quarta-feira, outubro 19, 2005

BAIXADA URGENTE

■ Os professores Stélio Lacerda e Rogério Torres estão concluindo uma pesquisa em torno da extinta Fábrica de Tecidos, que nos anos 60 funcionava na Av. Presidente Kennedy, em frente ao Cemitério do Corte 8. Eles descobriram um fato insólito: A Cia. União Manufatora de Tecidos, que além de sacaria de juta também fabricava o famoso “Linho S-120” da marca “Braspérola”, saíra do Espírito Santo nos anos 40 devido à falta de energia elétrica.
■ Já nos anos 60, depois de inaugurado, pelo saudoso governador Roberto Silveira, o Sistema de Abastecimento de Água de Duque de Caxias, a fabricação do linho teve de retornar ao Espírito Santo devido à falta de água. E dizer que os reservatórios da cidade ficavam nos fundos da fábrica de tecidos!
■ Em 2002, apenas 9 municípios respondiam por 25% do nosso PIB – Produto Interno Bruto – ficando os outros 75% a cargo dos demais 5.551 municípios. Segundo dados do IBGE, são eles, pelo índice de participação, S. Paulo (SP), Rio de Janeiro (RJ), Brasília (DF), Belo Horizonte (MG), Duque de Caxias (RJ), Curitiba (PR), Guarulhos (SP) e São Jose dos Campos (SP).
■ Curiosamente, só Manaus, com 1,5%, e Duque de Caxias, com 1%, tiveram crescimento do PIB entre 99 e 2002, enquanto todos os demais tiveram redução, inclusive S. Paulo e Rio de Janeiro.
■ A primeira cidade não-capital de maior PIB, Duque de Caxias, na Baixada Fluminense, era o 15º em 1999, subindo para o 6º lugar em 2002, à frente de capitais importantes como Curitiba, Porto Alegre, Florianópolis, e Salvador, principalmente pela expansão da indústria do petróleo, com base na Refinaria Duque de Caxias.
■ Com a entrada em operação do Pólo Gás-Químico de Campos Elíseos, um investimento de mais de US $ 1 bilhão de dólares para o aproveitamento do gás natural da Bacia de Campos. Só os contratos de exportação, equivalentes a apenas 30% da sua produção, nos próximos 10 anos, para empresas dos EE. UU., deverão gerar uma receita superior a US $ 3 bilhões de dólares no período, isto é, 3 vezes o que foi investido na implantação do projeto. Assim, Duque. de Caxias deverá subir no ranking este ano, superando BH e Brasília.
■ Aliás, a Prefeitura está fechando as contas do Orçamento para 2006 e as informações disponíveis são de que a previsão de receita e despesa deverá se aproximar, se não ultrapassar, a casa do primeiro bilhão de reais. Este abi, o Município deverá arrecadar mais de R$ 600 milhões, sem levar em conta a produção do Pólo Gás-Químico, que entrou em operação em fase experimental em julho último.
■ Segundo relatório da ONU divulgado esta semana, com base nos dados de 2002, o Brasil é um dos países mais desiguais do Mundo, só ficando melhor que 6 países africanos e um Centro-Americano. Em matéria de desigualdade, o País é superado apenas por Namíbia, Lesoto, Botsuana, Serra Leoa, República Centro-Africana, Suazilândia e Guatemala. Talvez por isto o Governo Lula continue taxando em 27,5% os salários, enquanto as verbas não-contabilizadas dos partidos da base aliada continuam isentas de tributo.
■ Um professor aposentado, que teve a infeliz idéia de alugar um imóvel para a Prefeitura de Duque de Caxias, está sem receber os aluguéis desde janeiro. Como não consegue falar com o prefeito Washington Reis, nem com o Procurador Geral para renovar o contrato, ele não pode requerer o pagamento dos aluguéis em atraso, nem pedir despejo judicial, embora a Prefeitura continue a ocupar o imóvel.
■ Já um imóvel na Rua Barão do Triunfo, no 25 de Agosto, cedido à APAE-Caxias, está vazio, mas os aluguéis continuam sendo pagos em dia. É que a entidade, que atende a pessoas portadoras de necessidades especiais, mudou-se há dois anos para um outro imóvel, também no 25 de Agosto, mas o imóvel desocupado não foi devolvido ao proprietário. Assim, a prefeitura paga dois alugueis, embora só precise de um imóvel. Nada como administrar o 6º Município em riqueza do País!

Nenhum comentário: