sexta-feira, julho 07, 2006

BAIXADA URGENTE

VEREADOR DE CAXIAS SOFRE
ATENTADO NA PORTA DE CASA

O vereador Sebastião Ferreira da Silva, mais conhecido como “Chiquinho Grandão”, foi vítima de um atentado a bala na manhã desta quinta-feira (06/07), quando se encontrava no Centro Social do Parque Fluminense, por ele criado e mantido na divisa de Caxias com Belford Roxo. Este foi o terceiro crime contra vereadores da cidade desde 01 de janeiro de 2005, quando se iniciou a atual legislatura. Segundo testemunhas, Chiquinho Grandão chegava ao centro Social quando foi chamado por um homem. Quando se aproximou, levou cinco tiros de pistola calibre 45, sendo atingido no tórax, no abdome, no braço esquerdo e nas nádegas, quando tentava fugir do assassino. O pistoleiro fugiu em um carro que estava estacionado próximo ao local, com o motor ligado e um motorista ao volante. Ele foi levado para o Hospital de Saracuruna, onde foi operado e está internado. As autoridades da 60º DP-Campos Elíseos já fizeram o retrato falado do criminoso. Para o Delegado André Drumonnd, que comanda as investigações, “Chiquinho Grandão” tinha muitos inimigos por ser um político atuante. "Não descartamos nenhum tipo de investigação até o momento. Brevemente, pegaremos a pessoa divulgada pelo retrato falado. Então, descobriremos o mandante do crime e sua motivação", afirma o delegado. Segundo a polícia, o vereador Chiquinho Grandão registrara queixa de ameaça de morte contra outro vereador, cujo nome não foi divulgado. A vítima tem passagens na policia por porte ilegal de arma e negociação de terrenos irregulares em área do INCRA, no extinto Núcleo Colonial de São Bento, no segundo distrito de Duque de Caxias. No final da tarde, a informação que circulava na Câmara era de que o estado de saúde do vereador é grave, mas ele não correria perigo de morte. Ainda na quinta-feira, uma comissão de vereadores do Município foi à Secretaria de Segurança Pública pedir prioridade da Polícia na investigação do atentado. Pedido idêntico foi feito quando do assassinato dos vereadores “Bento Amigo” e “Tião do Táxi”, mas nem os criminosos foram identificados, muito menos a motivação para os atentados. No encontro desta quinta-feira ficou acertado que a Câmara vai encaminhar um documento sobre as diversas ameaças sofridas pelo vereador, principalmente depois da instalação de uma CPI para investigar os escritórios que intermediam empréstimo com desconto em folha para aposentados e pensionistas. As autoridades do INSS e do Banco Central têm recebido denúncias da existência de quadrilhas que usam informações do cadastro da Previdência para sacar falsos empréstimos. O golpe só é descoberto no momento em que o aposentado ou pensionista vai ao banco sacar o pagamento do mês e descobre, no contracheque, que bandidos fizeram saque em seus nomes.

► Este foi o terceiro atentado contra vereadores eleitos em 2004. O primeiro a tombar foi Norberto Soares, o “Beto Amigo”, do PMDB, seqüestrado e assassinado na Rodovia Washington Luis menos de 48 horas depois de assumir a vaga aberta por um companheiro que assumira uma das Secretarias a convite do prefeito Washington Reis. O corpo foi deixado dentro do carro do vereador, abandonado na Avenida Brasil, em frente à Fiocruz, em Benfica. No dia 8 de maio, o vereador do PSDB, Sebastião de Souza Alves, o “Tião do Táxi” como era mais conhecido, foi baleado no Centro Social por ele criado no Parque Beira Mar, onde residia, por dois homens em uma moto. Ele morreu um mês depois no CTI do Hospital de Saracuruna, onde está internado “Chiquinho Grandão”.
► O ex-deputado Carlos Lupi, candidato do PDT ao Governo do Estado, fez nesta quinta-feira (06/07) seu primeiro discurso de campanha inaugurando o Lupimóvel, na Central do Brasil, depois de panfletar pela manhã em Campo Grande, tradicional reduto pedetista. À tarde, Carlos Lupi foi à Nova Iguaçu, depois Nilópolis, encerrando o primeiro dia de campanha na Praça da Matriz, no centro de São João do Meriti. “O PDT é o único partido que saiu ileso de todos esses escândalos de corrupção na política nacional. E por isso estamos pedindo o voto e a confiança do povo fluminense, para que possamos mostrar o nosso diferencial”, discursou Lupi.
► O primeiro dia da campanha do deputado Eduardo Paes começou cedo. O candidato do PSDB ao governo do estado chegou pouco antes das 6h à Central do Brasil, onde se apresentou aos eleitores, conversou com repórteres e falou sobre suas propostas de governo. A escolha da Central do Brasil se deu em razão de uma das principais bandeiras de campanha do candidato: a integração entre capital, região metropolitana e interior do estado. “O Rio de Janeiro está hoje dividido. A Central é um símbolo da integração na qual queremos investir. E a Baixada Fluminense terá um papel importante neste processo, pois será um marco de ação do desenvolvimento econômico”, afirmou. Eduardo Paes confirmou que a tônica de sua campanha será o trabalho nas ruas, ao lado da militância do partido e do eleitor. “Vamos trabalhar com a panfletagem e investir na presença física nos lugares. O quadro eleitoral no Rio de Janeiro está totalmente aberto”, completou.
► “A responsabilidade na saúde é trabalhar para que haja integração entre os municípios e o estado. A cidade do Rio precisa se integrar ao consórcio da Baixada Fluminense, que tem dado certo”, disse Eduardo Paes. A emergência dos hospitais é outra preocupação do candidato, que pretende investir em unidades preliminares para que o pronto-socorro cuide apenas dos casos mais graves.
► O SESI/Caxias realizará este mês a sua tradicional colônia de férias. Será entre os dias 17 e 28, em dois horários, das 8h às 12:00h e 13:30h às 17:30h e contará com diversas atividades entre elas, cinema, atividades culinárias, apresentações teatrais, além de trabalhados de dança, teatro, artes plásticas e simultaneamente atividades desportivas como natação, voleibol, basquetebol, handebol, futsal, recreação aquática, jogos populares, cooperativos e de salão. A grande surpresa do evento será a confecção de material para o grande Festival de Inverno, que acontece no dia 28. Crianças e jovens dos 4 aos 14 anos poderão participar da colônia. O valor para sócios do SESI clube é de R$ 50 e não sócios, R$ 55, Os interessados podem reservar suas vagas pelo telefone: 3672-8300 ou no SESI em Caxias. Para efetuar a inscrição é necessário, o pagamento da taxa, xérox da certidão de nascimento, comprovante de residência e atestado médico.

Nenhum comentário: