quinta-feira, abril 13, 2006

BAIXADA URGENTE

JOSÉ DIRCEU DERRUBA A JATO
A CANDIDATURA DE GAROTINHO

De nada valeram o esforço e a paciência de Anthony Garotinho de ir a Juiz de Fora pedir o apoio do ex-presidente Itamar Franco para a sua aventura no PMDB. Fazendo jus à imagem de uma personalidade mercurial - que muda de comportamento sem mais, nem menos - o ex-Vice Presidente da chapa de Fernando Collor (lembram?) cedeu, docemente constrangido, aos apelos de Lula e decidiu disputar a convenção do mais governista dos partidos da oposição. O apelo do Palácio do Planalto chegou embrulhado para presente e o “Delivery Man” foi o ex-deputado José Dirceu (com direitos políticos cassados), que alugou um jatinho em S. Paulo e se deslocou para a “Manchester Mineira”. Com Itamar sendo adulado por Lula e Orestes Quércia, a candidatura do ex-governador do Estado do Rio começa a perder gás e pode ficar pelo caminho, antes da convenção de junho.

► Para variar, o jatinho que levou o ex-Ministro da Casa Civil de Lula a Juiz de Fora está numa situação complicada. Nem aquele poderoso jornalão do Rio conseguiu saber a quem pertence a aeronave PT-WBY (o PT no caso, PT significa que é aeronave de bandeira brasileira de acordo com convenção internacional). Segundo o DAC, a propriedade do avião foi transferida no dia 5, mas o órgão se negou a revelar quem é o novo dono do jatinho.
► Garotinho esteve fazendo caminhadas pela Baixada na noite de quarta-feira, quando esteve em Belford Roxo e em Duque de Caxias. A tiracolo, o senador Sergio Cabral e o deputado Jorge Picciani, que disputará a vaga de senador que hoje pertence ao ex-prefeito Saturnino Braga, aquele engenheiro sanitarista que levou o Rio à falência.
► Por falar em falência, desta vez o Governo Lula foi rápido no gatilho. Diante da ameaça dos funcionários da VARIG de sacar R$ 225 milhões do fundo de pensão AERUS, a Secretaria de Previdência Complementar decretou a intervenção no Fundo, que administra recursos de empregados de outras empresas, inclusive Sadia, Rio Sul e Satã.
► Além da Varig não recolher a contrapartida para o Fundo, os dirigentes de uma suposta Associação dos Trabalhadores do Grupo Varig pretendiam enterrar mais dinheiro na empresa, que não paga aos credores e ainda exige novos financiamentos e a suspensão de pagamento por 90 dias do fornecimento de combustível (BR Distribuidora) taxa aeroportuária (Infraaero). Por muito menos, a Light – sob nova direção – ameaçar cortar o fornecimento de energia elétrica à Supervia, diante do calote de R$ 144 milhões, referente ao fornecimento dos últimos 42 meses, isto é, desde o Governo Benedita da Silva.
► Em tempo: a Light agora pertence à CEMIG, controlada pelo Governo de Minas Gerais. Resta saber se os passageiros da Supervia estão sabendo do calote e da cobrança pelos jornais desta quinta-feira.
Coisas da Política como é praticada no Brasil: Em 1998, José Dirceu não teve o menor constrangimento em intervir no PT/RJ para garantir o apoio à candidatura a governador de Anthony Garotinho, tendo como vice a então Senadora Benedita da Silva. Hoje, a bordo de um jatinho alugado, o mesmo José Dirceu detona a candidatura de Garotinho dentro do PMDB.
► Aqui pela Baixada Fluminense, vemos o vereador Mazinho, candidato a deputado e integrante da tropa de choque do Deputado Alexandre Cardoso, ocupando a liderança do Governo Washington Reis na Câmara, muito embora o prefeito caxiense seja do grupo de Garotinho e, por contingência, terá de apoiar a candidatura do senador Sérgio Cabral à sucessão de Rosinha.
► Esse panorama se complica quando o deputado Alexandre Cardoso reúne em sua residência oficial, no Rio, os integrantes de uma possível frente anti-Sergio Cabral. Lá estavam, ao vivo e a cores, o senador Marcelo Crivella (o favorito de Lula), Vladimir Palmeira (para dar um palanque petista a Lula), a deputada Denise Frossard (encrencada com os portadores de necessidades especiais). E a frente tem ainda a pretensão de ser anti-Garotinho. E agora, prefeito? Mazinho fica ou sai da liderança do Governo?
► Na reunião de Garotinho com a militância do PMDB, no Clube dos Quinhentos, a tropa da Secretaria de Comunicação da Prefeitura compareceu em grande estilo. Já na terça-feira, na audiência pública para discutir da dívida relativa ao Cemitério, que poderá provocar a intervenção estadual e o afastamento de Washington Reis da Prefeitura, não havia ninguém. Será que o pessoal da Comunicação sabe que Junior Reis, como presidente da Câmara, é o vice-prefeito virtual e pode ocupar a cadeira do irmão a qualquer momento?
► A greve dos servidores da Agência Nacional de Vigilância Sanitária, que atuam nos portos, aeroportos e postos de fronteiras, como na Ponte da Amizade, já dura dois meses e não mereceu da Mídia, até agora, a mesma cobertura que a crise da Varig, está afetando a vida de cerca de quatro milhões de brasileiros, que dependem, para sobreviver, de medicamentos importados. Com o momento, não entra nem sai do Brasil alimentos e medicamentos.
► Com a greve, os fiscais estão fazendo “operação padrão” e retardando a liberação de produtos importados como medicamentos. Até os pacientes colostomisados - que usam uma bolsa plástica em substituição ao intestino grosso, retirado devido a alguma doença ou acidente - estão sofrendo com a situação, pois as lojas que vendem esse tipo de produto estão sem estoque. O diretor de uma das maiores lojas da Baixada revelou a um cliente que a situação só deve se normalizar em maio, se a greve terminar nos próximos dias. Como ninguém do Governo sofre de doenças que exigem medicamentos importados, os funcionários continuam em greve e não se fala mais nisso!
► Mais um fim de semana - o terceiro consecutivo - de torneiras secas para os moradores da Rua Barão de Tefé, no bairro 25 de Agosto, em Duque de Caxias, onde existe um luxuoso hospital de uma grande empresa de seguro-saúde. Os donos de carros pipas fazem a festa, enquanto os moradores vêem, da janela dos seus apartamentos, os dois reservatórios da Cedae, construídos por Marcello Alencar e Garotinho, que deveriam garantir o abastecimento de água ao 25 de Agosto e Parque Duque.
► A Cedae é tão lerda que levou oito anos para fazer os dois reservatórios, que só foram inaugurados em novembro de 2005 por Dona Rosinha Garotinho, com promessa em palanque de que falta d’água em Duque de Caxias era coisa do passado. Ela queimou a língua e os carros pipas continuam desfilando pela cidade. E dizer que, quase ao lado dos reservatórios, mora o deputado federal Doutor Heleno, do PSC e que agora segue a liderança de Anthony Garotinho!
► Aliás, o Governo Garotinho - que não conseguiu acertar o passo na área da Segurança Pública - não consegue acelerar o Programa de Despoluição da Baia de Guanabara, que foi iniciado por Moreira Franco. Até os dois reservatórios de Duque de Caxias, com capacidade para 19 milhões de litros, foi feito com dinheiro do BID japonês.

Um comentário:

Anônimo disse...

TORNEIRA SECA

Acabo de chegar do trabalho e estou esperando o porteiro ligar a bomba para tomar banho. Da janela do meu apartamento posse ver o teto dos dois reservatórios que a CEDAE construiu no 25 de Agosto. Foram 8 anos para construí-los e mais 3 para Da. Rosinha Garotinho vir inaugurá-los. Em seu discurso, em novembro do ano passado, a Governador prometeu que o 25 de Agosto, o Beira Mar, a Paulicéia e a Vila Operária estariam, a partir daí, livres do racionamento de água.
E o pior de tudo é que, eu e muita gente que mora nessa área, acreditamos na Governadora!

Daremos o troco em outubro!