sexta-feira, abril 28, 2006

BAIXADA URGENTE

MAGISTÉRIO DECIDE GREVE NA REDE PÚBLICA DE CAXIAS NA PRÓXIMA QUARTA-FEIRA

► Em movimentada assembléia na tarde de ontem (quinta-feira (27/04), os professores de Duque de Caxias resolveram decretar “estado de greve”, diante da decisão do prefeito Washington Reis de negar reajuste aos servidores a partir de 1º de maio, data base da categoria. Uma nova assembléia será realizada quarta-feira (03/05), às 8h, no Clube dos Quinhentos, para aprovar o início da paralisação. Com essa decisão, a direção do SEPE/Caxias espera que o governo reavalie a sua posição, refaça as contas e apresente, até terça-feira, uma nova proposta de reajuste. A paralisação do magistério afetará cerca de 100 mil crianças matriculadas na rede municipal de ensino, em 152 unidades escolares
Os professores reivindicam a fixação de um piso de cinco salários mínios (R$ 1,75 mil), mediante a incorporação dos abonos e gratificações que a Prefeitura vem pagando desde 1989. Como é feito até agora, o professor afastado da regência de turma - por licença ou aposentadoria - tem seus rendimentos reduzidos, pois abonos de gratificações não são pagos para quem está fora da sala de aula. Embora tenha declarado em dezembro que dispunha de mais de R$ 180 milhões em caixa, o prefeito, através do Secretário de Fazenda, Sergio Rui, garantiu que não tem dinheiro para dar um centavo de reajuste.


► Liminar obtida pelo Sepe na Justiça, determina que o governo estadual se abstenha de descontas os dias parados em função da greve dos professores da rede estadual. O Sepe entrou com o pedido de liminar na última segunda-feira (dia 24), baseado nas declarações do secretário de Educação Arnaldo Niskier, de que já determinara o corte do ponto dos grevistas. A liminar foi deferida pela juíza Ellen Garcia, da 1ª Vara de Fazenda Pública da Capital.
► O Departamento Jurídico do sindicato informou que, a partir da liminar, o governo do Estado não pode descontar os dias parados. Segundo alguns informes repassados ao sindicato, os contracheques tirados pela internet já estariam com o desconto dos dias parados de março. Em função da Liminar, qualquer desconto nos salários da categoria configurará um descumprimento de uma ordem judicial.
► Neste domingo (30/04), a Associação de Preservação Ferroviária, o Fórum Cultural da Baixada Fluminense, o Grupo Amigos da Estação, a SOS Mauá Barcas, a Academia de Letras de Magé e a Casa do Professor de Magé promoverão às 11 horas da manhã o "Abraço a Estação de Guia de Pacobaíba", com objetivo de "despertar" as autoridades para a importância de reativar os serviços de Barcas e Trens de Mauá, por consideram importante no incentivo do turismo, geração de empregos e preservação da História do Brasil, bem como ter um meio de transportes mais barato que os cobrados pelos ônibus e vans que servem a população do 5º Distrito de Magé.
► Nesta data, em 1854, Irineu Evangelista de Sousa - o Barão de Mauá - inaugurava, com a presença do Imperador, D. Pedro II, a primeira estrada de ferro do Brasil ligando Guia de Pacobaíba (atual Mauá) a Petrópolis, levando os passageiros que desembarcavam de Barcas na Praia de Mauá, vindos da capital do Império, como o Imperador, que tinha sua "residência de verão" em Petrópolis, e seguiam de trem para Fragoso e dali de diligencias à cidade serrana.
► Os motoristas que circulam pelo centro de Duque de Caxias terão de exercitar a paciência. Nos próximos 70 dias um trecho da Avenida Dr. Plínio Casado, ao lado da estação ferroviária, vai ficar interditada ao trânsito de veículos. O fechamento é conseqüência das obras de construção de um mergulhão para pedestres, ligando os dois lados da cidade e reforma da antiga estação de Vila Meriti, que no último sábado completou 120 anos de inaugurada. Durante as obras, os veículos vão transitar em mão dupla pela Avenida Presidente Kennedy no trecho compreendido entre a Praça do Pacificador e a Catedral de Santo Antonio.
► No segundo semestre começa a segunda fase do projeto do outro lado da cidade. Será construído um mergulhão de 380 metros de extensão para veículos que circulam pela Avenida Presidente Vargas. A área será reurbanizada e terá mais de 11 mil metros quadrados, incluindo um calçadão semelhante ao da Rua José de Alvarenga, construído no Governo Américo de Barros.
► Enquanto vans e mototáxis continuam fazendo bandalhas no trânsito, uma equipe da Secretaria de Serviços Públicos tem feito plantão em ruas do 25 de Agosto, nas proximidades da Unigranrio. Terça-feira, fiscais multavam carros estacionados na calçada em frente à casa do ex-secretário de Saúde,Danilo Gomes, na Rua General Venâncio Flores, de pouco movimento de veículos. Os donos de estacionamentos estão rindo à toa!
► Fundador do movimento "Idéia Viva", do Sindicato dos Professores de Escolas Particulares da Baixada e do PDT de Caxias, o professor Hermes Machado aceitou o convite e deverá disputar uma cadeira de deputado federal pelo PT.
► A Secretaria de Ação Social e Trabalho de Duque de Caxias promove nesta sexta-feira (28/04), no Sítio do Sobral, no bairro Capivari, uma festa de Páscoa para cerca de 90 crianças e adolescentes atendidos pela Casa Comunitária (meninas de 12 a 18 anos incompletos), e os centros sociais Reviver (meninos e meninas de 6 a 12 anos) e Renascer (de 12 a 18 anos incompletos). Durante todo o dia eles terão atividades esportivas e culturais. No almoço será servido um churrasco.
► Segundo revela o jornalista Cláudio Humberto no livro "1000 Dias de Solidão", o PSOL, que hoje abriga ex-petistas como a senadora Heloisa Helena e o deputado Chico Alencar, foi fundado em 1992 pelo presidente cassado Fernando Collor de Melo. Era o Partido do Social-Liberalismo e tinha como fonte inspiradora o Partido Socialista Operário Espanhol, o conhecido PSOE de Felipe Gonzáles. Está na pagina 12 da 2ª Edição, que na recente Feira do Livro da Praça Roberto Silveira era vendido a três reais, ou dois por cinco reais.
► Fernanda Pereira, de 21 anos, estudante de Artes Visuais na Unigranrio, participa com de sua primeira exposição, que será aberta nesta sexta-feira (28/04) na Casa do Bancário da Baixada, na Rua Henrique Ferreira Gomes, 179, Centro, Duque de Caxias, próximo à sede da Lira de Ouro. Os dois trabalhos escolhidos fazem parte da coleção que está sendo preparada para a exposição "Como compactaram a sua vida?", prevista para o segundo semestre.
► As duas telas abordam assuntos do cotidiano da era digital, tendo a artista escolhido o CD como símbolo dessa era. A artista selecionou para sua estréia os quadros "Gerando a falta de uso da informação" e "Lampião e Maria Bonita", em aquarela, nanquim, tinta de tecido e carvão. O primeiro aborda a gravidez na adolescência, fato que preocupa as autoridades da área de Educação e Saúde. A Exposição poderá ser vista das 19h à meia noite, horário de funcionamento da Casa do Bancário, o que facilita o acesso para quem trabalha ou estuda durante o dia.
► Com o objetivo de levar atendimento jurídico à população, o presidente da Alerj, deputado Jorge Picciani (PMDB), e a presidente da Comissão de Defesa da Pessoa Portadora de Deficiência da Alerj, deputada Georgette Vidor (PPS), inauguraram nesta quinta (27/04), o ônibus itinerante da Comissão. "O lançamento deste ônibus é uma vitória para a comissão, porque nos permite ampliar o acesso da população ao trabalho desenvolvido pelo Legislativo fluminense", comemora Georgette. Totalmente adaptado, com rampas de acesso e banheiro, o ônibus rodará todo o estado, ampliando a visibilidade da comissão, que foi a primeira no País a tratar da questão.

Um comentário:

Anônimo disse...

TÍTULO DE ELEITOR
Hoje, quando olho para o
meu título de eleitor,
finalmente começo a
entender o verdadeiro
significado das palavras
"Zona Eleitoral".

Josué Cardoso