quinta-feira, fevereiro 09, 2006

BAIXADA URGENTE

■ Enquanto o IPAHB definha em São João de Meriti, o prefeito Lindberg Farias, de Nova Iguaçu, decide revitalizar a Fazenda São Bernardino, de importância histórica para o município que, até 1930, dominava a Baixada Fluminense, cujo crescimento resultou no surgimento de outros municípios, como Duque de Caxias (o 6º PIB e o 5º do País em exportações em 2005), São João de Meriti, Nilópolis, Belford Roxo, Queimados e Mesquita (o caçula da turma).

■ Para transformar a antiga fazenda num centro de estudos da História da Baixada, o prefeito de Nova Iguaçu reuniu recentemente um grupo de arquitetos do Rio de Janeiro, com longa experiência em restaurações e revitalizações de sítios históricos, para fazer o mapeamento de toda a área, que deverá ser desapropriada pela Prefeitura do município.

■ Já em São João de Meriti, a Secretaria de Cultura insiste em despejar o IPAHB-Instituto de Pesquisas e Análises Históricas da Baixada Fluminense, que há mais de 10 anos vem realizando um trabalho admirável para reunir documentos e objetos que ajudam a contar a história e a ressaltar a importância cultural dessa região, espremida entre o Rio de Janeiro e a Região Serrana do Rio de Janeiro. A biblioteca da entidade já contabilizada cerca de 4.000 volumes, abrangendo desde literatura em geral até revistas e enciclopédias.

■ Foi publicado no Diário Oficial do Legislativo de quarta-feira (8) o calendário e os critérios de seleção para o “Prêmio Leila Diniz”: pré-natal, parto seguro e saudável, organizado pela Comissão de Defesa dos Direitos da Mulher. O prêmio, lançado pela presidente da comissão, deputada Cida Diogo (PT), em 2005, homenageia maternidades e hospitais que busquem a excelência técnica, do pré-natal ao nascimento.

■ As entidades interessadas em participar do prêmio Leila Diniz podem preencher a ficha de inscrição disponível no endereço
http://www.cidadiogo.com.br, ou ainda no gabinete 512, no Palácio 23 de Julho, entre os dias 15/02 e 24/03, das 10 às 17h. É necessário apresentar documentação que comprove a existência legal da instituição candidata e elaborar um relatório, contendo respostas aos indicadores estabelecidos pela comissão. Entre os critérios estão a garantia de atendimento às gestantes de alto risco, a promoção da atenção obstétrica e neonatal e a capacitação técnica dos profissionais.

■ Enquanto o Governo reduz impostos de materiais de construção, incentivando a “indústria do puxadinho” e da construção de barracos em áreas de risco e favelas, o Projeto de Arrendamento Residencial – um sistema de “leasing” da moradia instituído pela Caixa Econômica Federal, patina por falta de apoio do próprio Governo, pela burocracia da CEF e da falta de interesse das Prefeituras, já que esses pequenos conjuntos residenciais, cujas unidades tem preço máximo de R$ 25 mil reais, não interessam aos grandes empresários da construção civil, que preferem investir em imóveis de luxo na Barra da Tijuca e na Região dos Lagos.

■ Em Duque de Caxias, a Secretaria de Habitação está acéfala desde outubro do ano passado, quando o Bispo Eraldo Macedo, titular da pasta, foi internado em estado grave num hospital da Barra da Tijuca. Desde então, o ex-deputado está em coma induzido, sem previsão dos médicos quanto à sua recuperação, mas a Subsecretária, a também ex-deputada Magali Machado, continua despachando apenas os atos de rotina.


■ Nenhum novo projeto foi aprovado até hoje naquela Pasta e as poucas unidades entregues no ano passado haviam sido iniciadas ainda no governo do ex-prefeito José Camilo Zito dos Santos Filho, apesar do grave déficit habitacional em Duque de Caxias, onde crescem as favelas e as invasões.

Nenhum comentário: