terça-feira, março 14, 2006

BAIXADA URGENTE - DENÚNCIA

.
DETRO FECHA OS OLHOS
.
►Usuários da empresa Única/Fácil, que faz a ligação Duque de Caxias-Petrópolis, denunciam que a nova direção da empresa eliminou a passagem dos veículos em Xerém em diversos horários, obrigando os passageiros a se deslocarem até a Rodovia Washington Luis. Desde a construção da FNM, nos anos 40 e devido à dificuldade de acesso ao centro de Duque de Caxias, os moradores de Xerém se acostumaram a estudar, ir ao médico e até se divertir em Petrópolis, pela facilidade de acesso e diversidade do seu comércio local. Agora, com os ônibus passando direto pela BR 040, ou eles pegam uma outra condição até o pedágio, ou fazem o percurso de alguns quilômetros a pé. A concessão da linha é da responsabilidade do Detro, por ser uma linha intermunicipal.

► Se for mantida a verticalização das alianças e vingar a candidatura a governador do Rio de Janeiro do Ministro da Cultura, Gilberto Gil, Lula terá três palanques garantidos no Estado. Além do palanque do PT com a candidatura de Vladimir Palmeira, do PIU (Partido da Igreja Universal) com Marcelo Crivella, o mais novo amigo de infância do Presidente Lula, ele terá ainda o palanque do PV, com o ministro-cantor.
► Enquanto isso, a cúpula (sempre) governista do PMDB tenta melar as prévias marcadas para domingo, usando a mesma teoria de Carlos Lacerda contra JK: Garotinho não pode ser candidato, se candidato, não pode ganhar. Só falta definir se, vitorioso, Garotinho assumirá a cadeira hoje ocupada por Lula.
► Não é por outro motivo que setores do PMDB do RJ passaram a apostar na re-candidatura de Rosinha Garotinho, tirando do páreo o senador Sérgio Cabral.
► O problema todo é que tanto Rosinha, quanto seu marido, estão na dependência de uma decisão do TSE sobre as eleições (anuladas) de Campos em 2002, quando a Juíza Eleitoral decretou a inelegibilidade do casal Garotinho. A decisão esdrúxula do TRE/RJ, absolvendo a governadora e seu marido, em nada mudou a situação dos dois ocupantes do Palácio Guanabara, pois o TSE, na apreciação dos recursos oferecidos pelo Ministério Público Eleitoral, pode reformar a decisão do Tribunal Regional e confirmar a inelegibilidade da governadora e do seu marido.
► Deu a louca na prefeita de Magé, Núbia Cozzolino. Depois de desistir de comandar uma nova invasão dos terrenos da antiga Estrada de Ferro de Mauá, construída por Irineu Evangelista de Souza, o Barão de Mauá, no Século XVIII, a Prefeita resolveu cobrar IPTU dos antigos ocupantes do terreno, que pertence ao Patrimônio Nacional, isto é, são bens da União, sobre os quais o município não tem ingerência.
► A situação calamitosa em que se encontram os terrenos e os prédios da antiga estação de Guia de Pacobaíba, ponto de partida da estrada de ferro que ligava Mauá a Petrópolis, levaram o Ministério Público Estadual a abrir, em 1995, um Inquérito Civil Público para investigar as causas e os responsáveis pelo abandono daquele sítio histórico.
► Por contrato firmado em 1996, a Rede Ferroviária Federal (em liquidação) deu uma concessão do direito de uso por 30 anos à Prefeitura de Magé, que prometera usar a área para desenvolver um projeto de turismo histórico e o ecoturismo, principalmente pela existência em Magé de um poço aberto pelo jesuíta José de Anchieta, por muitos considerado como poço bento.
► Sexta-feira foi dia de correria às agências e caixas automáticas do HSBC em Duque de Caxias. É que o prefeito Washington Reis resolveu mandar pagar, em folha suplementar, os salários de dezembro de 2004 dos ocupantes de cargos em comissão, todos ligados ao ex-prefeito Zito.
► A Prefeitura de Duque de Caxias inaugurou, sábado, as obras de drenagem e pavimentação e da Estrada de São Lourenço, que corta os bairros da Figueira, Capivari e Chácara Rio - Petrópolis. A estrada liga ainda o Segundo ao Quarto Distritos do município. De acordo com o secretário de Obras, João Carlos Grilo, além dos moradores dos três bairros, as empresas instaladas ao longo da estrada também serão beneficiadas com a revitalização da região, dotada de inúmeras indústrias de transformação, gerando emprego e renda para os moradores do Município.

Nenhum comentário: