quinta-feira, junho 08, 2006

BAIXADA URGENTE

PROFESSORES DE HISTÓRIA DEBATEM
AS RAÍZES DA VIOLÊNCIA EM CAXIAS
Nesta sexta-feira (09/06), às 18:00 horas, o professor de História e deputado federal Chico Alencar (PSOL), o também professor e historiador Marcelo Freixo, da ONG Justiça Global, e o sociólogo, escritor e professor José Cláudio de Souza Alves, da Universidade de Federal Rural (Seropédica) estarão no Teatro Procópio Ferreira, da Câmara de Duque de Caxias debatendo a origem e as causas da violência na Baixada. O tema do encontro, “Dos Barões aos Falcões – Violência e Poder na Baixada Fluminense”, poderia se mais oportuno, no momento em que crianças são baleadas dentro da escola, assassinos confessos são postos em liberdade pela Justiça, como no caso de um ladrão de automóveis, que cumpria pena em regime aberto, mas, sem fiscalização, ao invés de trabalhar, com carteira assinada e local definido, ele usava as horas que estava fora do da prisão para arrombar carros e roubar equipamentos de som. Ele só foi preso depois que, filmado pela Polícia, as fotos foram divulgadas pelo jornal “O Globo”. O bandido levava apenas 10 segundos para abrir o carro, com chave falsa, e retirar o aparelho de som. Além de assistir a uma excelente aula de História da Baixada e a luta pelo poder – e o “Homem da Capa Preta” e a sua inseparável “Lurdinha” são um exemplo de como a política era desenvolvida na região nos anos 50 e 60, quem for ao Teatro Procópio ainda terá uma agradável surpresa: a entra é franca. Isto mesmo, em tempos de tudo a R$ 1 Real, ter uma aula sobre a História da Baixada sem precisar meter a mão do próprio bolso é uma dádiva dos deuses, que devem andar inojados com a desfaçatez com que nossos políticos metem a mão no nosso bolso, como vimos nos escândalos do Mensalão, dos “Sanguessugas” e das ambulâncias.

► A direção do Hospital de Saracuruna confirmou, na manhã desta quinta-feira, a morte cerebral do vereador Tião do Táxi, internado no CTI daquele hospital depois de sofrer um atentado dentro do Centro Social que organizara no Parque Beira Mar, seu reduto eleitoral. Depois de velado no plenário da Câmara, o corpo do vereador foi conduzido numa viatura do Corpo de Bombeiros e sepultado no Cemitério do Tanque do Anil, que fica no mesmo bairro onde Tião do Táxi morava e fez a sua carreira política
► Na noite de terça-feira, quem teve mais sorte e escapou com vida de uma tentativa de seqüestro ou de assalto foi o ex-vereador Sérgio Cid. Ele escapou ileso de uma emboscada num dos viadutos da Rodovia Washington Luis. Ainda muito abalado, ele buscou refúgio na casa de parentes, enquanto a Polícia tenta descobrir os autores do crime.
► A Constituição Federal diz que todos somos iguais perante a Lei. Na prática, ficou faltando acrescentar uma ressalva: se o cidadão tiver bons e caríssimos advogados como aquela parricida confessa de S. Paulo e dos ex-deputados envolvidos com a compra superfaturada de ambulâncias.
► Uma estudante de Serviço Social de uma Faculdade na cidade foi encarregada pelo professor de fazer um trabalho sobre a Vila São Luiz, um dos mais antigos e populosos bairros de Duque de Caxias. Ela percorreu o calvário que é fazer pesquisa sobre a História da Baixada. Em nenhum órgão oficial, nem mesmo no Instituto Histórico da Câmara, ela conseguiu informações sobre população, renda e escolaridade dos moradores do bairro, muito menos fotos antigas que pudessem ser comparadas com fotos atuais.
► É como se a bomba de Hiroshima tivesse caído sobre Duque de Caxias, não deixando rastros do populoso bairro que, já na década de 40, dispunha até de linha de lotação para o Centro e de duas escolas de samba, a União da Vila S. Luis e o Cartolinhas de Caxias, esta última uma “filial” da velha Mangueira, além de sediar o primeiro Ginásio público da cidade, o Aquino de Araújo, que está completando 50 anos de fundação sem que o Governo, dono do colégio, tenha tomado a iniciativa de comemorar tal fato. Uma pena! Infelizmente, como reconheceu um vereador da Baixada, Cultura não dá votos!
► Por isso, o Instituto Histórico da Câmara está empenhado em elaborar biografias dos ex-prefeitos de Duque de Caxias. Parentes e amigos que tenham fotos e documentos dos ex-prefeitos Francisco Correa, Adolfo David, Joaquim Tenório, Gastão Reis, Braulino de Mattos Reis, já falecidos, devem procurar a direção do Instituto Vereador Thomé Barreto, que está reunindo todo o material da recente História do Município. E esses documentos são importantes, inclusive para estudantes e professores que querem e precisam conhecer a História de Duque de Caxias e da Baixada.
► A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias promove nesta quinta (08/06), às 10h, no auditório do Hospital Mário Lioni, no bairro 25 de agosto, palestra sobre aumento de colesterol e obstrução de artérias. O tema “Dislipidemia e seu tratamento pelo SUS” será abordado pelo professor Hermes Touros Xavier, doutor em cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professor da Divisão de Moléstia Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas de Santos. O evento, organizado pelo médico Jorge Silvestre Neves de Gouvêa, do Programa de Saúde do Idoso, é voltado para profissionais de saúde das áreas pública e privada.
► A Comissão de Defesa dos Direitos do Consumidor da Alerj ingressou na Justiça com uma ação para obrigar a Agência Nacional de Saúde Complementar a reduzir o reajuste de 8,89%, autorizado em maio, para 4,63%, índice de inflação registrado pelo IPCA nos últimos 12 meses. A comissão, presidida pela deputada Cidinha Campos (PDT), quer, ainda, que o Banco Central do Brasil fiscalize a implantação de caixas eletrônicos acessíveis às PPDs em nove bancos do estado.
► Na ação, em nome dos associados a planos de saúde e portadores de deficiência, a Comissão propõe multa diária e a condenação da ANSS, além de intimação ao Ministério Público e da adaptação do reajuste aos índices da inflação acumulada no último ano. Já no caso dos bancos, a ação intima a Caixa Econômica Federal, o Banco do Brasil, o Bradesco, o Itaú, o Bank Boston, o HSBC, o Banco Real ABN Amro, o Banco Sudameris do Brasil e o Unibanco a disponibilizar caixas eletrônicos que sejam acessíveis a pessoas portadoras de deficiência física e demais usuários de cadeiras de rodas.
► Nos próximos dias, a Comissão da Alerj pretende, ainda, entrar com outra ação, desta vez contra as lojas que vendem televisões de plasma que seduzem o cliente apelando para uma melhor resolução de imagem para ver os jogos da Copa do Mundo. De acordo com a comissão, a abordagem é prejudicial ao comprador, uma vez que o consumidor vai ter a mesma imagem que a recebida em uma televisão comum, já que o sistema brasileiro de televisão ainda não é digital.
► A Comissão de Constituição e Justiça da Alerj vai discutir em audiência pública, nesta quinta-feira (8/6), o projeto de lei que cria o Conselho Estadual de Fiscalização e Disciplina da Arbitragem no Estado. A proposta, da deputada Edna Rodrigues (PMDB), estabelecer as normas, a fiscalização e o funcionamento de entidades de arbitragem, instituídas pela Lei federal 9.307/96, oficialmente denominado Tribunal Arbitral, para julgar pleitos entre pessoas jurídicas, mas que vem sendo desviado de função, com seus organizadores distribuindo “Diplomas” e até “Carteiras de Identidade” com os Brasões da República, numa cópia ilegal de documentos do Poder Judiciário. A audiência será realizada às 14h30 horas.
► Pelo projeto, só poderá exercer a atividade de Árbitro (não é Juiz) quem estiver cadastrado em um Conselho formado por representantes das Secretarias de Justiça e Direitos do Cidadão e de Defesa do Consumidor, do Ministério Público, da Defensoria Pública, da OAB e da Alerj. Segundo a autora da lei, é impossível admitir que existam tribunais e câmaras arbitrais funcionando de maneira independente. “É necessário regulamentar o seu funcionamento, pois grandes desmandos noticiados pela imprensa, como venda de carteiras a juízes arbitrais, mancham a imagem dos profissionais sérios”, afirma Edna Rodrigues.
► A Secretaria de Saúde de Duque de Caxias promove nesta quinta (08/06), às 10h, no auditório do Hospital Mário Lioni, no bairro 25 de agosto, palestra sobre aumento de colesterol e obstrução de artérias. O tema “Dislipidemia e seu tratamento pelo SUS” será abordado pelo professor Hermes Touros Xavier, doutor em cardiologia da Faculdade de Medicina da Universidade de São Paulo e professor da Divisão de Moléstia Cardiovascular da Faculdade de Ciências Médicas de Santos. O evento, organizado pelo médico Jorge Silvestre Neves de Gouvêa, do Programa de Saúde do Idoso, é voltado para profissionais de saúde das áreas pública e privada.
► Será lançado pelo SEBRAE/RJ e entidades parceiras públicas e privadas, nesta quinta-feira (08/06), o APL – Arranjo Produtivo Local - de Petróleo, Gás e Energia de Duque de Caxias. O evento acontecerá às 18h, num luxuoso salão de festas do bairro Paulicéia, com presença do prefeito Washington Reis e de Evandro Peçanha Alves, diretor do SEBRAE/RJ. A principal proposta do APL é estimular o surgimento de uma rede de fornecedores legalizados para o setor de petróleo e gás, que vai gerar emprego e renda em Duque de Caxias e municípios próximos. Também estão previstos outros projetos para a região, como capacitação de fornecedores, promoção de negócios, acesso a tecnologia e informação, e difusão de conceitos de ética e responsabilidade social.
► Existem hoje, na região, cerca de 600 empresas que compõem esse APL, sendo que 300 já mapeadas. Representam os segmentos de metal-mecânica; eletroeletrônica; hidráulico; pneumático; manutenção industrial; projeto de engenharia, construção e montagem; refrigeração; químicos e tratamento de água; equipamento de segurança; pintura; tecnologia de informação; entre outros setores. Entre os resultados esperados até dezembro de 2007 estão o aumento do emprego nas empresas participantes do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos em 18%, o crescimento do volume de aquisições realizadas pela Petrobras em 15% e do número de empresas cadastradas na Onip (Organização Nacional da Indústria do Petróleo) em 30%.
► Duque de Caxias representa o segundo maior PIB do Estado do Rio de Janeiro e o 9º maior do Brasil, sendo hoje o 3º maior exportador do país. Nos últimos 7 anos, o Município recebeu investimentos na ordem de US$ 2 bilhões para implantação da Rio Polímeros e TermoRio, alem da modernização e ampliação da Reduc. A previsão é que nos próximos anos sejam investidos US$ 1,5 bilhão com a ampliação da Rio Polímeros, a construção do Anel Viário de Campos Elíseos, a ampliação da Reduc e a implantação de novas indústrias de transformação de plásticos. Há uma expectativa de geração de cerca de 3.000 empregos diretos e indiretos naquela região.

Nenhum comentário: