terça-feira, fevereiro 21, 2006

BAIXADA URGENTE

■ A notícia, divulgada em primeira mão neste Blog, de que o prefeito Washington Reis pretende disputar o Palácio Guanabara em 2010, tendo como coordenador de campanha o ex-deputado Silvério do Espírito Santo, pegou muita gente de surpresa, principalmente pelo fato de que, até as eleições de 2004, os dois eram adversários dentro do PMDB, que Silvério controlava em Duque de Caxias com mão de ferro há mais de 30 anos. A candidatura de Washington Reis só saiu depois da intervenção no diretório municipal determinada pela direção regional, controlada pelo ex-governador Anthony Garotinho, e a derrubada de recursos de Silvério na Justiça.
■ Outro motivo de surpresa é que a reeleição ainda está em vigor, caso em que o senador Sérgio Cabral Filho, candidato virtual à sucessão de Rosinha Garotinho, teria preferência natural numa nova candidatura, mesmo no caso de uma ainda remota possibilidade de derrota do senador peemedebista em outubro próximo, em conseqüência do declarado apoio do Palácio do Planalto e de diversas correntes do PT ao também senador Marcelo Crivella, sobrinho do bispo Edir Macedo e que conta com o apoio de diversas igrejas evangélicas no Estado do Rio.
■ A decisão do Supremo Tribunal Federal, de considerar constitucional a determinação do Conselho Nacional de Justiça, que proibindo a nomeação e determinando a imediata demissão de todos os servidores não concursados, nomeados para cargos de confiança na Justiça e que sejam parentes de juízes, desembargadores e ministros até o 3º Grau, terá grande influência na administração publica, tanto de Municípios, como dos Estados. No Ministério Público também foi proibido o nepotismo. Agora, a Câmara dos Deputados se prepara para votar projeto de Emenda Constitucional que proíbe o nepotismo nos três poderes. Com isso, prefeitos, governadores e deputados terão que demitir os parentes que ocupem cargos de chefia. Na Baixada Fluminense, onde o nepotismo é uma tradição centenária, vereadores e prefeitos estão tentando, de todas as formas, salvar os cargos ocupados por esposas, irmãs, cunhados, tios, sogras e sobrinhos.
■ A empresa Reginas, detentora das linhas de ônibus de Magé, recolheu seus veículos à garagem, deixando sem transporte milhares de usuários. Os donos da empresa alegam que estão sendo prejudicados pelo grande número de vans e kombis, mais de 600 segundo os empresários, que trafegam na região, sendo que boa parte deles pertenceriam a pessoas ligadas à prefeita Núbia Cozzolino. Infelizmente o que vemos em Magé, vizinha ao pólo-petroquímico de Duque de Caxias, é o crescimento do desemprego e o fechamento de empresas tradicionais.
■ O “lock out” da Reginas permitiu à prefeita Núbia Cozzolino decretar o estado de emergência e comprar, sem licitação, os veículos que a Prefeitura usará no transporte dos moradores dos distritos até o centro de Magé, um velho projeto da prefeita. Ela informou, nesta segunda-feira, que irá, de imediato, alugar os ônibus e, só depois de normalizado o transporte, fará a compra em definitivo dos coletivos. Mais uma vez, o interesse do Povo foi jogado para o alto por um conluio entre a inoperância do Governo e a ambição dos empresários, inclusive os donos das cerca de 600 vans e kombis que fazem transporte irregular no Município.
■ Na noite de sábado, a Polícia Militar colocou apenas 2000 policiais para garantir a segurança de quem se arriscou a ir ver o show dos Rolling Stones, uma promoção do prefeito César Maia (PFL). A previsão dos organizadores era de um público acima de dois milhões, isto é, o Comando da PM disponibilizou apenas um policial para cada 1.000 participantes do espetáculo.
■ Depois do desastrado desencontro do serviço de inteligência da Polícia com a cúpula da Secretaria de Segurança, que resultou na invasão da Rocinha por traficantes, há que se comemorar que o número de vítimas foi até pequeno diante da multidão que foi a Copacabana na noite de sábado. Por isso, seria natural que os traficantes também deitassem e rolassem, literalmente, durante a apresentação da banda.
■ Só para efeito de comparação: em recente apresentação do grupo O Rappa, numa casa deshows em frente à Prefeitura de Duque de Caxias e que teve apoio do prefeito Washington Reis (PMDB), havia pelo menos 60 PMs e diversas viaturas do 15º Batalhão, além dos 300 seguranças particulares contratados pelos organizadores do show.
■ Um ponto que merece a atenção do Ministério Público, tanto estadual, como federal, é o custo do show dos roqueiros ingleses. A prefeitura que deixa hospitais em ruínas, sem remédios e comida, é a mesma que confessa (ver ex-blog de César Maia) haver gasto R$ 2 milhões para trazer a banda para um show sem cobrar ingressos.
■ O deputado Geraldo Moreira (PMN), presidente da Comissão de Direitos Humanos da Assembléia Legislativa do Rio de Janeiro, divulgou na última quinta-feira uma nota de repúdio à absolvição, pelo órgão Especial do Tribunal de Justiça de São Paulo, do coronel reformado da Polícia Militar, Ubiratan Guimarães, que comandou, em 2 de outubro de 1992, a invasão da Penitenciária do Carandiru, que ganhou o mundo como o ”Massacre do Carandiru”, mais tarde transformado em livro e filme de grande sucesso.
■ "Foram executadas 111 pessoas, que estavam presas, desarmadas e que receberam, na maioria, tiros na cabeça, numa verdadeira execução coletiva. Essa absolvição do coronel tenta esconder, também, outras autoridades superiores que autorizaram ou se omitiram nesta matança", afirmou Geraldo Moreira, acrescentando: "Vamos unir os movimentos nacionais de Direitos Humanos e denunciar em todos os lugares esse absurdo, e vamos realizar atos públicos, pois essa absolvição agride a todos aqueles que são a favor da vida".
■ Está cada vez mais caro e difícil a contratação de seguro dos automóveis Astra e Vectra, os mais caros da marca Chevrolet, cujos proprietários morem em Duque de Caxias. Segundo um conceituado corretor, a decisão das seguradoras de elevar o prêmio de cobertura para esses dois tipos de veículos se deve ao elevado número de roubos e furtos ocorridos em Duque de Caxias, principalmente nos bairros Parque Duque, 25 de Agosto e Paulicéia, justamente os bairros onde estão situados a Câmara de Vereadores, a Secretaria Municipal de Segurança Pública, a 59ª DP e o Fórum.
■ Há cerca de 15 dias, um adolescente, filho de conceituada advogada, foi assaltado, em plena luz do dia, na calçada do prédio onde funciona o Juizado Especial da Justiça Federal, na Rua Ailton da Costa, no centro de Duque de Caxias, a menos de 100 metros da casa de shows Pirâmide e em frente à 59ª DP. O assaltante, também adolescente, exigiu que a vítima entregasse o cordão de ouro, dinheiro e o celular, afirmando que tinha uma arma em sua mochila. Pelo visto, é muito perigoso transitar pela calçada da 59ª DP, mesmo durante o dia.

Nenhum comentário: