quarta-feira, abril 12, 2006

BAIXADA URGENTE

NÃO AO (MAU) EXEMPLO DE LULA
.

► Ao contrário do Presidente Lula, que tem orgulho de, mesmo sendo semi-analfabeto, haver chegado à Presidência da República, os prestadores de serviço da área da Petroflex, em Duque de Caxias pensam em estudar e melhorar de vida. Por isso, segunda-feira última (10/04), eles participaram da cerimônia de formatura do projeto Classe Anexa, uma parceria da Petroflex com o SESI/SENAI. A solenidade, realizada no auditório da empresa, contou com a presença de 18 formandos do ensino básico (1º a 4º série), juntamente com seus familiares e autoridades convidadas. A empresa implantou o Classe Anexa em março de 2005, com o objetivo de oferecer aos prestadores de serviço da empresa ensino básico de 1º e 2º segmentos, equivalentes ao ensino fundamental completo (1ª a 8ª Séries). O diploma é reconhecido pelo Ministério da Educação e o Conselho Estadual de Educação.
Em 2006, o projeto continua com duas turmas de 2º segmento, com 80 alunos. A Petroflex, ex-subsidiária da Reduc que foi privatizada, é a maior produtora de borracha sintética da América Latina e a 5ª no ranking mundial, com produção anual de 410 mil toneladas, com atuação destacada no mercado de elastômeros, onde participa com mais de 70 tipos de matérias-primas derivadas do petróleo.


► No debate sobre a dívida da Prefeitura com os antigos donos da área onde hoje está o Cemitério do Anil, o deputado Gilberto Silva, que é advogado e professor de Ciências Contábeis, afirmou que o valor pedido pelos antigos proprietários equivale a pagar R$ 660 por metro quadrado, preço muitas vezes superior ao que é cobrado em áreas nobres da cidade, como no Jardim 25 de Agosto, até agora reconhecido como o metro quadrado mais caro de Duque de Caxias.
► O advogado José Correia pisou feio na bola ao relembrar uma conversa que tivera, há alguns anos, com um então vereador, de quem se disse amigo. O edil votara a favor de uma proposta do Governo, que José Correa taxava de inconstitucional. O vereador teria dito que votou a favor a pedido do prefeito da época. O tio do vereador Samuquinha se negou a revelar o nome do vereador, mas ele estava presente e reagiu usando o direito de defender-se ao microfone da Casa: era José Zumba, ex-petista. A fala de Correia, vista como uma tentativa de desmoralizar o Legislativo, foi repudidada também por outros vereadores, alguns mais exaltados como o líder do governo Mazinho, Ricardinho e Chiquinho Grandão.
► Diante do desafio do advogado José Correa de que os incomodados com sua atuação nos Tribunais fizessem uma representação junto à OAB, o presidente da 2ª Subseção, Geraldo de Almeida, que participava da Mesa que dirigia os trabalhos, reagiu dizendo que não era seu propósito punir nenhum advogado, mas que a OAB saberia enquadrar qualquer dos seus membros que ferissem a Ética Profissional ou causasse prejuízo à parte que representasse no Processo.
► O vereador Ricardinho, aliás, sem querer, deixou o prefeito Washington Reis de saia justíssima. Ao acusar de ser uma empresa fantasma a Funerária Duque de Caxias, que explora (no sentido amplo do termo) os Cemitérios, que são do patrimônio do Município. Segundo Ricardinho, desde 1997 o contrato de concessão venceu, mas nenhum dos prefeitos que governaram o Município desde então (Moacyr do Carmo e Zito), nem o atual, moveram uma palha para promover uma nova licitação. Por quê isso não acontece afinal?

► Hoje (12/04) tem reunião para mobilizar o PMDB na Baixada. Os dois encontros acontecerão em Belford Roxo (19h) e em Duque de Caxias (20h, no Clube dos 500), com as presenças confirmadas da governadora Rosinha Garotinho e o Presidente da Alerj,Jorge Picciani. Os encontros servem também para organizar a campanha do ex-governadorAnthony Garotinho no Estado. Eles querem ver a militância do Partido “sacudir a poeira”, segundo informou Sérgio Braga, da Assessoria de Imprensa Monte Castelo Idéias, em press-release enviado aos jornais.
► Parece que a Secretaria de Comunicação da Prefeitura de Duque de Caxias fechou para balanço. Na posse da nova Diretoria da Associação Caxiense de Imprensa Escrita e Falada (ACIEF), presidida pelo jornalista Carlos de Sá Bezerra, aquela pasta, responsável pela ligação entre o governo e os órgãos de Imprensa, esteve ausente. Na audiência pública na Câmara para discutir a dívida do Município em relação ao Cemitério do Tanque do Anil, a Secom também esteve ausente. Será que está faltando verba para a compra de GNV para os carros da Secretaria? Não custa lembrar que um gol da Secretaria, contrariando ordem do Prefeito Washington Reis, tem sido visto com freqüência na Vila da Penha, Zona Norte do Rio. É o gol branco placa KMP-0255, nº de Ordem 112.

► A Constituição Federal completará maioridade em outubro próximo. São 18 anos e nada foi feito pelo Município para regularizar o sistema de transporte coletivo, que continua obsoleto e desorganizado, embora a Constituição tenha declarado caducas todas as concessões e permissões dadas anteriormente, sem a devida licitação. Por isso têm ocorrido tantas mortes envolvendo donos de vans e kombis, que disputam um mercado que cresce a cada dia, sem regras ou controles. Em matéria de transporte coletivo, retornamos ao período das carruagens, em que cada um se virava como era possível. Os cocheiros, pelo menos, eram pessoas civilizadas, que buscavam ganhar dinheiro com a ajuda dos seus animais.
► O Procurador Geral da República deu parecer favorável ao Processo contra 40 amigos (um número cabalístico) de Lula, acusados, entre outros crimes, por formação de quadrilha, falsidade ideológica, corrupção ativa e passiva, peculato e prevaricação. No listão do Chefe do Ministério Público Federal estão José Genoino, José Dirceu, Duda Mendonça, Marcos Valério e outras figurinhas carimbadas do Governo Lula.

Nenhum comentário: