quinta-feira, outubro 20, 2005

QUERO DAR UM GOLPE! QUERO DERRUBAR LULA!

por Adriana Vandoni Curvo

Já me acusaram tanto de querer derrubar Lula que resolvi ir à luta. Não por fanatismo, mas por coerência às minhas escolhas. Não estou pretendendo tirar Lula do governo, quem me dera. Imaginem se eu tivesse o poder pra isso...Deus está com a razão mesmo em não dar asas para a cobra. Meu objetivo é outro.
Tenho declarado em vários artigos que eu não entendo nada de futebol, que não tenho paciência de ficar sentada em frente a televisão todas as quartas-feiras assistindo a jogos, muito menos nos domingo. Prefiro dormir.
Futebol é especialidade de Lula, o gandula. Porém, fui criada por um pai paulistano do clube Pinheiros, meu!, que pede “dois pastel e um chopes” e que, mesmo tento se tornado mato-grossense, é na sua essência um paulistano, logo, torcedor ferrenho do Corinthians, mano! e contador compulsivo de piadas sem graça, as mesmas desde que eu nasci. Imaginem vocês que às vésperas de se casar com minha mãe (claro), ele a aterrorizava dizendo que quando entrasse na Igreja ia tocar o hino do Corinthians. É natural eu ter me tornado corintiana, até por uma questão se osmose. Não sou fanática, daquelas que vai a estádios nem mesmo sou de sentar em frente à televisão e ficar assistindo um monte de homens correndo atrás de uma bola. Parece algo assim...meio de pretensões enrustidas (!), desvio sexual (!), sei lá, é uma relação meio estranha essa do homem com o futebol. Mas, vamos deixar pra lá essas minhas interpretações filosóficas. Filosofia é coisa de Marilena Chauí, melhor deixar que ela interprete essa relação. Mesmo assim, por causa do meu pai, meu coração se emociona ao escutar o hino de Corinthians e ao saber das suas vitórias, ou derrotas, claro. Portanto, sou corintiana!
E onde entra Lula? Vejam vocês. Na torcida do mesmo time! O presidente é corintiano, como eu. Céus, o que fazer com isso! Quando comento que sou corintiana sempre aparece um engraçadinho que, sabendo do meu “apreço” pelo presidente diz: “Lula também é corintiano. Rárá!”, acostumada com esse tipo de gracinha, afinal, além de corintiana como Lula, sou neta de argentina, e vocês sabem o que é ser neta de argentina no Brasil?, respondo: “Ninguém é perfeita. O que se há de fazer. Na torcida tem de tudo”. E ainda solto um detonador de gracinhas: “na torcida do Corinthians pode entrar qualquer um. Lula escolheu o time e entrou. Pior foi o Brasil que escolheu, de livre e espontânea vontade, Lula. Rarará, digo eu.”
Achei que isso era coisa minha e que nenhum torcedor do Corinthians se importava em dividir o time com tão “ilustre e dignificante torcedor”, mas estava errada.. Outro dia, um amigo virtual, Reinaldo, que é editor de um site de notícias (por quem tenho profunda admiração) e que tem, assim como eu, além do mesmo time, a mesma impressão sobre o Homo Sapien Lula, me disse que o fato de Lula ser corintiano aumenta a sua tristeza. Contei a ele que isso também me deixa aperreada, afinal, também sou corintiana, coitada! Não demorou para que bolássemos uma conspiração (das elites, claro) para tirar Lula da torcida do Corinthians.
Agora eu assumo: quero derrubar Lula (!), quero da um golpe para expulsá-lo do Corinthians (!). Quero cassar o seu direito de ser torcedor do Timão! Quero que o STF o proíba de ficar por ai, imitando Vicente Mateus! E o pior, fique tentando o supera-lo. Está certo que o estilo dos dois se assemelha, mas no meu time, não! Usando uma das célebres frases de Vicente Mateus, digo que, como presidente vá lá, Lula é completo que nem o pato, pois ele é aquático e gramático, mas na torcida de Timão, não!
E para onde iremos mandá-lo?
Oras, ele que vá para o Palmeiras. Ele que vire porco!
O Zé Serra é palmeirense!
Problema dele. O Serra que se vire com ele...

Adriana Vandoni Curvo é economista, especialista em Administração Pública pela Fundação Getúlio Vargas / RJ. Articulista do Jornal A Gazeta Cuiabá / MT.

(Texto publicado originalmente no blog http://argumento.bigblogger.com.br)

Nenhum comentário: