segunda-feira, janeiro 16, 2006

BAIXADA URGENTE

■ As flores orgânicas produzidas num sitio de 25 hectares em Xerém, no 4º Distrito de Duque de Caxias, sem a utilização de agrotóxicos, ganharam lugar de destaque num dos pontos mais sofisticados de Paris, a avenida Champs-Elysées. Segundo a Agência Sebrae de Notícias, desde novembro de 2005, estão sendo exportados semanalmente cerca de 500 buquês para abastecer as principais floriculturas da capital francesa, que ficam desfalcadas do produto durante o rigoroso inverno europeu. Cada palma é vendida aqui por 2 Euros, mas chega a Paris custando dez vezes mais. A versão orgânica brasileira tem tudo o que o exigente consumidor europeu gosta: qualidade, cuidado com a natureza e preço. “É uma vitória para o Brasil colocar flores orgânicas em Paris”, festeja a produtora e paisagista Alicia Wythe, responsável pela encomenda acertada com os importadores franceses.

■ Ela classifica o contrato como uma vitória em razão das dificuldades que os agricultores enfrentam para produzir flores no País, como falta de assistência técnica, financiamento e o preço elevado dos insumos. Outro problema é a falta de tradição em presentear com flores. “Aqui não há esse hábito. É preciso marketing”, recomenda Alicia. A produtora cultiva flores e frutas sem o uso de agrotóxicos em um sítio de 25 hectares que comprou em Xerém, em Duque de Caxias, na Baixada Fluminense. A produção de Alicia também está sintonizada com a tendência mundial de cuidado com o planeta e preferência por produtos naturais, sem químicos e corantes. As exportações de produtos florais orgânicos na Baixada Fluminense são uma das prioridades do projeto Desenvolvimento da Floricultura Orgânica na Região de Duque de Caxias, um dos 34 investimentos no setor previstos até 2007 pelo Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas) com parceiros.

■ Empossado nesta quinta-feira na direção da Fundação Universitária de Duque de Caxias – a FEUDUC – o professor Álvaro Lopes assume o cargo, efetivamente, na segunda-feira, ocasião em que o ex-deputado Silvério do Espírito Santo, que vinha dirigindo a instituição, apresentará um relatório sobre as atividades de 2005. O professor Álvaro Lopes, que ajudou criar a Entidade em 1969, já está levantando os problemas que fizeram aquela instituição de ensino a mergulhar em profunda crise financeira e administrativa e espera contar com a colaboração dos diretores de departamento, professores e alunos para reorganizar a Faculdade de Filosofia e Letras de São Bento.

■ Continua internado num hospital da Zona Sul do Rio de Janeiro o Juiz Sérgio Saeta, diretor do Fórum e titular da 3ª Vara Cível de Duque de Caxias. O magistrado sentiu-se mal na terça-feira, em seu Gabinete, tendo sido submetido a uma angio-plastia, para desobstrução de uma artéria.

■ Moradores de Xerém responsabilizam a direção do Fluminense pelos buracos surgidos numa antiga Vila Operária dos funcionários da FNM. Para construir uma passagem subterrânea sob a pista da Avenida que liga Mantiquira à Rodovia Washington Luis, a direção do tricolor interditou a pista, fazendo com que o tráfego pesado de ônibus e caminhões fosse feito pelas ruas da Vila Nossa Senhora das Graças. Terminadas as obras da passagem subterrânea, que liga o Centro de Treinamento do clube ao antigo “campus” da Faculdade Somley, o tricolor das Laranjeiras não reconstruiu o calçamento das ruas da vila operária, prejudicando os moradores do bairro.

■ Será neste domingo, na Praça da Vila Rosário, no 2º Distrito de Duque de Caxias, o show da banda Biquíni Cavadão, no projeto Artes nas Praças, da Prefeitura. A programação começa às 14h, com apresentação da banda de rock Valve, de Xerém, seguida de show do cantor Alex Góes. O projeto começou em outubro com a apresentação do cantor Flávio Venturini, em Jardim Primavera, e tem por objetivo levar música de qualidade, e de graça, para a população

■ Para homenagear o enredo de 2006, “Amazonas – O Eldorado é aqui”, da escola de samba Grande Rio, de Duque de Caxias o Shopping Grande Rio, ao lado da Rodovia Presidente Dutra, em São João de Meriti, será transformado, a partir desta segunda-feira, numa verdadeira “passarela do samba”, em parceria com a agremiação tricolor caxiense, que desfila no Sambódromo integrando o Grupo Especial. Uma exposição inédita de fantasias, fotografias e alegorias será montada no mall, antes mesmo do desfile na Avenida. Vídeos com desfiles na Sapucaí também serão exibidos diariamente para os apreciadores do Carnavall. Uma loja da Grande Rio também será montada no shopping para aqueles que quiserem adquirir produtos e fantasias para o desfile deste ano

■ Em uma dura Nota Oficial, a direção nacional do PDT anunciou, nesta sexta-feira, a suspensão da filiação do deputado João Hermann Neto, de São Paulo, suspeito de haver recebido dinheiro não contabilizado da empresa Beta, contratada pelos Correios, para fazer o trêfego postal noturno. Na Nota, assinada pelo seu presidente, Carlos Lupi, a direção do PDT reitera que, “fiel as suas origens e práticas políticas, de combate constante a qualquer ato de improbidade, corrupção ou desvio das boas funções públicas, em cumprimento à deliberação anteriormente adotada, e diante do noticiário da imprensa nacional sobre indícios de corrupção relacionados à conhecida CPI dos Correios,” comunica que resolveu suspender a filiação do deputado paulista até a conclusão das investigações por parte daquela CPI.

Nenhum comentário: