sexta-feira, dezembro 30, 2005

BAIXADA URGENTE

■ Neste sábado, 31, Duque de Caxias estará completando 62 anos de emancipação política. O Município, antigo 8º Distrito de Iguaçu, foi criado e instalado em 31 de dezembro de 1943. Em apenas 62 anos de independência política, com uma intervenção federal durante a Ditadura de 64 de permeio, a antiga Vila Meriti se transformou de um aglomerado de laranjais em uma forte potência econômica, sendo, hoje, a segunda cidade do Estado e um dos maiores PIBs do País, graças a milhares de brasileiros, vindos de todos os cantos e aos estrangeiros, principalmente portugueses, italianos e japoneses, que nos últimos 50 anos, para ali se transferiram e trabalharam incansavelmente para o progresso do Município. Apesar de nem sempre contarem com o apoio do Governo.

■ Até agora, a Secretaria de Cultura de Duque de Caxias não deu qualquer informação sobre os festejos do "Dias de Reis", que será comemorado na próxima sexta-feira, dia 6, em que os grupos de Folias de Reis se reúnem para o encerramento da Jornada, iniciada na noite de 24 de dezembro. No ano passado, a Secretaria deixou de fornecer um ônibus para o transporte de uma das mais tradicionais folias da cidade, com mais de 160 anos de existência, sob a alegação da falta de combustível.

■ Aliás, na "Chacina de Vigário Geral", ocorrida em 29 de agosto de 1993, uma das vítimas foi o comerciante Joacir Medeiros, de 69 anos, que há mais de 40 anos fundara e mantinha a Folias de Reis Estrela Moderna do Rio de Janeiro, cuja sede era na sua residência, em Vigário Geral. Com a morte do Mestre Medeiros, a Folia foi extinta. Assim, além de matar 21 pessoas inocentes, a ação de um grupo de PMs na noite do dia 29 de agosto de 1993 também acabou com a Estrela Moderna do Rio de Janeiro, que ajudava a manter uma tradição que os árabes levaram para a Península Ibérica no Século XVII, de onde veio para o Brasil, trazida pelos colonos portugueses.

■ Está obtendo ampla repercussão a notícia do fechamento do IPAHB, centro de pesquisas da História da Baixada fluminense sediado em São João de Meriti. Num rápido balanço do que foi produzido pela instituição, ameaçada de despejo por falta de apoio da Prefeitura, podem ser listados os Cursos de História, de formação de Guias Turísticos especializados na história da região e a publicação de livros narrando os fatos mais importantes da antiga Vila de Estrela. Por enquanto, a Prefeitura de São de Meriti mantém silêncio absoluto sobre o assunto.

■ As empresas concessionárias de serviços públicos do estado serão proibidas de exigirem o pagamento de suas contas em agências bancárias exclusivamente através do sistema de débito automático. É o que define a lei 4.674/05, do deputado Caetano Amado (PL), publicada no Diário Oficial. Segundo o parlamentar, o pagamento deverá ser aceito em todas as formas possíveis. “A medida tem como finalidade facilitar a vida dos consumidores deste tipo de serviço, pois atualmente algumas empresas só aceitam o pagamento de suas contas nas agências bancárias, na forma de débito automático em conta corrente, ou seja, o cliente que não colocar desta forma, é obrigado a se dirigir a uma casa lotérica”, explica o deputado.

■ Aposentados e pensionistas poderão escolher as datas de vencimento de suas contas da Cedae. É o que determina a lei 4.679/05, do deputado Dica (PMDB), publicada no Diário Oficial do último dia 21. A proposta oferece como opções de vencimento os dias 5, 10 e 15. “Nós percebemos que a maioria dos aposentados e pensionistas recebe após o dia 5 de cada mês. Com esta possibilidade de escolha, acredito que haverá diminuição da inadimplência, o que será bom tanto para empresa como para os consumidores. Além disso, os idosos não precisarão ficar pagando juros, por conta da multa de atraso de pagamento”, afirmou o parlamentar. O texto original teve um artigo vetado - o que determinava o prazo de 60 dias para adequação da Cedae à norma. O veto voltará à Casa, para ser apreciado pelos deputados.

■ Na lanchonete Lá Guimarães, na Praça Roberto Silveira, em Duque de Caxias, caiu como uma bomba a revelação esta semana, por parte de um ex-integrante do Governo Zito (PSDB), de uma possível candidatura do ex-prefeito caxiense a prefeito de Maricá, onde ele teria uma mansão na praia de Itaipuaçu. Essa candidatura, segundo o informante, faria parte de um acordo entre Zito e o atual prefeito, Washington Reis (PMDB), que facilitaria a reeleição do atual prefeito, que já foi vice de Zito, em 2008. Em 2006, Zito vai disputar uma candidatura a deputado estadual, empurrando sua filha, a deputada Andréia Zito, para uma difícil eleição à Câmara Federal.

Nenhum comentário: