terça-feira, novembro 08, 2005

BAIXADA URGENTE





Embora, para efeitos externos, sejam adversários, o ex-prefeito Zito (PSDB), os prefeitos Washington Reis (PMDB), de Caxias, e Lindberg Faria (PT), de Nova Iguaçu, consideram-se amigos na comunidade Orkut. Curiosamente, Zito tem como lema “Eu Voltarei”, que deverá utilizar na campanha de 2008, quando Washington Reis tentará a reeleição.

■ O Tribunal de Contas do Estado resolveu se antecipar e começar a tomada de contas de 2005 antes que o ano termine. Entre os Municípios, que deverão submeter as contas do primeiro semestre ao crivo dos técnicos do TCE, está Duque de Caxias, o 2º Município em arrecadação no Estado e o 6º PIB do País, só perdendo para S. Paulo, Rio, Brasília, Manaus e Belo Horizonte, todas capitais importantes. Portanto, dentre os municípios que não são capitais de estado, Duque de Caxias tem o maior PIB do País. Para quê?
■ A FUNDEC-Fundação para o Desenvolvimento Social e Tecnológico de Duque de Caxias, está oferecendo 1.100 vagas para cursos gratuitos de Informática, Línguas (Inglês e Espanhol) e Montagem e Manutenção de Micros, nos Centro Avançado de Ensino Profissionalizante (CAEP) do Bairro Centenário (Rua Carlos Matos nº 156). As inscrições podem ser feitas na sede da unidade, das 8h às 17h. Para a inscrição o interessado deve ter idade mínima de 14 anos (Informática) e de 16 anos (Línguas), e levar duas fotos 3x4, xerox do comprovante de residência e de documento de identidade.
■ Para a Turisrio, empresa do Governo que deveria divulgar o turismo no Estado do Rio, Duque de Caxias não tem nenhum atrativo, apesar de haver sediado o Porto do Pilar, de onde eram embarcados açúcar, ouro e pedras preciosas para a Europa, e ainda contar com o mais importante laboratório de metrologia do País, em Xerém, e com diversos sítios para caminhadas, como Xerém (muito procurado para locações por diretores de TV e Cinema), o Parque Municipal da Taquara, ou as igrejas do Pilar, Santa Terezinha e S. Bento, todas no estilo Barroco e construídas no Século XVI, logo após a expulsão dos franceses e a fundação da cidade do Rio de Janeiro.
■ Só para ajudar a Turisrio a descobrir Duque de Caxias: Em 1613, os monges beneditinos instalaram um moderno Engenho na Fazenda S. Bento do Iguaçu para produzir açúcar, que era exportado para Portugal pelo porto do Rio de Janeiro, que no período colonial ficava na hoje Praça XV. Para cultivar o açúcar, os monges usavam a mão de obra dos índios e dos escravos, situação que perdurou até a abolição da escravatura, no final do Século XVII. À Capela de São Bento logo se seguiram outras igrejas, como a consagrada a Nossa Senhora do Pilar, ao lado do extinto porto, e de São João Baptista de Trairaponga, nome original da Freguesia onde hoje fica Duque de Caxias. A antiga Igreja hoje é consagrada a Santa Terezinha e fica no Parque Lafaiete..
■ Lamentavelmente, no site da Turisrio não há uma só foto do Município, que hoje é o 6º PIB do País com 1% de toda a riqueza produzida no Brasil, enquanto S. Paulo, a locomotiva da nossa economia, detém 10,4% do PIB, com o Rio de Janeiro em segundo, com 4,7%%.
■ E olha que o prefeito Washington Reis é da base política da governadora Rosinha Matheus. No Governo Garotinho, adversário do então prefeito Zito, a Turisrio garantia que a economia caxiense era comandada pela produção de mandioca., quando o Município já era grande produtor nos setores de movelaria, metal-mecânica, petroquímica e de petróleo. A Secretaria de Comunicação e Promoção do Município deveria fornecer à estatal do turismo o excelente material disponível nos arquivos da Prefeitura, pois, hoje, o turismo, inclusive o ecoturismo, é o que mais gera renda e empregos em todo o Mundo. Inclusive para jornalistas!

Um comentário:

Anônimo disse...

Se o ex-prefeito Zito continua amigo de Washington Reis, que foi seu vice no primeiro mandato, não há do que duvidar. Talvez por isso mesmo o atual prefeito não tenha eliminado das administação municipal figuras que integravam o Governo Zito. A reaproximação com o ex-Secretário Aroldo Brito dá bem uma mostra dos sentimetnos de Washington Reis com relação ao seu antecessor.