terça-feira, novembro 01, 2005

BAIXADA URGENTE

■ A Telemar foi acionada 4.918 vezes no mês de setembro, ficando mais uma vez no topo da lista das 30 empresas mais processadas nos Juizados Especiais do Rio. Atrás dela, com uma diferença de mais de 2 mil processos, vem a Ampla, (ex-CERJ), distribuidora de energia, que atende à Duque de Caxias e interior fluminense e privatizada pelo Governo do Estado, com 2.240 ações. As outras empresas que estão entre as cinco primeiras da lista são a Vivo, com 1.664; a Light, com 1.162 e a Claro ATL, com 774 processos
■ O resultado da pesquisa Indicadores Industriais da Federação das Indústrias do Estado do Rio de Janeiro (Firjan), divulgado quinta-feira, confirma a acomodação da atividade industrial fluminense, em setembro, decorrente do aperto monetário imposto pelo longo período de elevação dos juros. Há indicações, no entanto, de reversão na medida que for dada continuidade ao processo de redução dos juros, iniciado há dois meses, já que os números do mercado de trabalho apresentam condições favoráveis de alta de emprego e de renda real.
■ Em setembro, a atividade industrial fluminense acusou retração de 4,47% das vendas reais ante o mês anterior, com o ajuste sazonal que tira os efeitos de flutuações típicas de determinada época do ano. Sem o ajuste, a queda atingiu 8,5%. Nos nove primeiros meses do ano, contudo, as vendas aumentaram 7,92%, influenciadas principalmente pelo avanço dos setores metalúrgico, minerais não-metálicos e vestuário e calçados, com aumentos de 65,9%, 16,4% e 12,5%, respectivamente.
■ Também em setembro, a balança comercial do Estado do Rio passou do sexto para o quarto lugar no ranking dos maiores exportadores, ultrapassando, por exemplo, o Paraná por 3,88 pontos. Os dados são da análise da balança comercial feita pela Câmara de Comércio e Indústria do Estado do Rio de Janeiro (Caerj). O estado totalizou R$ 856,7 milhões exportados, valor 10,26% superior ao mês anterior e 113,59% maior do que igual período de 2004. Os principais responsáveis pela melhoria da posição do estado foram combustíveis e derivados de petróleo, seguidos pelos produtos siderúrgicos e de indústria mecânica.
■ A 59ª DP-Caxias abriu Inquérito Policial para apurar desvios de remédios da Secretaria de Saúde do Município. A denúncia foi feita pelo próprio Secretário de Saúde, Oscar Berro, segundo a qual um funcionário da Prefeitura, utilizando-se de receituário fraudado, retirava remédios dos estoques da Secretaria. No Inquérito Administrativo, a Secretaria de Saúde está apurando qual o destino dos medicamentos, se para venda a farmácias ou uso em campanha política.
■ Com uma grande festa realizada no Clube dos Quinhentos, na quinta-feira, o jornalista Carlos de Sá Bezerra, presidente da Academia Duquecaxiense de Letras e Artes e fundador e diretor da Revista Caxias Magazine, comemorou 50 anos de carreira. Quem é notícia na Baixada Fluminense, foi convidada e prestigiou o evento, como o deputado estadual Marcos Figueiredo, o presidente da Câmara de Vereadores, Junior Reis, irmão do prefeito Washington Reis, que não compareceu, e o vereador Mazinho, em plena campanha para deputado estadual.

Nenhum comentário: