sexta-feira, junho 09, 2006

BAIXADA URGENTE

COMISSÃO DA ALERJ INVESTIGA A
CRÔNICA FALTA D’ÁGUA EM CAXIAS


A Comissão de Obras da Assembléia Legislativa promove nesta sexta-feira, às 14 horas, uma Audiência Pública para debater a falta d’água em diversos bairros do Município e falhas no programa de despoluição da Baía de Guanabara. A Audiência será realizada na Câmara de Vereadores do Município e a Comissão da Alerj vai discutir a falta d’água na região, custos elevados nas contas e problemas na instalação e funcionamento dos hidrômetros. Na solenidade, estarão presentes o chefe da Divisão de execução do PDBG, Aldoir de Souza, o Superintendente da Cedae em Duque de Caxias, Armando Vieira, e representantes das comunidades de Parque Esperança, Paraíso, Vila Alzira, Boa Esperança, Parque Vitória e Jardim Glória. “A questão do Reservatório do Morro do Garibaldi é comum a todas as lideranças comunitárias. O reservatório é composto de duas caixas d’água com capacidade para 17 milhões de litros, que, segundo os moradores, estão cheias com água estagnada, sem condições de uso, enquanto a população sofre com a falta d’água” afirma o deputado André do PV. De acordo com o cronograma das obras do Programa de Despoluição da Baia de Guanabara, a água seria renovada e fornecida aos habitantes locais, o que até o momento não ocorreu. Outra reclamação do grupo é o permanente esguicho de água tratada num tubo localizado na Avenida Presidente Kennedy, na altura da ponte do Rio Sarapuí, em Gramacho. Segundo relatório que está sendo examinado pelo Ministério Público Estadual, metade da água tratada na Estação do Guandu é desperdiçada devido ao grande número de vazamento e falta de manutenção da rede por parte da Cedae.

■ Será nesta sexta-feira (09/06), às 18 horas, será realizado no Teatro Procópio Ferreira, em Duque de Caxias, o tão esperado debate sobre a violência na vida política da Baixada. Sob o tema “Dos Barões aos Falcões – Violência e Poder na Baixada Fluminense”, o professor de História e deputado federal Chico Alencar, o professor e historiador Marcelo Freixo, da ONG Justiça Global, e o sociólogo, escritor e professor José Cláudio de Souza Alves, da UFRu, de Seropédica, estarão passando a limpo a História da Baixada, onde as disputas políticas ainda são influenciadas pelo poder das armas e o uso do aparelho repressor do Estado como forma de coação do cidadão, com a formação de “Esquadrões da Morte” que continuam matando impunemente.
■ O debate, que deveria ser apenas um encontro de especialistas em História e Política da região, ganhou maior dramaticidade com a morte do vereador Tião do Táxi, que foi sepultado na tarde desta quinta-feira (08/06), no Cemitério do Tanque do Anil. Ele fora vítima de um atentado no dia 8 de maio, no Centro Social que ele construía no Parque Beira Mar, onde morava e tinha destacada atuação política. E na noite de terça-feira, o suplente e ex-vereador Sergio Cid foi vítima de uma tentativa de assalto ou seqüestro quando passava por um dos viadutos da Rodovia Washington Luis. Seu carro foi metralhado, mas o ex-vereador conseguiu escapar ileso e, agora, está na casa de familiares, restabelecendo-se do trauma.
■ O vereador Tião do Táxi foi o segundo da atual legislatura a tombar, vitima de pistoleiros. Em janeiro de 2005, menos de 48 horas depois de assumir o mando, foi seqüestrado na Rodovia Washington Luis o vereador conhecido como “Beto Amigo”. Seu corpo, crivado de balas, foi abandonado dentro do próprio veículo em frente à Fiocruz, no início da Avenida Brasil. No sepultamento, o prefeito Washington Reis recebeu em seu celular a advertência de que havia uma trama para matá-lo e a morte de “Beto Amigo” fora apenas a primeira de uma série. Agora, 30 dias depois do fato, as autoridades da 59ª DP-Centro ainda não tem pistas de quem seqüestrou e matou “Beto Amigo”, que era diretor de uma empresa de segurança privada.
■ A Senadora Heloísa Helena, candidata à Presidência da República pelo PSOL, estará, ao vivo, no programa “Roda Viva”, da TVE, na próxima segunda-feira (12/06), às 22h30min. O programa também é transmitido pela TV Cultura e Rede Brasil. Na mesa de entrevistadores estarão os jornalistas Bóris Casoy, Vera Rosa, repórter do O Estado de S. Paulo; Alexandre Machado, da TV Cultura; Luiz Carlos Azedo, repórter do Correio Braziliense; Tereza Cruvinel, colunista do “O Globo” e Fernando Rodrigues, colunista e repórter da Folha de S. Paulo.
■ Na próxima semana, Duque de Caxias terá dois feriados. Na terça-feira (13/06), Dia de Santo Antônio, padroeiro da cidade, será feriado municipal - coincidindo com a data do primeiro jogo da Seleção Brasileira na Copa, contra a Croácia. Na quinta-feira teremos o feriado nacional “Corpus Christi”. Apesar disso, não haverá o tradicional “enforcamento” e o expediente será normal em todas as repartições públicas do Município. Para o jogo do dia 22, data do último jogo da seleção na primeira fase da Copa, contra o Japão a Prefeitura estabeleceu um horário especial. Neste dia as repartições funcionarão das 9h às 15h, exceto as áreas essenciais como Saúde, Segurança e Obras, que terão expediente normal.

Nenhum comentário: