sexta-feira, dezembro 09, 2005

BAIXADA URGENTE

■ Alunos e professores de um colégio na Av. Presidente Kennedy, próximo à divisa com Vigário Geral, aguardam, desde o início do ano, que a Secretaria de Serviços Públicos de Duque de Caxias instale um ponto de embarque e desembarque no local. Até agora o órgão que controla o transporte público no Município não se manifestou sobre o assunto. O ponto mais próximo é no Hospital Infantil e, além de alunos e professores percorrerem uma grande distância na ida e volta das aulas, o local é mal iluminado, sendo freqüentes os assaltos e agressões.

■ Será realizado segunda-feira (dia 12), às 14 horas, na Assembléia Legislativa, um ato público para cobrar do Governo Federal a liberação das verbas para a pavimentação da estrada RJ-109, que fará a ligação entre o Porto de Sepetiba e os Municípios da Baixada Fluminense, facilitando o escoamento da produção da região. O ato terá a participação de parlamentares de todos os partidos, da bancada federal fluminense, dos senadores e o prefeito Washington Reis, presidente da Associação dos Prefeitos da Baixada, apresentará o Manifesto que será encaminhado ao Palácio do Planalto. Pelo projeto, elaborado pelo DER-RJ há mais de 25 anos, a nova estrada interligará as rodovias Rio - São Paulo, Rio-Belo Horizonte e Rio-Magé, aliviando o trânsito na Avenida Brasil, única via de acesso àquele porto.

■ Será neste domingo, em São João de Meriti, o Festival SOU+BLACK, reunindo os apreciadores do Hip-Hop da Baixada Fluminense. O tema da segunda edição do festival será a violência urbana e a discriminação racial. O evento será realizado a partir das 16 horas na Rua Mariana Maghelli de Medeiros, 451 (antiga Rua 14), no Km 6 da Via Dutra, atrás da “Casa do Alemão”, em Jardim Meriti e os ingressos custam R$ 2 reais. Mais informações pelo telefone 2752-5662 e 87781444.

■ As empresas interessadas em firmar convênios com o estado serão obrigadas a apresentar certificado de regularidade expedido pela Delegacia Regional do Trabalho. É o que determina o projeto do deputado Alessandro Molon (PT), que proíbe a formalização de contratos e convênios entre o estado ou entidades por ele controladas com empresas que utilizem mão-de-obra baseada no trabalho escravo em seu processo produtivo, que foi aprovado, em primeira discussão, nesta quinta-feira. "Este projeto é uma demanda das entidades que lutam contra o trabalho escravo. É uma forma de criar dificuldades para empresas que adotam esta prática reprovável", afirmou o parlamentar.

■ A Comissão de Direitos Humanos da Alerj decidiu realizar, na próxima semana, audiência pública sobre o ataque ao ônibus da linha 350. A decisão foi tomada após o presidente da comissão, deputado Geraldo Moreira (PMN), visitar, nesta quinta-feira, as vítimas internadas no Hospital do Andaraí. "Sinto muita indignação em relação às pessoas que cometeram esta barbaridade", disse o deputado. A data da audiência ainda será definida. Para o parlamentar, visitar os feridos serviu para recolher informações, que não são dadas pelas autoridades. "Precisamos de subsídios. Senão a nossa opinião será baseada somente na versão apresentada pelos jornais e autoridades. Queremos ouvir, conversar com as vítimas", ponderou Geraldo Moreira.

■ Viviane de Souza Euzébio sofreu com queimaduras de terceiro grau, que cobrem 50% do seu corpo. Já Rogério Mendes de Oliveira, que perdeu a mulher e a filha, de um ano, no atentado, apresenta queimaduras de 2° grau no tórax, representando uma área de 40% do corpo. De acordo com o médico Dásio Simões, que acompanha o tratamento dos feridos, ambos os pacientes correm sérios riscos de infecção, pois estão sem qualquer proteção sobre a pele. "Estamos falando de queimaduras graves. Eles perderam a capacidade de hidratação e precisam ficar em recuperação", disse.

■ A Executiva e o Diretório Nacional do Partido Democrático Trabalhista se reúnem nesta sexta e sábado, na sede da Fundação Leonel Brizola - Alberto Pasqualini, na Rua do Teatro, 39. Praça Tiradentes, Centro do Rio, para discutir as perspectivas e o programa de governo do PDT para as eleições de 2006. Além de dirigentes de todo o país, participarão da reunião os quatro pré-candidatos do partido à presidência da República: os senadores Cristovam Buarque (DF) e Jefferson Peres (AM), o deputado Alceu Collares (RS) e o governador Ronaldo Lessa, de Alagoas. Segundo o presidente nacional do partido, Carlos Lupi, o PDT pretende concorrer à presidência da República, disputar, no mínimo 17 governos estaduais e espera dobrar a sua bancada no Congresso.

■ Placas ou cartazes com o número do telefone do Disque-Medicamentos da Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) deverão ser afixados junto às caixas registradoras das farmácias de todo o estado. O projeto do deputado Fábio Silva (PP), aprovado quarta-feira, também define que as placas deverão ter a medida mínima de 80 centímetros na horizontal e 80 centímetros na vertical, contendo a seguinte expressão: em caso de dúvidas consulte o disque medicamentos. "Pelo número do Disque-Medicamentos, os consumidores poderão obter orientação sobre remédios, fazer reclamações, efetuar denúncias e obter informações sobre medicamentos controlados e disponibilizados pelo SUS e genéricos", argumenta o deputado. Agora, o projeto segue para a governadora Rosinha Garotinho, que terá 30 dias para sancioná-lo ou veta-lo.

Nenhum comentário: