposta foi aprovada, em primeira discussão, nesta quarta-feira (24/05) e sugerida pelo deputado Luis Paulo, do PSDB, através de Emenda Constitucional. Para isso, a ALERJ vai dividir o Estado em regiões, indicando o município de cada uma onde a reunião será realizada, permitindo que os moradores do interior possam acompanhar os trabalhos legislativos, além de encaminhar pedidos de providencias com mais facilidade.
■ O Governo do Estado já está autorizado a assumir débitos da SuperVia com a Light. A administradora do sistema ferroviário tem uma dívida com a concessionária de energia elétrica, mas o governo deve à Supervia e tem a receber da Light. "Os três poderão sentar em volta de uma mesa e resolver esta questão sem que a população corra o risco de ficar sem o serviço de trens, que é fundamental, principalmente, para a população mais carente”, explicou o líder do governo, deputado Noel de Carvalho (PMDB), durante a sessão desta quarta-feira (24/5), quando a proposta foi aprovada por 53 votos a favor e 5. O projeto será enviado para a governadora Rosinha Garotinho, que terá 30 dias para sancioná-lo.
■ O presidente da Comissão de Direitos Humanos da Alerj, deputado Geraldo Moreira (PMN), entregou, nesta quarta-feira (24/5), a Medalha Tiradentes, mais importante comenda do estado, ao presidente da França, Jacques Chirac, através do cônsul-geral do país, Hughes Goisbault. Segundo Moreira, a homenagem foi motivada pela posição contrária à guerra no Iraque, demonstrada pelo chefe de Estado. Moreira ressaltou a decisão da Assembléia Legislativa, que aprovou a homenagem por unanimidade, e elogiou as opiniões de Chirac. “A posição francesa foi fundamental, na questão do Iraque. Nós louvamos esta atitude, sempre levando em conta os valores de igualdade, fraternidade e liberdade. No mundo existem muitos discursos e poucas ações”, acrescentou. O cônsul francês agradeceu a iniciativa, em nome do líder de seu país. “Irei repassar a Medalha ao presidente com o maior prazer. Serei o embaixador da Assembléia nessa iniciativa. É importante ressaltar a relação entre os países”, considerou.
■ Analisar as relações entre dinheiro e publicidade na sociedade de consumo é o principal mote que o Cineclube Mate Com Angu vai apresentar em sua próxima exibição no dia 31/05/2006, na Lira de Ouro, em Duque de Caxias. A sessão será composta de filmes de curta-metragem, além de intervenções performáticas e animada festa ao término. Entre os curtas estão “Urubucamelô”, de Fernando Gerheim, onde um camelô transforma-se em super-herói no Lixão do Jardim Gramacho, e “Fome”, filme de Roberto Maxwell, cineasta caxiense atualmente trabalhando no Japão.
Dia 2 de junho, no Instituto Histórico de Caxias, será a vez do filme russo “Encouraçado Potemkin”, de Eisenstein. O grupo atua em parceria com a ONG “Nós do Cinema” no projeto Cinema Com Batuque, no Sesc São João, e no Cine Guandu, todas as quintas-feiras na Sala de Cinema Popular Anselmo Duarte, em Japeri.
■ Neste e no próximo fim de semana (27 e 28 de maio e 03 e 04 de junho), o Centro de Pesquisas Teatrais (CPT) de Duque de Caxias, com apoio da Secretaria Municipal de Cultura, apresenta no Teatro Municipal Armando Mello (TEMAM), sempre às 18h, o espetáculo “Judas em Sábado de Aleluia”, de Martins Penna. A peça, com uma hora de duração, já foi premiada nos festivais de Friburgo, Cachoeiras de Macacu e Macaé, e também será apresentada no V Encontrarte, em Nova Iguaçu, no dia 9 de junho. O TEMAM fica no Shopping Center de Caxias e o ingresso vai custar R$ 5 reais.
■ A ONG “Promover Brasil” está oferecendo cursos de capacitação profissional para carentes São 745 oportunidades de cursos para jovens e adultos, sem cobrança de matrícula e ou taxa de manutenção. Os interessados podem optar por operador em Telemarketing Ativo e Receptivo (100 vagas), Cuidador de Idosos (80 vagas), Telefonista (35 vagas), Recepcionista Hospitalar (100 vagas), Instalação de Circuito Fechado e Equipamento de Segurança (50 vagas), Departamento de Pessoal (80 vagas), Secretariado (70 vagas), Eletricista Instalador (100 vagas), Repórter Fotográfico (130 vagas). Ainda há oportunidade de estágio supervisionado para os alunos que mais se destacarem,
■ Para garantir uma bolsa para qualquer destes cursos o aluno deve entrar em contato com a nossa Central de Atendimento através dos telefones: 2652-5253, 2672-2557 ou 2771-7545, fazer a pré-matrícula e comparecer na instituição de poder da senha que será dada pelo operador no prazo determinado na hora do atendimento. A “Promover Brasil” fica na Avenida Dr. Manoel Teles, 31, Sala 704, Centro, Duque de Caxias. Os documentos necessários para efetivar a matrícula são cópias de Identidade, CPF, Título Eleitoral, do Comprovante de residência e um foto 3 x 4. m breve também estarão sendo implantados os núcleos São Gonçalo e São João de Meriti.

Nenhum comentário: